Literatura Afro-brasileira Infanto-juvenil : Panorama e Discussão

Autores

  • Alessandra Barbosa Adão Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira; Literatura infanto-juvenil; Personagem Negro. Lei 10.639/2003.

Resumo

Este artigo apresenta um breve panorama e discussão a respeito da literatura afro-brasileira infanto-juvenil, tendo como ponto de partida a promulgação da Lei 10.639 de 2003, que torna obrigatória o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino Básico de escolas públicas e privadas. A partir de referenciais teóricos como Eduardo de Assis Duarte, Cuti, Zila Bernd, Fúlvia Rosemberg, Regina Delcastagne, Maria Anória de Oliveira, dentre outros pretende-se emergir os conceitos de literatura afro-brasileira e infanto-juvenil e suas dicotomias, e ainda pesquisas que corroboram para a discussão proposta neste artigo. Para além, almeja-se questionar: como o negro é representado na literatura afro-brasileira infanto-juvenil antes da referida legislação? Ocorreram mudanças dessa representação após a instituição da lei? É possível pensar ou ter uma nova consciência a despeito do negro na literatura afro-brasileira infanto-juvenil?. Ao fim, trazemos outras possibilidades de escrita e possíveis sugestões decoloniais de representação do negro nesta literatura.

Biografia do Autor

Alessandra Barbosa Adão, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Vila Velha (2009) e Especialização em Comunicação Estratégica, Propaganda e Novas Mídias pela Faculdade Novo Milênio (NM). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo atuando principalmente nas áreas de jornalismo impresso, jornal online, radiojornalismo e radioescola ,assessoria de imprensa e em marketing promocional. Apresentou no final de 2019 o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "A Literatura Infanto-juvenil a serviço da educação antirracista: Um estudo sobre a obra "Omo-Oba Histórias de Princesas" de Kiusam de Oliveira , sob orientação do Prof.Msc.Emanuel Vieira de Assis, dado por concluído o curso de Licenciatura em Letras-Português no Instituto Federal do Espírito Santo. Na atualidade, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação nas Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Jorge Amado (Itabuna). 

Referências

ANZALDÚA, G. La conciencia de la mestiza /Rumo a uma nova consciência.In: Borderlands/La frontera: la nueva mestiza. Revista Estudos Feministas. Vol.13, N.3, p. 704-719, set-dez, 2005.

BALLESTRIN, L.. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Vol.2, N.11,p.89-117,mai-agos., 2013.

BERND, Zilá. O literário e o identitário na literatura afro-brasileira. Revista Língua & Literatura, Frederico Westfalen, Vol. 12, N. 18,p. 33-44, Ago,2010.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

CARDOSO, R. Importância da literatura infanto-juvenil no contexto escolar. Revista Faciplac. Vol.2, N.2,p.11-19, ago.-dez.2018.

CARDOSO, R. A criança que se lê, o mundo que se percebe, o sonho que se constrói: possibilidades da inclusão étnico-racial. In: Itaú Cultural (Org). Deslocamentos críticos. 1ed.São Paulo: Babel, 2011.

CUTI, L. S.. Literatura Negro-Brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DALCASTAGNÈ, R. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. N. 26,p.13-71,jul.-dez.,2005.

______________. A personagem negra na literatura brasileira contemporânea. In: DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Orgs.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DUARTE, E. A.. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. N. 31, p.11-23, jan.-jun, 2008.11-23.

____________. Literatura Afro-Brasileira:Elementos para uma conceituação. Acervo. Vol. 22, N. 2, p. 77-90, jul.-dez., 2009.

____________.Literafro – Portal de literatura Afro- brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2004. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/inicial.asp>. Acesso em: 09 mar. 2020.

FRANÇA, L. F. de. Desconstrução dos estereótipos negativo do negro em Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e em O menino marron, de Ziraldo. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. V.31, p.111-127, 2008.

IANNI, O. Literatura e consciência. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. N.28, p. 91-99, 1988.

JOVINO, I. Literatura Infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In: SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré. (Org). Literatura Afro-brasileira. Salvador: Centro de estudos afro - orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 1993.

MIGNOLO, W. D. Aiesthesis Decolonial: Artículo de Reflexion. Calle 14:Revista de Investigación en el Campo del Arte. Vol.4,N.4,p.10-25, 2010.

MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília, MEC/SECAD, 2005.

NEGRÃO, E. V. A discriminação racial em livros didáticos e infanto-juvenis. Cadernos de Pesquisa. N. 63, p.86-87, nov.,1987.

OLIVEIRA, L. H. S. de. Das Máscaras Africanas Ao Romance Brasileiro Do Século XX - trajetórias, usos e sentidos do negrismo. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana. Ano VII, n. XIII, Julho/2014. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/155-luiz-henrique-silva-de-oliveira-das-mascaras-africanas-ao-romance-brasileiro-do-seculo-xx>. Acesso em:10 nov. 2019.

OLIVEIRA, M. A. de J.. Negros personagens nas narrativas literárias infanto-juvenis brasileiras: 1979-1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação da UNEB, Salvador, 2003.

OLIVEIRA, K. de. O mar que banha a ilha de Goré. 1. ed. São Paulo: Peirópolis, 2014.

PEREIRA, E. de A.. Panorama da literatura afro-brasileira. Callaloo, John Hopkins University Press. Vol. 18, N. 4, p. 1.035-1.036, nov., 1995.

PEREIRA, L. N. N.. Literatura Negra Infanto-Juvenil: Discursos afro-brasileiros em construção. Interseções.Vol. 18,N. 2, p. 431-457, dez., 2016.

ROSEMBERG, F. Literatura infanto-juvenil e ideologia. São Paulo: Global, 1985.

SEGABINAZI, D. M.; SOUZA, R. J.; MACEDO, J. A.. As Princesas Africanas na Literatura Juvenil: do branqueamento silenciador ao protagonismo questionável. Caderno Seminal Digital .Vol. 27,N.27, p. 203-244, jan.-jul.,2017.

SILVIANO, S.. Uma literatura nos trópicos:ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Perspectiva, 2ªedição, 2000.

SILVA,M.. A Cor da Palavra: literatura infanto-juvenil brasileira e relações étnico-raciais. Cadernos de estudos culturais. Vol. 2, p. 107-132, jul.- dez., 2017.

SILVA, M.; GOMES, S.. Literatura infanto-juvenil brasileira: o ensino básico em São Paulo e as relações étnico-raciais. Leia Escola,.Vol. 16, N. 1, 2016.

SOUZA, F. ; LIMA, M. N.. Literatura Afro-Brasileira. Brasília: Fundação Palmares, 2006.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Barbosa Adão, A. (2020). Literatura Afro-brasileira Infanto-juvenil : Panorama e Discussão. Porto Das Letras, 6(2), 60–78. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9352