https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/issue/feed Revista Brasileira de Educação do Campo 2021-02-26T16:06:17-03:00 Prof. Dr. Gustavo Cunha de Araujo rbec@uft.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Brasileira de Educação do Campo - RBEC, de publicação contínua, publica Artigos originais resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas, revisões de literatura de pesquisa educacional, Artigos especiais de pesquisadores renomados da área ou de temas relevantes atuais para a educação, Dossiês Temáticos, Ensaios, Entrevistas e Resenhas de temas vinculados à Educação do Campo sob diferentes campos da pesquisa nacional e internacional, como: História da Educação do Campo; Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Povos Indígenas e Educação; Formação Docente; Educação de Jovens e Adultos; Didática e Práticas Pedagógicas em Artes e Música; Arte na Educação do Campo; Interculturalidade na Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Questão Agrária e Campesinato; além de temas de outras áreas do conhecimento que dialoguem com a educação do campo. Recebe artigos em fluxo contínuo. <strong>ISSN:</strong>&nbsp;<strong>2525-4863&nbsp;| <strong>DOI: 10.20873/uft.rbec | Qualis/CAPES 2016: B1 Ensino| B2 Educação</strong></strong></p> <p>The Brazilian Journal of Rural Education (Countryside Education), continuous publication, publishes original articles resulting from theoretical and/or empirical research thematic, essays and reviews of topics related to the Rural Education (Countryside Education) in different fields of international research, such as the Rural Education (Countryside Education) History; Social Movements; Public Policies; Indigenous Peoples and Education; Teacher Training; Youth and Adult Rural Education (Countryside Education); Didactic and Pedagogical Practices in Arts and Music; Art in Rural Education (Countryside Education); Interculturalism in Rural Education (Countryside Education); Pedagogy of Alternation; Land Reform and Peasantry.</p> <p>La Revista Brasileña de la Educación Rural, publicación continua, publica artículos originales resultantes de teóricos, empírica, Artículo Temático; Ensayos, Entrevistas y Reseñas de temas relacionados con el campo de la educación rural en diferentes campos de la investigación nacional y internacional, tales como: Historia de la Educación Rural; Los Movimientos Sociales; Políticas Públicas; Pueblos Indígenas y la Educación; Formación del Profesorado; la Jóvenes y Adultos Rural; Didácticos y Pedagógicos Prácticas en Artes y Música; Arte en la Educación Rural; Interculturalidad en Educación Rural; Pedagogía de la Alternancia; Cuestión Agraria y Campesinado.</p> <!-- Go to www.addthis.com/dashboard to customize your tools --> https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/7750 Egressos da Educação do Campo nas Ciências da Natureza: perfil socioeconômico 2021-01-26T10:31:15-03:00 Juliano da Silva Martins de Almeida juliano.almeida@ufrr.br Wender Faleiro wender.faleiro@gmail.com Welson Barbosa Santos wwsantosw@yahoo.com.br <p>O Programa Nacional de Educação do Campo – PROCAMPO, lançado em 2012, buscou estabelecer um conjunto de ações articuladas para melhor atender a educação de regiões rurais do país a partir de uma formação docente ajustada a tal demanda. Nesse contexto, o presente estudo buscou conhecer o perfil socioeconômico de egressos em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, e que obtiveram o título de licenciados pela UFERSA, UFGD, UFTM E UFFS entre o período de 2014 a 2018. Os resultados apontam que 66,67% dos egressos são do sexo feminino; 57,14% são autodeclarados brancos; apresentam faixa etária média de 32,5 anos; 43% são casados; e apresentam renda familiar de 2 salários mínimos (33%). As Licenciaturas em Educação do Campo apresentam desafios como a diminuição da taxa de evasão/trancamentos, garantia aos excluídos do sistema de ensino o direito à permanência e conclusão de seu curso superior. Como é sabido a precarização e demérito da profissão docente em nosso país é geral, contudo, é acentuada e claramente desvelada nos professores do campo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> egressos, educação do campo, formação docente, ciências da natureza, perfil socioeconômico.