DIFICULDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA, A REALIDADE VIVENCIADA PELOS PAIS E OS REFLEXOS NA GESTÃO DO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PALMAS -TO.

Autores

  • Gerson Barbosa de Oliveira Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
  • Weliane Monteiro Dourado Oliveira Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/12408

Resumo

O presente estudo objetivou evidenciar a realidade da educação infantil e ensino fundamental 1 vivenciada pelos pais/responsáveis das crianças, bem como os desafios para gestão do ensino em escolas públicas e privadas durante e pós-pandemia da COVID 19 no município de Palmas - TO. Diante disso, foi fundamental analisar o cenário educacional do ensino aprendizado nesse período a partir de pesquisas de campo com foco na educação básica (educação infantil e ensino fundamental 1) nesse município. Sendo assim, adotaram-se procedimentos de coleta de dados a partir de questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, realizadas com os pais/responsáveis de alunos da rede pública e privada, além da utilização de pesquisas bibliografias e dados referentes à crise sanitária da COVID 19 divulgados pelos governos, órgãos de saúde e veículos de imprensa. Com isso, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos pais/responsáveis e instituições de ensino, bem como detectar e analisar os desafios durante e pós-pandemia.

Biografia do Autor

Gerson Barbosa de Oliveira, Instituto Federal do Espirito Santo - IFES

Pós Graduando em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) polo Instituto federal do Espirito Santo - IFES (2021-2022), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2017-2018), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS (2013-2016).

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Barbosa de Oliveira, G., & Monteiro Dourado Oliveira, W. (2021). DIFICULDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA, A REALIDADE VIVENCIADA PELOS PAIS E OS REFLEXOS NA GESTÃO DO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PALMAS -TO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(1), 111–145. https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/12408