DIFICULDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA, A REALIDADE VIVENCIADA PELOS PAIS E OS REFLEXOS NA GESTÃO DO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PALMAS -TO.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/12408Resumo
O presente estudo objetivou evidenciar a realidade da educação infantil e ensino fundamental 1 vivenciada pelos pais/responsáveis das crianças, bem como os desafios para gestão do ensino em escolas públicas e privadas durante e pós-pandemia da COVID 19 no município de Palmas - TO. Diante disso, foi fundamental analisar o cenário educacional do ensino aprendizado nesse período a partir de pesquisas de campo com foco na educação básica (educação infantil e ensino fundamental 1) nesse município. Sendo assim, adotaram-se procedimentos de coleta de dados a partir de questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, realizadas com os pais/responsáveis de alunos da rede pública e privada, além da utilização de pesquisas bibliografias e dados referentes à crise sanitária da COVID 19 divulgados pelos governos, órgãos de saúde e veículos de imprensa. Com isso, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos pais/responsáveis e instituições de ensino, bem como detectar e analisar os desafios durante e pós-pandemia.