PRÁTICAS DE LINGUAGEM COM ALUNOS SURDOS: LEITURA DE IMAGEM E LEITURA DE TEXTO A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO FÁBULA
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.libras.7Resumo
Apresentamos uma proposta sistematizada de trabalho pedagógico, utilizando o gênero discursivo fábula, A cigarra e a formiga, de Monteiro Lobato (1994). A pesquisa teórico-prática, ocorreu numa escola de educação bilíngue para surdos, no oeste do Paraná-Brasil, cujos encontros de três horas, entre março a julho de 2023, totalizaram 19 encontros. De amostra, quatro alunos surdos que participaram das seguintes etapas: 1) leitura de imagens; 2) leitura do gênero textual; 3) produção de imagens; 4) produção textual; e, 5) revisão e reescrita. Os resultados, correspondem as etapas 1 e 2, analisadas e discutidas a luz do Dialogismo. A interação dialógica construída a partir das imagens e texto, permitiu aos surdos: compreender valores atribuídos pelo autor; desmistificar valores, a partir de termos e conceitos, que nos enunciados, adquirem novos significados; estabelecer relações do texto com vivências cotidianas e conhecimentos prévios, de modo que, nos diálogos, novas avaliações surgiram, sob diferentes perspectivas.
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