O TANGRAM COMO ESTRATÉGIA LÚDICA/GAMIFICADA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

UMA EXPERIÊNCIA DO PROBEX/UFPB NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/17190%20

Palavras-chave:

Educação Matemática, Atividades Lúdicas, Educação Escolar Indígena, PROBEX/UFPB, Ações Educativas Transformadoras

Resumo

Trata-se de uma pesquisa analítico-descritiva acerca de uma oficina pedagógica realizada através de um Projeto de extensão universitária vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV, desenvolvida com 13 alunos de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio de uma Escola Indígena. As atividades versaram sobre o Ensino de Geometria e uso do Tangram. Os resultados principais revelaram engajamento, trabalho colaborativo e diferentes aprendizagens matemáticas por parte dos alunos. Ações complementares mediatizadas pelas inter-relações Universidade e Escola são enunciadas para explorar, socializar e integrar diferentes saberes e práticas matemáticas no contexto da educação escolar indígena paraibana.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Claudilene Gomes da Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC) da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN). Professora Associada II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Rio Tinto,
Paraíba, Brasil.

Licencianda Laís Cândido dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV, Rio Tinto, Paraíba, Brasil.

Prof. Doutorando Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/CAMPUS DE BAURU

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Paraíba, Brasil.

Licencianda Marilene Silva de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV, Rio Tinto, Paraíba, Brasil.

Licenciando Antonio Leandro Silva de Carvalho Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV, Rio Tinto, Paraíba, Brasil. 

Profa. doutoranda Agnes Liliane Lima Soares de Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Professora Adjunta IV, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Rio Tinto, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Costa, C. G. da, Santos, L. C. dos, ALVES, C. A., Almeida, M. S. de, Santos, A. L. S. de C., & Santana, A. L. L. S. de. (2024). O TANGRAM COMO ESTRATÉGIA LÚDICA/GAMIFICADA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROBEX/UFPB NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(3), 201–226. https://doi.org/10.20873/17190