TECENDO FIOS PARA UMA CRÍTICA SOBRE AS PERSPECTIVAS DA BNCC FRENTE AO ENSINO DE LITERATURAS

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância do ensino de literaturas e o seu lugar na Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, iniciamos com uma discussão sobre a função dos textos literários durante a formação escolar; posteriormente, contextualizamos o processo de elaboração e homologação da BNCC; e, finalmente, foram apresentadas algumas análises da BNCC em relação ao ensino de literaturas. Concluiu-se que é de fundamental importância a organização curricular no âmbito do ensino de literaturas no Brasil contemporâneo, tendo em vista o potencial literário para a formação crítica, política, cultural e humanística do indivíduo. No entanto, a BNCC explicita grandes falhas nesse compromisso, pois apresenta, como um de seus sustentáculos, a linguagem do empreendedorismo, e favorece uma educação tecnicista. A leitura literária é apresentada através de conceitos intangíveis ou superficiais; a teoria e a crítica literária perdem espaço para a valorização de gêneros textuais diversos, e a relevância política – historicamente transgressora – dos textos literários é ignorada em favor da pura apreciação estética ou da exploração acrítica de diferentes movimentos artísticos e períodos históricos, pavimentando um campo de desvalorização no processo de construção das propostas curriculares.

Palavras-chave: Literaturas; BNCC; Currículo.

Referências

Dados dos autores:

Nome: Emanoel Lima Silva Soares
Maior titulação: Graduando
Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Endereço eletrônico: elss2046@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1213-6779

Nome: Roberta Melo de Andrade Abreu
Maior titulação: Doutorado
Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Endereço eletrônico: robertamabreu@ufrb.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8167-1567

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Lima Silva Soares, E., & Melo de Andrade Abreu, R. (2022). TECENDO FIOS PARA UMA CRÍTICA SOBRE AS PERSPECTIVAS DA BNCC FRENTE AO ENSINO DE LITERATURAS . Porto Das Letras, 8(4), 236–253. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14429