PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA PARA O ESTUDO E A APRENDIZAGEM DO ARTIGO CIENTÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873-rsa-ams-mov-ncb

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explicitar uma proposta metodológica para o ensino do gênero textual artigo científico no Ensino Superior. As sugestões aqui descritas são resultados da experiência dos autores que atuam no Ensino Superior, e que ministram disciplinas de leitura e escrita para cursos de licenciatura e bacharelado e tecnológico em três universidades do Brasil: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade de Brasília (UnB). A sistematização de atividades na graduação em torno dos gêneros textuais se justifica em razão da necessidade de os discentes aprenderem a ler e a escrever textos acadêmicos das áreas de especialidade dos cursos superiores. Assim, esperamos auxiliar os professores das disciplinas, uma vez que há poucas iniciativas que possibilitem situações autênticas de interação comunicativa no espaço universitário. Nossa proposta tem como alvo aprimorar a leitura e a escrita, com seleção vocabular e estrutura adequadas ao gênero em estudo, para que os discentes possam aperfeiçoar essas competências, com vistas à produção científica e à submissão de trabalhos em eventos científicos, anais e periódicos.

Biografia do Autor

Rebeka da Silva Aguiar, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora  da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Linguística. Professor de Linguística, Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais  e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Acre, em níveis de Graduação e Pós-Graduação. Pós-doutorado em Linguística Aplicada/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Academia Acreana de Letras = Cadeira nº 01.

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Brasília (UnB). Professora na Universidade Federal de Brasília (UnB).

Neyara Macedo Coelho Barbosa, Universidade de Brasília

Doutoranda na Universidade Federal de Brasília (UnB).

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

Aguiar, R. da S., Melo de Sousa, A., Vilarinho, M. M. de O., & Barbosa, N. M. C. (2022). PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA PARA O ESTUDO E A APRENDIZAGEM DO ARTIGO CIENTÍFICO. Porto Das Letras, 8(2), s22014. https://doi.org/10.20873-rsa-ams-mov-ncb

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