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Graduates of Rural Education in Natural Sciences: Socioeconomic profile</strong></p> <p><strong>ABSTRACT. </strong>The National Program of Rural Education (Programa Nacional de Educação no Campo - PROCAMPO), initiated in 2012, sought to establish an ensemble of articulated actions in order to improve the quality of education in rural areas of the country by adjusting teacher trainings to such demand. In that context, this paper aims to investigate the socioeconomic profile of graduates in Rural Education with focus on Natural Sciences who got their degrees from UFERSA, UFGD, UFTM and UFFS between 2014 and 2018. The results show that 66.67% of the graduates are female; 57.14% are self-declared Caucasian; aged 32.5 years old, on average; 43% are married; and their average family income is 2 minimum wages (33%). The courses on Rural Education present challenges such as decreasing the dropout/Leave of Absence rates, and guaranteeing that those who were banned from the educational system have the right to continue and finish their higher-education courses. As it is known, the precarization and belittling of the teaching career is generalized in Brazil, but that reality is even more starkly evident in Rural Education.</p> <p><strong>Keywords: </strong>graduates, rural education, teacher training, natural sciences, socioeconomic profile.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Graduado de Educación de Campo en Ciencias Naturales: perfil socioeconómico</strong></p> <p><strong>RESUMEN.</strong> El Programa Nacional de Educación sobre el Campo - PROCAMPO, lanzado en 2012, buscó establecer un conjunto de acciones articuladas para servir mejor a la educación de las regiones rurales del país basadas en la capacitación docente ajustada a dicha demanda. En este contexto, el presente estudio buscó conocer el perfil socioeconómico de los graduados en Educación Rural con calificación en Ciencias Naturales, y quienes obtuvieron el título de graduados de UFERSA, UFGD, UFTM y UFFS de 2014 a 2018. Los resultados muestran que el 66.67% de los graduados son mujeres; 57.14% se declaran blancos; edad promedio actual de 32.5 años; 43% están casados; y tener un ingreso familiar de 2 salarios mínimos (33%). Los títulos de licenciatura en educación rural presentan desafíos tales como la disminución de la tasa de deserción / bloqueo, garantizando a los excluidos del sistema educativo el derecho a quedarse y completar su título universitario. Como se sabe, la precariedad y el demérito de la profesión docente en nuestro país es general, sin embargo, se acentúa y se revela claramente en los maestros del campo.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> graduados, educación de campo, formación docente, ciencias naturales, perfil socioeconómico.</p> 2021-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Juliano da Silva Martins de Almeida, Wender Faleiro, Welson Barbosa Santos https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9596 O atendimento escolar em classes multisseriadas no município de Buenos Aires: representação de docentes à luz da política de educação do campo 2021-01-26T10:31:15-03:00 Ana Paula de Holanda Cavalcanti paulaholanda88@hotmail.com Waldênia Leão de Carvalho waldenia.leao@upe.br <p>Este artigo tem por objetivo analisar a educação do campo e o desenvolvimento da prática pedagógica nas classes multisseriadas no município de Buenos Aires/PE. O aporte teórico está pautado na legislação que a rege e nos teóricos que tratam do tema Caldart, Molina e Hage, entre outros. A pesquisa foi realizada em 13 escolas multisseriadas localizadas na zona rural do Município. Participaram da pesquisa 13 professores efetivos que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram analisados segundo a Teoria de Análise Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam que os professores procuram atender as especificidades da multisseriação e da educação do campo, buscando atrelar a sua prática docente à realidade vivida pelo aluno, mesmo na ausência de uma proposta municipal que embase a prática pedagógica nessas classes. Verificou-se, a necessidade da criação de uma proposta pedagógica e de um currículo próprio para a educação do campo e classes multisseriadas, a formação continuada específica para o professor. Além de questões referentes à organização e divisão das classes, a orientação do trabalho docente e o uso de materiais didáticos voltados à realidade do campo.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>educação do campo, políticas educacionais, classes multisseriadas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>School attendance in multi-grade classes in the city of Buenos Aires: representation of teachers in the light of the rural education policy</strong><strong>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </strong></p> <p><strong>ABSTRACT. </strong>This narrative talks about the education of the countryside (rural) and the development of the pedagogical practice in the multi-grade classes in the city of Buenos Aires / PE. The full-time teachers made a research through on visits (in loco), with the application of a semi-structured interview, an open quiz and meetings with the focus group. Analyzes issues regarding working conditions of teachers of multigraded classes from rural areas. The text presents reflections on the conditions of teaching profession through data collected