Da Fadiga Crepuscular Paradigmática ao Afrocentrismo: Pedagogias em Movimento na Améfrica Ladina

Autores

Palavras-chave:

Afrocentricidade. Améfrica Ladina. Lélia Gonzalez. Racismo por denegação. Educação Popular

Resumo

Como e até que ponto uma proposta educativa afrocentrada e amefricana é capaz de romper com uma educação voltada para uma ideologia do branqueamento e caminhar rumo à tessitura de pedagogias antirracistas? Esta é a questão central deste artigo. A partir de um levantamento bibliográfico e documental do legado de Lélia Gonzalez (2019, 1988), estabelecemos um diálogo com os principais componentes do paradigma afrocentrado edificado por importantes intelectuais pan-africanos como Molefi K Asante (2009) e Cheikh Anta Diop (1974). Os resultados apontam para pedagogias que subvertem o racismo por denegação presente nas escolas e universidades, importantes para recalcular a rota das teorias da educação em meio às crises paradigmáticas amplamente problematizadas pela Educação Popular freireana.

Biografia do Autor

Isabell Theresa Tavares Neri , Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Augusto Montenegro, 3401, Mangueirão, Belém, estado, país, CEP: 666.40.465 ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4224-4022 Lattes: : http://lattes.cnpq.br/3039078409617214 .E-mail: isabell.neri@iced.ufpa.br

Lúcia Isabel da Conceição Silva , Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do comportamento. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação-UFPA, Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal do Pará, Brasil, CEP: 66075-110 ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8871-5913 Lattes: : http://lattes.cnpq.br/5758168217659420 .E-mail: luciaisabel@ufpa.br

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

NERI , Isabell Theresa Tavares; SILVA , Lúcia Isabel da Conceição. Da Fadiga Crepuscular Paradigmática ao Afrocentrismo: Pedagogias em Movimento na Améfrica Ladina. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 164–182, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14795. Acesso em: 29 mar. 2024.