DEU A LOUCA NO MMC: MATEMÁTICA EM MINICURSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/MMCMAT

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Matemática, Educação Matemática, Formação Acadêmica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um evento realizado em 2024 como parte do projeto de extensão MMC: Matemática em Minicursos. O projeto visa a realização de minicursos em várias áreas da Matemática e da Educação Matemática, abordando tópicos de linhas de pesquisa da pós-graduação e ferramentas essenciais, como as de programação, para graduandos. Os minicursos ocorrem no formato online e são oferecidos de forma gratuita à comunidade acadêmica. O evento realizou sete minicursos distintos, recebendo feedback positivo de participantes e ministrantes. O formato online favoreceu ampla interação acadêmica, envolvendo professores e alunos de outras instituições. Os objetivos do evento foram alcançados, com um total de 133 participantes certificados.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Reolon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmico do Bacharelado em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gabriel Ribeiro Padilha, UFRGS

Acadêmico do Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BRESSANE, E. A.; TOLEDO, M. C. M.; CARNEIRO, C. D. R. Curso de extensão universitária para professores de Ciências da Natureza sobre o tema “Terra e universo”. Terræ Didatica, 15, 1-8, e19021, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8654875. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654875/21325.

CARPES, P. P. G.; PAROLIN, R. S. Curricularização da extensão: a mobilização de conhecimentos nas primeiras práticas do curso de Matemática Licenciatura. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão. v. 7, n. 15, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se/article/view/31752.

JESUS, K. S. et al. Diálogos sobre energias renováveis: extensão universitária durante a pandemia. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 75723–75739, 2022. DOI: 10.34117/bjdv8n11-333. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54771.

KIELING, A. M. et al. MMC: MATEMÁTICA EM MINICURSOS – 2020–2022. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 40., Chapecó: UFFS, 2022. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/seurs/article/view/17812.

LAGE, L. da C.; SILVA, I. C.; MACHADO, J. B. PROCESSOS FORMATIVOS EM DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PET PEDAGOGIA NA UNIPAMPA - CAMPUS JAGUARÃO. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–22, 2024. DOI: 10.56579/rei.v6i3.1285. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1285.

LIAO, T. et al. A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais: A Perspectiva de um Curso de Extensão Universitária Atrelado à Formação Inicial. EaD em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e2035, 2023. DOI: 10.18264/eadf.v13i1.2035. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2035.

MARTI, G. F. et al. Colaboração da Educação Interprofissional no programa PET-Saúde para a formação dos estudantes. Saúde e Pesquisa, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e12113, 2024. DOI: 10.17765/2176-9206.2024v17n1.e12113. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/12113.

MORAIS et al. Formação pedagógica: ações de ensino e de extensão para licenciandos do curso de pedagogia e professores da rede municipal. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n2.a6868. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6868.

NASCIMENTO, E. R. F. et al. Matemática acessível: palestras que promovem a contextualização como ferramenta motivadora. Rev. Ciênc. Ext. v.13, p.112-127, 2017. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1584.

PADILHA, G. R. et al. MMC: Matemática em MiniCursos. In: Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 8, n. 1, Campo Grande: UFMS, 2021. Disponível em: https://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/view/135704.

TONI, D. C. et al. No Djunta Mon: extensão universitária para combater o descrédito na docência e na ciência. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 328-333, 2020. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19578. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/19578.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Anderson Felipe Reolon, & Ribeiro Padilha, G. (2025). DEU A LOUCA NO MMC: MATEMÁTICA EM MINICURSOS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 343–357. https://doi.org/10.20873/MMCMAT