DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA A REVISTA OBSERVATÓRIO: uma experiência de desenvolvimento
Resumo
O presente estudo tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento da proposta de aplicação para dispositivos móveis denominada “Revista Observatório”, aplicativo este que possa facilitar o acesso de conteúdos da revista por seus usuários. O estudo foi realizado com base nas pesquisas bibliográficas e documentais sobre aplicações para dispositivos móveis, com posterior criação de um protótipo feito com o programa Phone Gap. Durante o desenvolvimento do estudo, foi verificado que, para atender a demanda de diversos sistemas operacionais presentes nos telefones celulares dos usuários, era necessária a utilização de uma tecnologia híbrida, o que levou a escolha da plataforma Phone Gap para o desenvolvimento do aplicativo.
PALAVRAS-CHAVE: Aplicações para dispositivos móveis; Aplicações híbridas; Phone Gap; Revista Observatório.
ABSTRACT
The present study aims to demonstrate the development of the application proposal for mobile devices called “Revista Observatório”, an application that can facilitate the access of the magazine's contents by its users. The study was conducted based on bibliographic and documentary research on applications for mobile devices, with the subsequent creation of a prototype made with the Phone Gap program. During the development of the study, it was found that, to meet the demand for various operating systems present in users' cell phones, it was necessary to use a hybrid technology, which led to the choice of the Phone Gap platform for the development of the application.
KEYWORDS: Applications for mobile devices; Hybrid applications; Phone Gap; Observatory Journal.
RESUMEN
El presente estudio tiene como objetivo demostrar el desarrollo de la propuesta de aplicación para dispositivos móviles llamada "Revista Observatório", una aplicación que puede facilitar el acceso de los usuarios a los contenidos de la revista. El estudio se realizó en base a investigaciones bibliográficas y documentales sobre aplicaciones para dispositivos móviles, con la posterior creación de un prototipo realizado con el programa Phone Gap. Durante el desarrollo del estudio, se descubrió que, para satisfacer la demanda de varios sistemas operativos presentes en los teléfonos celulares de los usuarios, era necesario utilizar una tecnología híbrida, lo que condujo a la elección de la plataforma Phone Gap para el desarrollo de la aplicación.
PALABRAS CLAVE: Aplicaciones para dispositivos móviles; Aplicaciones híbridas; Brecha telefónica; Revista Observatorio.
Referências
ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA. APRENDER “COM” A TECNOLOGIA: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 658-669, 1 jul. 2019.
ALVES, L. R. G.; NEVES, I. B. DA C.; SEIXAS, L.; VIZEU, A.; MORAES, N. R. DE; PORTO JUNIOR, F. G. R. JOGOS DIGITAIS, APLICATIVOS, SIMULADORES, GAMIFICAÇÃO E NOTICIABILIDADE. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 27-45, 29 jun. 2018.
ANDREATTA-DA-COSTA, L.; CASTILHOS, A. DA C. CONTRIBUIÇÕES DO FACEBOOK PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 274-300, 1 ago. 2017.
ARAÚJO, I.; CARVALHO, A. A. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: casos bem-sucedidos. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 246-283, 29 jun. 2018.
BASNIAK, M. I.; LIZIERO, A. R. A IMPRESSORA 3D E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 445-466, 1 jul. 2017.
BOTELHO-FRANCISCO, R. E. TECNOLOGIA DIGITAL APLICADA AO JORNALISMO: relato de experiências com desenvolvimento e aprimoramento de software livre. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 113-138, 1 maio 2017.
CUNHA, A. C. DA; CUNHA, J. DA S. M. DA. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: representações sociais de professores indígenas em formação . Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 983-998, 1 ago. 2019.
EVANGELISTA, F.; MARTINS , K. D.; ANGELINI, M. F. C.; ROCHA, M. J. F. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 188-208, 1 ago. 2019.
FERRARI BARBOSA, D. N.; BEZ, M. R.; DOS SANTOS, P. R. APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE EM PRÁTICAS DE ROLE PLAYING GAME EM CONTEXTO NÃO-FORMAL DE ENSINO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 540-570, 29 abr. 2018.
FRANCISCATTO, R.; WAGNER, R.; PASSERINO, L. M. TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EM UM AMBIENTE MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 361-398, 29 abr. 2018.
GATHOL, Rohit; Patel, Yogesh. Beginning PhoneGap: Mobile Web Framework for JavaScript and HTML5. Apress, 2013.
GEDIEL, A. L. B.; SANTOS DIAS, M. M.; FRAGA DE PAULA, T. A INTERNET COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DIFUSÃO CULTURAL E LINGUÍSTICA DAS MULHERES SURDAS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 407-426, 1 jul. 2017.
GONÇALVES, L. M.; PORTELLA, A. C. F.; LUZ, M. DOS S. L. SOFTWARES LIVRES E EQUIPAMENTOS MANUFATURADOS: possíveis recursos para a integração curricular das TDIC. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 455-477, 14 jan. 2019.
https://phonegap.com/#benefits acesso em 11/07/2018.
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/foco acesso em 11/08/2018.