by questionnaire applications and narrative interviews. Based on the research results we identified in our first category of analysis and the formative expectations resulting the continued formation, the political commitment, the pedagogical practices, social and educational, the positive feeling related to the formation that arouse changes and continuity of the formation. The practice of rural teachers are based on a different approach from the conception and founded on educational policy. The main contributions of the study relate to the "lessons" learned from these teachers know-hows as a possibility of the systematization and production of a powerful academic knowledge for the formulation and development of public policies consistent with the reality of schools in rural areas.</p> <p><strong>Keywords: </strong>rural education, educational policies, multi-grades classes.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Asistencia escolar en clases de varios grados en la ciudad de Buenos Aires: representación de docentes a la luz de la política de educación rural</strong></p> <p><strong>RESUMEN.</strong> Artículo tiene como objetivo analizar la educación en el campo y el desarrollo de la práctica pedagógica en clases multiseriales en la ciudad de Buenos Aires / PE. El aporte teórico se basa en la legislación que lo rige y en los teóricos que tratan el tema Caldart, Molina y Hage, entre otros. La investigación ocurrió en 13 escuelas multigrado ubicadas en el área rural del municipio. Trece profesores efectivos que enseñan en la educación de la primera infancia y en los primeros años de la escuela primaria participaron de la investigación. La recogida de datos se produjo mediante la aplicación de entrevistas semiestructuradas. Los datos obtenidos fueron analizados de acuerdo con la teoría de análisis de contenido de Bardin. Los resultados muestran que los docentes buscan satisfacer las especificidades de la multisección y la educación rural, buscando vincular su práctica docente con la realidad experimentada por el estudiante, incluso en ausencia de una propuesta municipal que respalde la práctica pedagógica en estas clases. Se constató la necesidad de la creación de una propuesta pedagógica y de un curriculum adecuado para la Educación del Campo y las clases multiseriales; Educación continua específica para el profesor. Además de las preguntas sobre la organización y división de las clases, la orientación del trabajo docente y el uso de materiales didácticos dirigidos a la realidad del campo.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> educación rural, políticas educativas, clases de multiseriales.</p> 2021-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ana Paula de Holanda Cavalcanti, Waldênia Leão de Carvalho https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9362 A formação inicial de professores e a educação do campo: uma proposta de jogo para o ensino da parasitologia 2021-01-26T10:31:16-03:00 Ashtari Mota Piancastelli ashtari.piancastelli@gmail.com Bruna Garzedim de Araújo brunagarzedim99@gmail.com Júlia Quintaneiro Mota quintaneirojulia@gmail.com Josiney Pedro Vianey josiney.pedro@gmail.com Felipe Sales de Oliveira felipe.bioliveira@gmail.com <p>A Educação do Campo carece de metodologias consoantes com seus paradigmas teórico-epistemológicos. Poucos estudos são desenvolvidos de maneira dialógica com o campo para resultar em produtos educacionais para o próprio campo. Neste artigo, apresentamos uma proposta de jogo para que a parasitologia seja trabalhada de maneira mais atrativa e eficiente. O jogo <em>Barbeiragem</em> tem como foco a doença de Chagas. Essa tripanossomíase foi escolhida por ser classificada como doença tropical negligenciada e endêmica em Minas Gerais. Além dos aspectos conceituais e profiláticos, o jogo destaca: a função social dos cientistas e agentes de saúde, a importância da divulgação científica e do investimento em Ciência e na atenção básica. A atividade foi realizada por 22 alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Ciências da Vida e da Natureza, da Universidade Federal de Minas Gerais. A avaliação mostrou uma boa aceitação do jogo, uma vez que foram verificadas diversas opiniões positivas. Esperamos que essa atividade lúdica e realizada fora da sala possa contribuir na formação de professores e instrumentalizá-los para desenvolvê-la em suas comunidades.