EXPERIÊNCIAS DURANTE A RECEPÇÃO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14256Palavras-chave:
Matemática, Ensino, EngenhariaResumo
Nos últimos anos devido à observada heterogeneidade no perfil do ingressante, analisadas sob os pontos de vista socioeconômico e capital intelectual, percebeu-se a necessidade de acolhimento deste estudante a fim de integrá-lo de forma mais receptiva à comunidade acadêmica além de suprir algumas lacunas resultantes de sua construção acadêmica. Assim, tornando esta etapa menos traumática, objetiva-se uma menor taxa de evasão e de retenção nas disciplinas iniciais do curso. Para isso, é realizada na primeira semana de aula uma recepção direcionada e um curso de nivelamento em matemática para que assim, sintam-se mais confiantes na realização das disciplinas iniciais e melhor integrados à comunidade acadêmica com observada melhora em seus estudos.
Referências
SILVA FILHO, R. L. B; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, São Paulo, V. 37, N. 132, P. 641-659, 2007.