OS ROTEIROS DE ESTUDO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO NÍVEL LEXICAL DA LÍNGUA

O Ensino do Léxico e vocabulário

Autores

Resumo

O Ensino do Léxico e vocabulário deve ser sempre considerado dentro de contextos, dando destaque à relação entre palavras que são reconhecidas dentro de um processo comunicativo linguístico e, também, extralinguístico. Tendo como base as teorias de Biderman (2000), este trabalho parte da discussão acerca do ensino do Léxico nas aulas de Língua Portuguesa durante adoção do modelo de ensino remoto emergencial, a partir da utilização e produção dos roteiros de estudos, que de acordo com o foco nos objetos do conhecimento aplicados aos alunos cursistas do Ensino Fundamental II, anos finais da Educação Básica. Serão exemplificadas no presente trabalho as teorias de Biderman(2000) que buscam, em um sentido pragmático, mostrar as propostas de como o professor de Língua materna pôde trabalhar com êxito o ensino do vocabulário durante a adoção do modelo de Ensino remoto Emergencial.

 

Palavras- chave: Ensino, Léxico, Vocabulário, Dicionários.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com Direito a Palavra: dicionários em sala de aula. Elaborado por Egon Rangel. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2012. 148 p. (PNLD 2012: Dicionários).

Bezerra, Maria Auxiliadora. Ensino de Vocabulário versus compreensão de textos. Pelotas- Educat. 1999.

Biderman, Maria Tereza Camargo. Fundamentos da Lexicologia. eun: _____. Teoria Linguística: teoria lexical e computacional. Rio de janeiro - São Paulo: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora SA, 1978.

Biderman, Maria Tereza Camargo. Conceito linguístico de palavra. PALAVRA / Dep. de Letras da PUC, Rio de Janeiro, v. temático 1 “A delimitação de unidades lexicais”, p. 81-97, 1999.

BIDERMAN, M. T. C. Aurélio: sinônimo de dicionário? Alfa, São Paulo, 44, p. 27-55, 2000.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Garcia, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1986.

Krieger, Maria da Graça. Tipologias de dicionários: registros de léxico, princípios e tecnologias. In: Calidoscópio. Vol. 4, n. 3, p. 141-147, set/dez, 2006.

Tréville, Marie Claude e Duquette, Lise. (1998). Enseigner le Vocabulaire em Classe de Langue. Paris: Hachette F.L.E.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

da Silva de Melo, A. (2023). OS ROTEIROS DE ESTUDO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISE DAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO NÍVEL LEXICAL DA LÍNGUA: O Ensino do Léxico e vocabulário . Porto Das Letras, 9(Especial), 480 – 490. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17435

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira