AS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURRÍCULOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Universidades Federais, Eurocentrismo, Ensino, Literaturas Africanas

Resumo

O presente estudo tem a finalidade em analisar a presença das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nos currículos dos cursos de Letras das universidades federais brasileiras. Para obter os resultados desta pesquisa, a metodologia sustentada será de uma pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, e o seu desenvolvimento será bibliográfico e documental, cuja base será a discussão teórica sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o eurocentrismo e a descolonização curricular, bem como a análise das propostas de ensino do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das 68 Universidades Federais do país. Nesta perspectiva, verificar-se-á a pertinência curricular destas literaturas, comparando as propostas das IES, bem como discutir se eurocentrismo ainda está presente nos currículos das Universidades Federais do país.

Biografia do Autor

Silvio Ruiz Paradiso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e Coordenador do Grupo de Pesquisa LITERÁFRIKA - “Literaturas Africanas, História e Pós-Colonialismo”. 

Andreza Santiago de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Membro do Grupo de Pesquisa LITERÁFRIKA - “Literaturas Africanas, História e Pós-Colonialismo”. 

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

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Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política