Literatura e fotografia em Bisa Bia, Bisa Bel

Autores

  • Pedro Afonso Barth UEM
  • Vanessa Ferreira dos Santos Valles Leal UEM

Palavras-chave:

Bisa Bia, Bisa Bel; literatura infantil e juvenil; poética; fotografia.

Resumo

A poética que emana de Bisa Bia, Bisa Bel (1981) ressalta a sua qualidade literária e possibilita múltiplas interpretações: uma delas, objeto de investigação deste artigo, é a consideração de que existe uma linguagem híbrida, resultante da associação entre as artes literária e fotográfica. Destarte, apresentarei de que forma acontece a relação profícua entre literatura e fotografia na obra de Ana Maria Machado (1941). É o leitor/ouvinte que fará a amarração entre essas duas artes. Atualmente, são comuns reflexões sobre a intersecção das artes, o que justifica a escrita deste artigo. Além disso, o elemento fotografia presente em Bisa Bia, Bisa Bel pode servir de atrativo para os leitores contemporâneos que se interessam por tecnologias e preocupam-se com suas imagens nas redes sociais. Tal abordagem atualiza e reconhece o caráter estético-artístico de uma obra da década de oitenta, fomentando as reflexões da literatura juvenil brasileira, que aos poucos se constitui como um campo literário. Ademais, o meu interesse pela fotografia contribuiu para o direcionamento do estudo. A metodologia empregada neste artigo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica de teorias literárias – especificamente, sobre literatura juvenil, poética, imagem e tempo – e postulados filosóficos sobre fotografia.

Biografia do Autor

Pedro Afonso Barth, UEM

Doutorando na Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2016-2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor cuja dissertação foi dedicada à pesquisa de Sagas Fantásticas, especialmente Crônicas de Gelo e Fogo. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). Atualmente, Professor Colaborador da Universidade Estadual de Maringá ministrando as disciplinas de Literatura Infantil e Juvenil, Literatura e Ensino e Narrativa Brasileira. É pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e aluno pesquisador no grupo CNPq "CELLE- Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea, Sagas Fantásticas, Letramento, Multimodalidade, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Literatura Hispano-americana. 

Vanessa Ferreira dos Santos Valles Leal, UEM

Faz graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Concluiu um Programa de Iniciação Científica - PIC, desenvolvendo o projeto intitulado "Espaço e Ambiente na Constituição de Emma Bovary". Participou do grupo Gênese da UEM, com algumas publicações na página virtual O Consoante. Atualmente, realiza pesquisas acerca das representações do vazio na obra de Gonçalo M. Tavares .

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Publicado

2018-01-28

Como Citar

Barth, P. A., & Leal, V. F. dos S. V. (2018). Literatura e fotografia em Bisa Bia, Bisa Bel. Porto Das Letras, 3(2), 96–117. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4518