O TANGRAM COMO ESTRATÉGIA LÚDICA/GAMIFICADA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
UMA EXPERIÊNCIA DO PROBEX/UFPB NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.20873/17190%20Palavras-chave:
Educação Matemática, Atividades Lúdicas, Educação Escolar Indígena, PROBEX/UFPB, Ações Educativas TransformadorasResumo
Trata-se de uma pesquisa analítico-descritiva acerca de uma oficina pedagógica realizada através de um Projeto de extensão universitária vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV, desenvolvida com 13 alunos de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio de uma Escola Indígena. As atividades versaram sobre o Ensino de Geometria e uso do Tangram. Os resultados principais revelaram engajamento, trabalho colaborativo e diferentes aprendizagens matemáticas por parte dos alunos. Ações complementares mediatizadas pelas inter-relações Universidade e Escola são enunciadas para explorar, socializar e integrar diferentes saberes e práticas matemáticas no contexto da educação escolar indígena paraibana.
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