DRONES DE BAIXO CUSTO : Oficina de Impressão 3D e Robótica para promover o conhecimento científico e a cultura Maker no ensino médio.

Autores

  • Edeilson Milhomem Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Adão Henrique Ribeiro Araújo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Guilherme de Barros Bianchini Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13638

Resumo

O uso de tecnologias para o aumento do rendimento e produtividade dos alunos é fundamental para o ensino escolar, entretanto as utilizações isoladas dessas ferramentas não são totalmente efetivas para o ensino, visto que além de dominar as potencialidades das tecnologias usadas, o docente deve empregar novas metodologias de ensino para envolver e fomentar o aprendizado dos discentes. Metodologias ativas permitem a participação ativa e dinâmica do aluno no processo de aprendizagem e construção do conhecimento. Neste sentido, o presente projeto aplicou metodologias ativas através de práticas do movimento maker e sala de aula invertida com o uso de ferramentas digitais, tais como: softwares, impressoras 3D e robótica, com o intuito de promover uma aprendizagem colaborativa, criativa e interativa Além disso, através de oficinas organizadas em módulos, os alunos do ensino médio interagiram diretamente com alunos de graduação em um ambiente universitário, o que, naturalmente, estimulou a adesão dos discentes do segundo grau em cursos tecnológicos. Como resultado foram gerados: 3 oficinas, 5 drones, postagens informativas nas redes sociais sobre as ações do projeto e as tecnologias aplicadas, vídeos publicitários, fotografias dos encontros, um site do projeto e publicações contendo a curadoria de conteúdos, a organização metodológica das aulas e as gravações dos encontros síncronos.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Milhomem, E., Adão Henrique Ribeiro Araújo, & Guilherme de Barros Bianchini. (2022). DRONES DE BAIXO CUSTO : Oficina de Impressão 3D e Robótica para promover o conhecimento científico e a cultura Maker no ensino médio. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(2), 52–64. https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13638