TOUR NO CAMPUS DE PALMAS: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS À SOCIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/14692

Palavras-chave:

Integração, Universidade de portas abertas, Conhecimento

Resumo

A pandemia da COVID-19, vivenciada de maneira intensa nos últimos dois anos, impôs mudanças a toda a sociedade. As universidades públicas brasileiras fecharam suas portas na tentativa de auxiliar na redução do contágio. No entanto, apesar dos inúmeros esforços dos docentes para se reinventarem e dos discentes para se adaptarem, algumas métricas como evasão e retenção aumentarem assustadoramente, impactando diretamente na redução de alunos matriculados e na taxa de sucesso dos cursos. Desta maneira, urge a necessidade de uma atuação da universidade de maneira mais efetiva junto à sociedade par que dúvidas sejam esclarecidas, o sentimento de pertencimento seja despertado nos estudantes e eles, então, incluam a universidade em seus planos de vida. Nesse sentido, o Tour no Câmpus abriu as portas da universidade para os estudantes do ensino médio por meio de uma visita guiada aos espaços temáticos dos cursos. Inúmeras dúvidas foram retiradas dos estudantes, indicando a relevância da ação e seu impacto social.

Biografia do Autor

Moisés de Souza Arantes Neto, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Rio Verde (2001) , mestrado (2004) e doutorado (2016) em Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Matemática e Física, nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Itamar Souza Reges, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Engenharia Química, mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil(1996). Professor Assistente da Fundação Universidade Federal do Tocantins , Brasil.

Nathalia Almeida Marcelo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - Licenciatura (2014), especialização lato sensu em Gênero e Diversidade na Escola (2016) e Mestrado em Letras, todos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em ensino de Língua Inglesa e pesquisa em Literatura Estrangeira. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

Araújo, R.M.; Amato, C. de la H.; Martins, V.F. COVID-19, Mudanças em práticas educacionais e a percepção de estresse por docentes do ensino superior no Brasil. Brazilian Journal of Computers in Education, v. 28, p. 864-891, 2020.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do censo da educação superior 2020. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em 28/07/2022.

Nunes, G.T.; Lanzer, E.A; Serra, F.R.; Ferreira, M.P. Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. Análise, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 173-198, 2008.

Porto, C.; Regnier, K. O ensino superior no mundo e no Brasil – Condicionantes, tendências e cenários para o horizonte 2003-2025 – Uma abordagem exploratória. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf /ensinosuperiormundobrasiltendenciascenarios2003-2025.pdf . Acesso em: 28 de julho de 2022.

Sahu, P. (2020). Closure of universities due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, v.12, n.4.

Veloso, T. C. M. A; Almeida, E. P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato grosso, Campus Universitário de Cuiabá – um processo de exclusão. Cuiabá: UFMT, 2000.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Martins, G. A. de S., de Souza Arantes Neto, M. ., Souza Reges, I., & Almeida Marcelo, N. . (2023). TOUR NO CAMPUS DE PALMAS: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS À SOCIEDADE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 192–199. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/14692