Da fala à leitura
variação linguística na leitura em voz alta de estudantes da Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave:
Leitura em voz alta, Variação linguística, Estudantes universitáriosResumo
Estudos sociolinguísticos que investigam a interface entre leitura em voz alta, variação linguística e compreensão leitora apontam que a transposição de traços linguísticos variáveis da fala para a leitura em voz alta de estudantes da educação básica podem sinalizar automaticidade na decodificação e proficiência leitora. A fim de testar essa hipótese na leitura em voz alta de estudantes de nível universitário, este estudo investiga se traços variáveis da fala são transpostos para a leitura em voz alta considerando a interferência do grau de apreciação social dos traços e a ocorrência de correções, repetições, truncamentos e pausas na leitura. O corpus da investigação é formado por 10 entrevistas sociolinguísticas e 50 leituras em voz alta de estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na fala e na leitura foram investigados os fenômenos fonológicos do apagamento do fonema /d/ no segmento /ndo/; desnasalização de ditongo átono final; monotongação de ditongo decrescente; apagamento de /R/ em coda final de palavra; e apagamento de /S/ em coda final de palavra. Na leitura em voz alta foi analisada a produção de construções morfossintáticas como o uso do tempo verbal futuro do pretérito na terceira pessoa do singular e na primeira pessoa do plural; e colocação pronominal proclítica. Os resultados apontam que fenômenos variáveis da fala passam para a leitura em função do grau de apreciação social dos traços, fenômenos variáveis menos marcados/salientes são mais recorrentes na leitura em voz alta, fornecendo pistas do nível de automaticidade na decodificação e proficiência leitora.
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