Reflexões Teóricas sobre as Estratégias de Leitura e Produção de Textos
Schlagworte:
Leitura; produção textual; estratégias.Abstract
Resumo: Este artigo pretende abordar assuntos relacionados à leitura e produção de textos, de forma que se tem como objetivo fazer uma discussão teórica sobre as teorias que envolvem leitura, aquisição e aprendizagem da escrita, algumas estratégias de leitura e de produção textual, além do papel da escola e do professor na formação de leitores e escritores críticos. O tema foi escolhido por existir uma preocupação com o fato de que, mesmo ao final do Ensino Médio muitos estudantes não conseguem colocar no papel todas as suas ideias com coesão e coerência. A metodologia pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, mais precisamente em uma discussão teórica sobre as teorias da aquisição e a aprendizagem da escrita e da leitura, ao passo que não serão feitas análises de cunho prático. Como suporte teórico teremos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), os estudos de Kato (1993), Koch (2005), Antunes (2010) e outros. Nessa conformidade, apresenta-se as seguintes estratégias de leitura: antecipação, seleção, decodificação, inferência e verificação, como também de conhecimentos prévios (PCN’s, 1998). Quanto às estratégias textuais para o desenvolvimento da habilidade da escrita, Koch (2005) expõe: a organização da informação, formulação, referenciação e a de balanceamento do explícito/implícito. Portanto, sem um planejamento prévio, a prática da leitura se torna apenas um cumprimento de uma proposta escolar em que não há uma compreensão adequada. Logo, ao escrever textos sem pensar em estratégias que vão nortear o trabalho, cria-se uma prerrogativa para que o estudante se perca e por conseguinte, não consiga alcançar o objetivo.
Palavras-chave: Leitura; produção textual; estratégias.
Literaturhinweise
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa Brasília. 1998.
FULGÊNCIO, L.; LIBERATO, Y. Como facilitar a leitura. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1998.
KATO, M. A. No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. 4. ed. – São Paulo: Ática, 1993.
KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 5. ed. São Paulo: Pontes Editora, 1997.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção de sentidos. 8. ed. – São Paulo: Contexto, 2005.
LAJOLO, M. et al. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 10 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.
LEAL, F. T.; MELO, K. L. R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. (Org.) Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo horizonte: Autêntica, 2006.
SOARES, M. B. et al. Ensinando comunicação em Língua Portuguesa no 1º grau: sugestões metodológicas 5ª a 8ª séries. Rio de Janeiro: MEC/DEF/UFMG, 1979.
______. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).