EXPERIÊNCIAS DURANTE A RECEPÇÃO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFT

Autores

  • Gisele Souza Parmezzani Marinho UFT https://orcid.org/0000-0002-7713-0597
  • Felipe Calixta Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Cindy Pereira Cardoso Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Juliana do Nascimento Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Rafael Fontenele Moraes Cutrim Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-9033-1959
  • Regina Victoria de Lucena Peronico Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Suellen Christina Brandão Vieira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Suellen Christina Brandão Vieira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Thais do Nascimento Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Raquel Ribeiro das Virgens https://orcid.org/0000-0002-7363-9070

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14256

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Engenharia

Resumo

Nos últimos anos devido à observada heterogeneidade no perfil do ingressante, analisadas sob os pontos de vista socioeconômico e capital intelectual, percebeu-se a necessidade de acolhimento deste estudante a fim de integrá-lo de forma mais receptiva à comunidade acadêmica além de suprir algumas lacunas resultantes de sua construção acadêmica. Assim, tornando esta etapa menos traumática, objetiva-se uma menor taxa de evasão e de retenção nas disciplinas iniciais do curso. Para isso, é realizada na primeira semana de aula uma recepção direcionada e um curso de nivelamento em matemática para que assim, sintam-se mais confiantes na realização das disciplinas iniciais e melhor integrados à comunidade acadêmica com observada melhora em seus estudos.

Referências

REZENDE, W. M. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2003.
SILVA FILHO, R. L. B; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, São Paulo, V. 37, N. 132, P. 641-659, 2007.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Souza Parmezzani Marinho, G., Calixta Oliveira, F. ., Pereira Cardoso, C. ., do Nascimento Carneiro, J. ., Fontenele Moraes Cutrim, R. ., Victoria de Lucena Peronico, R., … Ribeiro das Virgens, R. . (2022). EXPERIÊNCIAS DURANTE A RECEPÇÃO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFT. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 205–216. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14256

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.