IRANZO, R. M. G. TI, EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 421-434, 29 abr. 2018.
LAGUNA, L. M. L.; CASTILLO, C.; REY, N. C. V.; KARAM ROZO, J. M. USE OF INFORMATION TECHNOLOGIES AND COMMUNICATIONS (ICTS) IN UNIVERSITY RESEARCH CULTURE. Revista Observatório, v. 5, n. 2, p. 60-80, 1 abr. 2019.
LEMOS, S. D. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 394-418, 30 out. 2016.
MAFRA DA SILVA, A. V. APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL: usos na/da internet. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 276-292, 1 maio 2019.
MARTINS , J. L. EDUCAR NO PRESENTE EFÊMERO PARA UM FUTURO INCERTO. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 145-167, 1 ago. 2019.
MARTINS, J. L.; JESUS, L. M. DE S. DE; CHAVES, A. S. C.; TAKAHAGASSI, P. D. DE S.; SOUSA, M. P. DE. DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 259-275, 1 maio 2019.
MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.
MOURA, A. METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017.
NAKASHIMA, R. H. R.; DA SILVA, D. B. TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: produção de recurso educacional aberto. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 965-984, 8 out. 2018.
NEJM, R.; RIBEIRO, J. C. EXPOSIÇÃO DE SI NOS AMBIENTES DIGITAIS E OS DESAFIOS NA COORDENAÇÃO DAS REGRAS DE PRIVACIDADE. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 111-128, 1 ago. 2019.
PAGÁN MARTÍNEZ, M.; VIANA BEDNASKI, A.; PAULETTO SPANHOL FINOCCHIO, C. A SOCIEDADE DIGITAL: Inovação, comunicação e participação Social para gerar, gerenciar e Compartilhar o Conhecimento. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 359-395, 14 jan. 2019.
PASINATO, N. M. B.; KOH, N. K. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 243-275, 14 jan. 2019.
PINHO, M. J. DE; ARAÚJO, D. M. DE. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: uma análise da contribuição para o professor. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 507-528, 1 out. 2019.
PRETTO, N. D. L. POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 32-55, 1 jul. 2017.
RENNER, J. S.; BARTH, M.; HAUBERT, B.; DO NASCIMENTO, B. P. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E CADEIRA DE RODAS INFANTIL: uma discussão com enfoque para o conforto, os aspectos lúdicos e a inclusão social. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 156-179, 29 abr. 2018.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. FORMAÇÃO DOCENTE: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 578-596, 1 out. 2019.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M.; SOUSA, J. L. DOS S.; SOUSA, G. R. DE. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018.
ROCHA, J. D. T.; SOARES FILHO, V. UAB NA FEDERAL DO TOCANTINS: uma experiência de colaboração, gestão e inovação na educação mediada por tecnologias. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 33-49, 1 maio 2019.
ROCHA, S. L. A. DA. A Leitura e a Tela. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 194-215, 30 set. 2015.
ROSADO, J. DOS R. NOVAS FORMAS DE SER E DE ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE: o enlace entre aprendizagem e tecnologia digital em uma perspectiva sócio-dígito-inclusiva. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 923-928, 1 ago. 2018.
SANTIAGO, Mayron Cachina. Revista Mobile Magazine 39: Desenvolvendo aplicações para Android com PhoneGap. DevMedia, 2013.
SANTOS, C. N. DOS; SANTOS NETA, M. DO C.; MARTINS, P. L. O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NO ENSINO: a utilização do whatsapp no curso de administração pública modalidade a distância. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 145-165, 1 maio 2019.
SANTOS, E. M.; LASTÓRIA, L. A. C. N. TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: impactos e desafios para uma nova configuração de subjetividade. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 962-982, 1 ago. 2019.
SANTOS, J. S. DOS; OSÓRIO, N. B.; GÓES, E. H. S. TDICS E GAMES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: memórias de professores criativos. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 500-549, 29 jun. 2018.
SANTOS, M. C. DOS. INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 85-112, 1 maio 2017.
SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J. O APLICATIVO WHATSAPP EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DE LETRAMENTO DIGITAL: Possibilidades e desafios. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 45-68, 1 ago. 2018.
SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. DO QUADRO NEGRO AO TABLET: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.
SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.
Sites:
SOMMER, M. R. R. G.; DE PINHO, M. J. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: em favor de uma formação transdisciplinar. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 301-320, 1 ago. 2017.
TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V. C.; MARTINS, J. L. A CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS PÓS-BOLONHA: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017.
VOLTOLINI, A. G. M. F. DA F. FERRAMENTAS DIGITAIS E ESCOLA: Estudo de uma proposta pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 293-316, 1 maio 2019.
WARGO, J. M. Apache Cordova 4 Programming. Person Education. 2015.
WARGO, J. M. PhoneGap Essentials: building cross-platform mobile apps. Addison-Wesley professional. 2012.
ZACARIOTTI, M. E. C.; SOUSA, J. L. DOS S. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 1 jul. 2019.
ZEMEL, T. Web Design Responsivo: páginas adaptáveis para todos os dispositivos. Casa do Código, 2012.