AS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURRÍCULOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Universidades Federais, Eurocentrismo, Ensino, Literaturas AfricanasResumo
O presente estudo tem a finalidade em analisar a presença das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nos currículos dos cursos de Letras das universidades federais brasileiras. Para obter os resultados desta pesquisa, a metodologia sustentada será de uma pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, e o seu desenvolvimento será bibliográfico e documental, cuja base será a discussão teórica sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o eurocentrismo e a descolonização curricular, bem como a análise das propostas de ensino do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das 68 Universidades Federais do país. Nesta perspectiva, verificar-se-á a pertinência curricular destas literaturas, comparando as propostas das IES, bem como discutir se eurocentrismo ainda está presente nos currículos das Universidades Federais do país.
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