TOUR NO CAMPUS DE PALMAS: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS À SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/14692Palavras-chave:
Integração, Universidade de portas abertas, ConhecimentoResumo
A pandemia da COVID-19, vivenciada de maneira intensa nos últimos dois anos, impôs mudanças a toda a sociedade. As universidades públicas brasileiras fecharam suas portas na tentativa de auxiliar na redução do contágio. No entanto, apesar dos inúmeros esforços dos docentes para se reinventarem e dos discentes para se adaptarem, algumas métricas como evasão e retenção aumentarem assustadoramente, impactando diretamente na redução de alunos matriculados e na taxa de sucesso dos cursos. Desta maneira, urge a necessidade de uma atuação da universidade de maneira mais efetiva junto à sociedade par que dúvidas sejam esclarecidas, o sentimento de pertencimento seja despertado nos estudantes e eles, então, incluam a universidade em seus planos de vida. Nesse sentido, o Tour no Câmpus abriu as portas da universidade para os estudantes do ensino médio por meio de uma visita guiada aos espaços temáticos dos cursos. Inúmeras dúvidas foram retiradas dos estudantes, indicando a relevância da ação e seu impacto social.
Referências
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do censo da educação superior 2020. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em 28/07/2022.
Nunes, G.T.; Lanzer, E.A; Serra, F.R.; Ferreira, M.P. Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. Análise, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 173-198, 2008.
Porto, C.; Regnier, K. O ensino superior no mundo e no Brasil – Condicionantes, tendências e cenários para o horizonte 2003-2025 – Uma abordagem exploratória. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf /ensinosuperiormundobrasiltendenciascenarios2003-2025.pdf . Acesso em: 28 de julho de 2022.
Sahu, P. (2020). Closure of universities due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, v.12, n.4.
Veloso, T. C. M. A; Almeida, E. P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato grosso, Campus Universitário de Cuiabá – um processo de exclusão. Cuiabá: UFMT, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.