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> educação do campo, ludicidade, educação em saúde, parasitologia, doença de chagas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Initial teacher education and rural education: a game for teaching parasitology</strong><strong>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </strong></p> <p><strong>ABSTRACT. </strong>Rural Education lacks methodologies consistent with its theoretical-epistemological paradigms and only a few studies were developed in a dialogical approach with its needs that would result in educational products for the field itself. In this article we present a game to teach parasitology in a more attractive and efficient way. The game <em>Barbeiragem</em> focuses on Chagas disease. This trypanosomiasis was chosen because it is a neglected and endemic tropical disease in Minas Gerais. In addition to the conceptual and prophylactic aspects, the game highlights the social function of scientists and health care agents, the importance of scientific dissemination, and investment in Science as well as in the primary care service. The activity was carried out by 22 students of the Degree in Rural Education, with an emphasis in Life and Nature Sciences, from Federal University of Minas Gerais. There was a good acceptance of the game as observed by several positive opinions of the students. We hope that this playful activity and carried out outside the classroom can contribute to the training of Teachers and instrumentalize them to develop it in their communities.</p> <p><strong>Keywords:</strong> rural education, playfulness, health education, parasitology, chagas disease.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>La formación inicial docente y educación rural: una propuesta de juego para la enseñanza de la parasitología</strong></p> <p><strong>RESUMEN.</strong> La educación rural carece de metodologías consistentes con sus paradigmas teórico-epistemológicos. Pocas investigaciones se desarrollan de manera dialógica con sus necesidades, lo que resulta en productos educativos para el campo en sí. En este artículo presentamos una propuesta de juego para que la parasitología se trabaje de una manera más atractiva y eficiente. El juego <em>Barbeiragem</em> se centra en la enfermedad de Chagas. Esta tripanosomiasis fue elegida porque está clasificada como una enfermedad tropical endémica y descuidada en Minas Gerais. Además de los aspectos conceptuales y profilácticos, el juego destaca: la función social de los científicos y agentes de salud; La importancia de la difusión científica y la inversión en Ciencia y en la red de atención primaria. La actividad fue realizada por 22 estudiantes del Grado en Educación Rural, con énfasis en Ciencias de la Vida y la Naturaleza, de la Universidad Federal de Minas Gerais. Notamos una buena aceptación del juego, ya que se verificaron varias opiniones positivas. Esperamos que esta actividad lúdica y realizada fuera del aula pueda contribuir a la formación de los docentes e instrumentalizarlos para desarrollarla en sus comunidades.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> educación rural, lúdico, educación para la salud, parasitología, enfermedad de chagas.</p> 2021-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ashtari Mota Piancastelli, Bruna Garzedim de Araújo, Júlia Quintaneiro Mota, Josiney Pedro Vianey, Felipe Sales de Oliveira https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/7151 Escolarização de Jovens e Adultos em áreas de Reforma Agrária do Estado do Paraná: a experiência da UNIOESTE 2021-02-26T15:01:32-03:00 Adrian Alvarez Estrada adrianalvarez.estrada@gmail.com Valdecir Soligo valdecir_soligo@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é apresentar a dinâmica e os resultados alcançados por meio do Projeto de Escolarização de Jovens e Adultos – anos finais do ensino fundamental (Fase II), em áreas de Reforma Agrária no Estado do Paraná. Buscou-se descrever a essência do Projeto de forma a evidenciar a importância de ações educativas focalizadas no atendimento a demandas sociais latentes na história da educação brasileira. Como metodologia utilizamos a análise documental, partindo do escopo do Projeto e das legislações pertinentes, cotejando com a bibliografia especializada para chegarmos a apresentação dos resultados obtidos com o desenvolvimento do curso. Como consequência, temos a presença marcante das dificuldades da modalidade de EJA, somadas à realidade das comunidades rurais, principalmente ligadas aos movimentos sociais, mas que no contraditório do processo, a demanda por educação é destaque no número de matrículas e evidenciada na relação de concluintes, descortinando uma realidade ainda presente em nosso país.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>EJA II, regime de alternância, escolarização em áreas de reforma agrária.