A RESISTÊNCIA DA IDENTIDADE NEGRA NO PERÍODO COLONIAL, NA OBRA TUMBU, DE MARCONI LEAL
Palabras clave:
Literatura Infantil e Juvenil, Colonialismo, Identidade negraResumen
O artigo tem como objetivo analisar a identidade e resistência do personagem negro na obra infantil juvenil Tumbu (2007), de Marconi Leal, obra selecionada pelo PNBE, do ano de 2009, destinada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), atendendo à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de cultura afro nas escolas. O contexto social representado na obra demanda que façamos análise da realidade brasileira no período colonial, quando negros trazidos da África se adaptavam forçosamente à vida escraviza, mas resguardavam sua identidade negra. Assim sendo, consideraremos os percursos do jovem negro em sua jornada pelo Novo Mundo e a violência causada pelo colonizador europeu, além de sua demonstração de resistência perante um mundo muito diferente de sua cultura. Desta forma, ao compreender a presença da imagem do negro e da escravidão na história do livro colabora no entendimento de uma época tão significativa para a construção da cultura brasileira, além de perceber o quanto foi necessário resistir culturalmente no processo de dominação do branco europeu.
Citas
BATISTA, Caio da Silva. A escravidão urbana em duas cidades do século XIX: Santo Antônio do Paraibuna e Rio de Janeiro. In: II COLÓQUIO DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL, 2., 2008, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Clio Edições, 2008. v. p. 1-17. Tema: Micro História e os caminhos da História Social. ISBN 978-85-88532-29-8. Disponível em: http://www.ufjf.br/lahes/files/2010/03/c2-a5.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de marco de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BORGES JUNIOR, Carlos; SANTOS, Ildelane Lima dos. Imagens da colonização na América Latina: a relação colonizador/colonizado na narrativa os rios profundos, de José Maria Arguedas. Revista de Letras Norte@mentos. Estudos Literários, Sinop, v. 10, n. 21, p. 25-42, jan./jun. 2017. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/2661. Acesso em: 19 out. 2019.
CÂNDIDO, Antonio. O direito a literatura. In: CÂNDIDO, Antonio. Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CÂNDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
CRESQUI, Candice. O tempo, o personagem, o narrador: Elementos da narrativa na transposição de fatos históricos nas minisséries televisivas Anos rebeldes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33, 2010, Caxias do Sul. Caxias do Sul: [s. n.], 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3143-2.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Cortez, 2017.
FERREIRA, Eliane Ap. Galvão Ribeiro; BULHÕES, Ricardo Magalhães. Leitura e ensino médio: convergência entre cânone literário brasileiro e currículo. In: SOUZA, Renata Junqueira de; LIMA, Elieuza Ap. de (org.). Leitura e cidadania: ações colaborativas e processos formativos. Campinas: Mercado de Letras, 2012, p.185-220.
LEAL, Marconi. Tumbu. São Paulo: Editora 34, 2007. 192 p.
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010: personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Marília, São Paulo, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/91299/lopes_nr_me_mar.pdf Acesso em: 26 out. 2019.
VIEIRA, Pedro Antonio. A Sociedade Portuguesa do século XVI e as raízes da desigualdade social no Brasil. Criciúma, ABPHE, 2018. Disponível em: http://www.abphe.org.br/arquivos/pedro-antonio-vieira_1.pdf Acesso em: 27 out. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).