PROGRAMA CECLLA – CENTRO DE ESTUDOS CONTINUADOS EM LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES

Autores

  • Daniella Corcioli Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Adriana Carvalho Capuchinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Silvana Fernandes de Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Micaela Fernandes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Wellengton Campos de Araújo Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13627

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino e aprendizagem. Línguas estrangeiras

Resumo

O Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes, doravante CECLLA, é um PROGRAMA DE EXTENSÃO que nasceu da necessidade de implementação de novas atividades e da expansão de outras que já eram desenvolvidas pelo Projeto CECLLA. Enquanto projeto, criado e em permanente atividade desde o ano de 2010, o CECLLA englobou cursos de línguas estrangeiras e língua portuguesa, além de ter sido um espaço destinado a acolher e apoiar administrativamente pesquisas, desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de línguas, cursos de extensão variados, eventos, atividades culturais, mini-cursos e palestras proferidas por professores do Colegiado de Letras da UFT do Campus de Porto Nacional, ou visitantes convidados de outros campus da UFT ou outras instituições de ensino superior. Todas essas atividades antes desenvolvidas no Projeto CECLLA são oferecidas no Programa CECLLA, além das demais. O advento da pandemia pelo Covid-19 tem imposto a toda a população uma grande diversificação e mesmo remodelação de atividades e modos de vida e trabalho. Entre as mudanças que acabaram por propiciar o desenvolvimento de diversas alternativas possíveis, está o ensino a distância, online e/ou híbrido, nas suas mais variadas formas e modalidades. Estas novas modalidades de ensino e atividades de extensão são, devido à impossibilidade das atividades presenciais, as que estão sendo priorizadas no Programa CECLLA durante os últimos semestres. Seguimos assim, buscando nos adequar e expandir nossas fronteiras para atender a todos os interessados de forma satisfatória.

Biografia do Autor

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora adjunta no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins orientando nas áreas de Tecnologias Digitais e Multiletramentos no Ensino-aprendizagem de Línguas, em Leitura e escrita em ambientes digitais, bem como em Literatura e Imaginário (rito e mito, especialmente em dramaturgia). Atua nas disciplinas de formação de professores em língua inglesa e Ensino de Línguas mediados pelas TDIC. Coordena o núcleo Pibid do curso de Letras da UFT /CPN desde 2018. Bacharel com Licenciatura em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado em Antropologia Social, ambos pelo Departamento de Antropologia Social também da FFLCH-USP com bolsa CNPq. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) desenvolvendo pesquisa voltada para a dramaturgia irlandesa, especificamente para o ritual como índice de transformação social na obra de Brian Friel. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a utilização de recursos digitais durante a formação de professores de línguas. Líder do grupo de pesquisas Tecnologias Digitais e Multiletramentos no Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas com registro no CNPq.

Silvana Fernandes de Andrade, Universidade Federal do Tocantins

É professora do magistério superior, regime de dedicação exclusiva do Colegiado de Letras/Inglês, campus Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenadora pedagógica da Rede Andifes IsF na UFT. Atuou como docente do quadro efetivo de professores da Universidade Federal do Tocantins, campus Cimba/Araguaína e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Itapetinga. Possui graduação em Letras Modernas (2011) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), certificados de proficiência TOEIC e TOEFL, especialização em English as a Foreign Language (2014) e mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (2016) pela mesma Universidade. É integrante do Projeto Nacional "Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas" do Departamento de Letras Modernas da FFLCH - USP. Possui especial interesse pelas seguintes temáticas: ensino e aprendizagem de línguas, letramentos críticos, Linguística Aplicada. Atuou como professora substituta do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Santo Amaro da Purificação (IFBA) (2015-2016), lecionando as disciplinas de Inglês e Inglês Técnico-instrumental nos níveis médio e técnico. Trabalhou como professora de Língua Estrangeira (Inglês) do Projeto Idiomas rumo à internacionalização, do Centro de Idiomas (CI), da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus Palmas/Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - FAPTO e professora substituta de Língua Inglesa do Curso de Letras - Língua Inglesa e Literaturas da Fundação Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Porto Nacional (2017).

Micaela Fernandes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Discente da Universidade Federal do Tocantins no Curso de Letras/CPN – Área de Língua Inglesa. Palmas – TO, extensionista do Programa CECLLA. Palmas – TO (micaella.fernandes1@mail.uft.edu.br).

Wellengton Campos de Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Discente da Universidade Federal do Tocantins no Curso de Letras/CPN – Área de Língua Inglesa. Palmas – TO, extensionista do Programa CECLLA. Palmas – TO (wellengton.araujo@mail.uft.edu.br).

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. O professor de LE sabe a língua que ensina? A questão da instrumentalização linguística. Contexturas, vol 1 p. 77-85, 1992.
____________________. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
CANAGARAJAH, S. Reconstructing local knowledge, reconfiguring language studies. In: CANAGARAJAH, S. (ed.). Reclaiming the Local in Language Policy and Practice. Mawhaw, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2005, p. 3-24. https://doi.org/10.4324/9781410611840
CELANI, M. A. A. (Org.) Professores e formadores em mudança. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
CRISTOVÃO, V. L. L. Por relações colaborativas entre universidades e escolas. In: CRISTOVÃO, V. L. L e GIMENEZ, T. (Orgs.) ENFOPLI: Construindo uma comunidade de formadores de professores de inglês. Londrina: Londrina, 2005. p. 19-22.
FREEMAN, D. Teacher training, development, and decision making: A model of teaching and related strategies for language teacher education. TESOL Quarterly, 23, 1989, p. 27-45.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto-Portugal: Porto Editora, 1999.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. Tesol Quartely, Vol 35(4), 2001. p. 537-560. https://doi.org/10.2307/3588427
LEFFA, V. J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001.
LIMA, P. E. et al. (Orgs.) . PROJETO CECLLA: A Formação Inicial Docente e a Extensão Fomentando a Pesquisa na Sala de Aula de Línguas Estrangeiras. 1. ed. Charleston: Amazon Digital Services, 2016. v. 1. 297p.
MARQUEZ, M. O. Educação escolar sobre drogas: o sujeito do inconsciente e o fenômeno da toxicomania. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2013.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
PAIVA, V. L. M. O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa.In: STEVENS, C.M.T e CUNHA, M.J. Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003, p. 53- 84.
PESSOA, R. R. A reflexão interativa como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores de inglês da escola pública. 2002. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Lingüísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
PRABHU, N. S. There's no best method – why? Tesol Quartely, Vol 24(2), 1990. p.161-176. https://doi.org/10.2307/3586897
SMYTH, J. Teachers as collaborative learners: challenging dominant forms of supervision. Buckingham: Open University Press, 1991.
SMYTH, J. Teachers work and the politics of reflection. American Educational Research Journal 29 (2), p. 267-300, 1992.
WALLACE, M.J. Training Foreign Language Teachers. Cambridge: C.U.P, 1991.
ZEICHNER, K. M; LISTON, D. P. Reflective teaching: an introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1996.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Corcioli, D., Carvalho Capuchinho, A., Fernandes de Andrade, S. ., Fernandes, M. ., & Campos de Araújo, W. . (2022). PROGRAMA CECLLA – CENTRO DE ESTUDOS CONTINUADOS EM LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(2), 126–142. https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13627

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)