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Schooling of Young people and adults in areas of agrarian reform of the State of Parana: the experience of UNIOESTE</strong></p> <p><strong>ABSTRACT. </strong>The aim of this essay is to present the dynamics and results achieved through the youth and adults schooling project – final years of elementary school (phase II) –in areas of agrarian reform of the State of Parana. We sought to describe the essence of the project in order to highlight the importance of educational actions focused on attending to latent social demands in the history of Brazilian education. As a methodology, we used documentary analysis, based on the scope of the project and the relevant legislations, with the specialized bibliography to reach the presentation of the results obtained with the development of the course. As a result, we have the remarkable presence of the difficulties of the EJA modality, in addition to the reality of rural communities, mainly linked to social movements, but in the contradictory process, the demand for education is highlighted in the number of enrollments and evidenced in the relationship of seniors, revealing a reality still present in our country.</p> <p><strong>Keywords:</strong> EJA II, alternation regime, schooling in areas of agrarian reform.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Escolarización de jóvenes y adultos en zonas de reforma agraria del Estado de Paraná: la experiencia de UNIOESTE</strong></p> <p><strong>RESUMEN.</strong> El objetivo de este ensayo es presentar las dinámicas y resultados obtenidos a través del proyecto de educación para jóvenes y adultos – los últimos años de la escuela primaria (Fase II) – en áreas de reforma agraria del Estado de Paraná. Buscamos describir la esencia del proyecto con el fin de destacar la importancia de las acciones educativas enfocadas en la atención a las demandas sociales latentes en la historia de la educación brasileña. Como metodología, utilizamos el análisis documental, sobre la base del alcance del proyecto y de las legislaciones pertinentes, con la bibliografía especializada para llegar a la presentación de los resultados obtenidos con el desarrollo del curso. Como resultado, tenemos la notable presencia de las dificultades de la modalidad EJA, junto con la realidad de las comunidades rurales, principalmente vinculada a movimientos sociales, pero en el proceso contradictorio, la demanda de educación se destaca en el número de inscripciones y se evidencia en la lista de graduados, revelando una realidad todavía presente en nuestro país.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> EJA II, régimen de alternancia, la escolarización en zonas de reforma agraria.</p> 2021-02-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Adrian Alvarez Estrada, Valdecir Soligo https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8292 O Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação docente de estudantes do curso de Educação do Campo, Abaetetuba, Pará 2021-02-26T15:57:17-03:00 Ieda Ribeiro Rodrigues iedaribeirorodrigues@gmail.com Graciete do Socorro do Nascimento da Silva silvergraciety@gmail.com Clemerson Santos da Silva clemersantosuepa@gmail.com Ronaldo Lopes de Sosua ronaldosousa@ufpa.br Marcio Antonio Raiol dos Santos marsraiol@gmail.com <p><a name="_Toc19697872"></a><a name="_Toc17874956"></a><a name="_Toc17873227"></a>O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma ação implementada pela Capes para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação. A partir da necessidade de sistematizar a avaliação dos residentes sobre o programa para ter a percepção de que o licenciando é favorecido após conviver com a sua futura realidade enquanto prepara-se para a profissão, objetiva-se apresentar os resultados que o Programa Residência Pedagógica proporcionou para a formação acadêmica dos discentes do curso de Educação do Campo turma 2015, Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba/Pará. Fundamenta-se sobre o processo histórico do programa, dando ênfase ao subprojeto de Educação do Campo. Sendo que, por meio de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários semiestruturados via <em>WhatsApp</em> e E-mail, para 26 (vinte e seis) residentes e para os 3 (três) preceptores do subprojeto de Educação do Campo. As ações desenvolvidas pelo PRP propiciaram aproximação da UFPA com a escola básica, a busca de metodologias alternativas pelos residentes e preceptores como forma de proporcionar melhores condições de aprendizado dos alunos contemplados pelo projeto. Além disso, contribuiu para a reafirmação profissional, melhora da autoestima e possibilitou a dos discentes incluídos no PRP com a realidade das escolas do campo e da cidade. Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelo PRP perpassaram a formação acadêmica e proporcionou aos participantes vivenciarem muitas experiências coletivas no ambiente escolar e da UFPA, tornando-os mais acessíveis para perceber o quanto a troca de conhecimento pode tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível nas escolas básicas brasileiras.&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> programa residência pedagógica, formação docente, educação do campo abaetetuba.