Da Fadiga Crepuscular Paradigmática ao Afrocentrismo: Pedagogias em Movimento na Améfrica Ladina
Palavras-chave:
Afrocentricidade. Améfrica Ladina. Lélia Gonzalez. Racismo por denegação. Educação PopularResumo
Como e até que ponto uma proposta educativa afrocentrada e amefricana é capaz de romper com uma educação voltada para uma ideologia do branqueamento e caminhar rumo à tessitura de pedagogias antirracistas? Esta é a questão central deste artigo. A partir de um levantamento bibliográfico e documental do legado de Lélia Gonzalez (2019, 1988), estabelecemos um diálogo com os principais componentes do paradigma afrocentrado edificado por importantes intelectuais pan-africanos como Molefi K Asante (2009) e Cheikh Anta Diop (1974). Os resultados apontam para pedagogias que subvertem o racismo por denegação presente nas escolas e universidades, importantes para recalcular a rota das teorias da educação em meio às crises paradigmáticas amplamente problematizadas pela Educação Popular freireana.
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