A RESISTÊNCIA DA IDENTIDADE NEGRA NO PERÍODO COLONIAL, NA OBRA TUMBU, DE MARCONI LEAL

Auteurs-es

Mots-clés :

Literatura Infantil e Juvenil, Colonialismo, Identidade negra

Résumé

O artigo tem como objetivo analisar a identidade e resistência do personagem negro na obra infantil juvenil Tumbu (2007), de Marconi Leal, obra selecionada pelo PNBE, do ano de 2009, destinada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), atendendo à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de cultura afro nas escolas. O contexto social representado na obra demanda que façamos análise da realidade brasileira no período colonial, quando negros trazidos da África se adaptavam forçosamente à vida escraviza, mas resguardavam sua identidade negra. Assim sendo, consideraremos os percursos do jovem negro em sua jornada pelo Novo Mundo e a violência causada pelo colonizador europeu, além de sua demonstração de resistência perante um mundo muito diferente de sua cultura. Desta forma, ao compreender a presença da imagem do negro e da escravidão na história do livro colabora no entendimento de uma época tão significativa para a construção da cultura brasileira, além de perceber o quanto foi necessário resistir culturalmente no processo de dominação do branco europeu.

Bibliographies de l'auteur-e

Antonio Cesar Gomes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrando em Letras pelo PPGLetras na Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (2012) e graduação em Filosofia pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2015). Atualmente é professor e coordenador pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe. Mora em Sinop estado de Mato Grosso há 19 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura.

Rosana Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva da UNEMAT,(Universidade do Estado do Mato Grosso), campus de Sinop, do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras). Tem experiência na área de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitor, teoria do texto poético, literatura brasileira produzida em Mato Grosso. Integra o grupo Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas; é membro do Grupo de Trabalho ?Leitura e Literatura Infantil e Juvenil? (ANPOLL). Integra o conselho editorial e consultivo da Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018). É membro do Centro de Estudos e Investigações (CEI).

Références

ALVES, Antonio de Castro. Os escravos. São Paulo: Poeteiro, 2014.
BATISTA, Caio da Silva. A escravidão urbana em duas cidades do século XIX: Santo Antônio do Paraibuna e Rio de Janeiro. In: II COLÓQUIO DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL, 2., 2008, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Clio Edições, 2008. v. p. 1-17. Tema: Micro História e os caminhos da História Social. ISBN 978-85-88532-29-8. Disponível em: http://www.ufjf.br/lahes/files/2010/03/c2-a5.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de marco de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BORGES JUNIOR, Carlos; SANTOS, Ildelane Lima dos. Imagens da colonização na América Latina: a relação colonizador/colonizado na narrativa os rios profundos, de José Maria Arguedas. Revista de Letras Norte@mentos. Estudos Literários, Sinop, v. 10, n. 21, p. 25-42, jan./jun. 2017. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/2661. Acesso em: 19 out. 2019.
CÂNDIDO, Antonio. O direito a literatura. In: CÂNDIDO, Antonio. Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CÂNDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
CRESQUI, Candice. O tempo, o personagem, o narrador: Elementos da narrativa na transposição de fatos históricos nas minisséries televisivas Anos rebeldes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33, 2010, Caxias do Sul. Caxias do Sul: [s. n.], 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3143-2.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Cortez, 2017.
FERREIRA, Eliane Ap. Galvão Ribeiro; BULHÕES, Ricardo Magalhães. Leitura e ensino médio: convergência entre cânone literário brasileiro e currículo. In: SOUZA, Renata Junqueira de; LIMA, Elieuza Ap. de (org.). Leitura e cidadania: ações colaborativas e processos formativos. Campinas: Mercado de Letras, 2012, p.185-220.
LEAL, Marconi. Tumbu. São Paulo: Editora 34, 2007. 192 p.
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010: personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Marília, São Paulo, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/91299/lopes_nr_me_mar.pdf Acesso em: 26 out. 2019.
VIEIRA, Pedro Antonio. A Sociedade Portuguesa do século XVI e as raízes da desigualdade social no Brasil. Criciúma, ABPHE, 2018. Disponível em: http://www.abphe.org.br/arquivos/pedro-antonio-vieira_1.pdf Acesso em: 27 out. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-29

Comment citer

Silva, A. C. G. da, & Silva, R. R. da. (2021). A RESISTÊNCIA DA IDENTIDADE NEGRA NO PERÍODO COLONIAL, NA OBRA TUMBU, DE MARCONI LEAL. Porto Das Letras, 7(Especial), 40–50. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11250

Numéro

Rubrique

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política