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>The Pedagogical Residence Program and its contributions to the teacher training of the Rural Education course, Abaetetuba, Pará</strong></p> <p><strong>ABSTRACT. </strong>The Pedagogical Residency Program (PRP) is an action implemented by Capes to meet the objectives of the National Policy for the Training of Teachers of Basic Education of the Ministry of Education. Based on the need to systematize the residents' evaluation of the program to have the perception that the licensee is favored after living with their future reality while preparing for the profession, the objective is to present the results that the Pedagogical Residency Program provided for the academic training of students of the 2015 course in Education of the Class countryside, Federal University of Pará (UFPA), Abaetetuba Campus/Pará. It is based on the historical process of the program, emphasizing the Rural Education subproject. Since, through a qualitative approach, semi-structured questionnaires were applied via WhatsApp and E-mail, for 26 (twenty-six) residents and for the 3 (three) preceptors of the Rural Education subproject. The actions developed by the PRP provided UFPA with the basic school, the search for alternative methodologies by residents and preceptors as a way of providing better learning conditions for the students contemplated by the project. In addition, it contributed to the professional reaffirmation, improved self-esteem and made it possible for the students included in the PRP to experience the reality of rural and city schools. In this way, the activities developed by the PRP went through academic training and allowed participants to experience many collective experiences in the school and UFPA environment, making them more accessible to realize how much the exchange of knowledge can make learning more dynamic and accessible in schools brazilian basic.</p> <p><strong>Keywords:</strong> pedagogical residence program, teacher education, abaetetuba rural education.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>El Programa de Residencia Pedagógica y sus contribuciones a la Educación de Profesores del curso de Educación de Campo, Abaetetuba, Pará</strong></p> <p><strong>RESUMEN.</strong> El Programa de Residencia Pedagógica (PRP) es una acción implementada por Capes para cumplir con los objetivos de la Política Nacional de Formación de Docentes de Educación Básica del Ministerio de Educación. Partiendo de la necesidad de sistematizar la evaluación de los residentes del programa para tener la percepción de que el licenciatario se ve favorecido luego de vivir con su realidad futura mientras se prepara para la profesión, el objetivo es presentar los resultados que el Programa de Residencia Pedagógica brindó al académico de alumnos del curso 2015 de Educación de la Clase Campo, Universidad Federal de Pará (UFPA), Campus Abaetetuba/Pará. Se basa en el proceso histórico del programa, con énfasis en el subproyecto de Educación Rural. Dado que, a través de un enfoque cualitativo, se aplicaron cuestionarios semiestructurados vía <em>WhatsApp</em> y E-mail, para 26 (veintiséis) residentes y para los 3 (tres) preceptores del subproyecto Educación Rural. Las acciones desarrolladas por el PRP brindaron a la UFPA la escuela primaria, la búsqueda de metodologías alternativas por parte de los residentes y preceptores como una forma de brindar mejores condiciones de aprendizaje para los estudiantes contemplados en el proyecto. Además, contribuyó a la reafirmación profesional, mejoró la autoestima y posibilitó que los alumnos incluidos en el PRP vivieran la realidad de las escuelas rurales y urbanas. De esta manera, las actividades desarrolladas por el PRP pasaron por una formación académica y brindaron a los participantes vivir muchas experiencias colectivas en el ámbito escolar y de la UFPA, haciéndolos más accesibles para darse cuenta de cuánto el intercambio de conocimientos puede hacer que el aprendizaje sea más dinámico y accesible en las escuelas básicas brasileñas.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> programa de residencia pedagógica, formación del profesorado, educación rural de abaetetuba.</p> 2021-02-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ieda Ribeiro Rodrigues, Graciete do Socorro do Nascimento da Silva, Clemerson Santos da Silva, Ronaldo Lopes de Sosua, Marcio Antonio Raiol dos Santos https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8629 A Educação do Campo no Brasil sob as lentes dos estudos culturais pós-estruturalista: um olhar para publicações em periódicos científicos 2021-02-26T16:06:17-03:00 Alberto Dias Valadão albertoelaine10@gmail.com Keila Mariano Santos mariano.keila@hotmail.com Tatiane Cristina Pinto tatianicristinaa2@gmail.com Karla Aryella Silva Tico karlaaryella@hotmail.com <p>A partir de um levantamento feito em periódicos qualis A1 e A2 e artigos publicados em todas as edições da Revista Brasileira de Educação do Campo (2016 - v.1. – Jan/jun a 2020 – v.5.), no total de 11 edições, procurou-se identificar os trabalhos que recorreram ao campo teórico dos Estudos Culturais Pós-Estruturalistas para fazerem suas análises. Este artigo resulta dos estudos bibliográficos de um projeto de pesquisa vinculado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais (DACHS) da Universidade Federal de Rondônia – UNIR - Campus de Ji-Paraná, que tem como objetivo identificar e analisar como são produzidas e negociadas as identidades e diferenças de crianças e jovens do campo de Ji-Paraná/RO, resultado da inserção no espaço educativo urbano. O projeto, em sua fase inicial, procurou investigar em periódicos científicos se os Estudos Culturais têm contribuído nas análises da Educação do Campo no Brasil. Entende-se que uma investigação a partir dos Estudos Culturais contribui para problematizar como crianças e jovens vitimados pela política pública de fechamento das escolas do campo foram se tornando reféns do transporte escolar para escolas urbanas. Constata-se que são ínfimos os estudos empreendidos no Brasil, que recorrem aos Estudos Culturais para problematizar a Educação do Campo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> educação do campo, estudos culturais, publicações.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Rural Education in Brazil under the lenses of post-structuralist cultural studies: a look at publications in scientific journals</strong><strong>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </strong></p> <p><strong>ABSTRACT. </strong>Based on a research made in qualis A1 and A2 journals and articles published in all editions of the Revista Brasileira de Educação do Campo (2016 - v.1. - Jan / jun to 2020 - v.5.), in a total of 11 editions, we tried to identify the works that resorted to the theoretical field of Post-Structuralist Cultural Studies to do their analysis. This article results from the bibliographic studies of a research project, linked to the Academic Department of Human and Social Sciences (DACHS) of the Federal University of Rondônia - UNIR - Ji-Paraná Campus, which aims to identify and analyze how they are produced and negotiated the identities and differences of children and youth in the Ji-Paraná/RO countryside, the result of insertion in the urban educational space. The project in its initial phase sought to investigate in scientific journals, whether Cultural Studies has contributed to the analysis of Rural Education in Brazil. It is understood that an investigation based on Cultural Studies, contributes to problematize how children and young people victimized by the public policy of closing rural schools, have become hostages of school transport to urban schools. It appears that the studies undertaken in Brazil are very small, which resort to Cultural Studies to problematize Rural Education.</p> <p><strong>Keywords: </strong>rural education, cultural studies, publications.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Educación Rural en Brasil bajo las lentes de los estudios culturales pos-estructuralistas: una mirada a las publicaciones en revistas científicas</strong></p> <p><strong>RESUMEN.</strong> Basado en una encuesta realizada en revistas y artículos Qualis A1 y A2 publicados en todas las ediciones de la Revista Brasileira de Educação do Campo (2016 - v.1. - enero / junio a 2020 - v.5.), en un total de 11 en las ediciones, tratamos de identificar las obras que recurrieron al campo teórico de los Estudios Culturales pos-estructuralistas para hacer su análisis. Este artículo es el resultado de los estudios bibliográficos de un proyecto de investigación, vinculado al Departamento Académico de Ciencias Humanas y Sociales (DACHS) de la Universidad Federal de Rondônia - UNIR - Campus Ji-Paraná, cuyo objetivo es identificar y analizar cómo se producen y negocian Las identidades y diferencias de niños y jóvenes en el campo de Ji-Paraná / RO, resultado de la inserción en el espacio educativo urbano. El proyecto en su fase inicial buscó investigar en revistas científicas, si los estudios culturales han contribuido al análisis de la educación rural en Brasil. Se entiende que una investigación basada en estudios culturales, contribuye a problematizar cómo los niños y jóvenes víctimas de la política pública de cierre de escuelas rurales, se han convertido en rehenes del transporte escolar a las escuelas urbanas. Parece que los estudios realizados en Brasil son muy pequeños, que recurren a los estudios culturales para problematizar la educación rural.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>educación rural, Educación de campo, &nbsp;estudios culturales, publicaciones.</p> 2021-02-26T16:02:55-03:00 Copyright (c) 2021 Alberto Dias Valadão, Keila Mariano Santos, Tatiane Cristina Pinto, Karla Aryella Silva Tico