AS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURRÍCULOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Schlagworte:
Universidades Federais, Eurocentrismo, Ensino, Literaturas AfricanasAbstract
O presente estudo tem a finalidade em analisar a presença das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nos currículos dos cursos de Letras das universidades federais brasileiras. Para obter os resultados desta pesquisa, a metodologia sustentada será de uma pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, e o seu desenvolvimento será bibliográfico e documental, cuja base será a discussão teórica sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o eurocentrismo e a descolonização curricular, bem como a análise das propostas de ensino do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das 68 Universidades Federais do país. Nesta perspectiva, verificar-se-á a pertinência curricular destas literaturas, comparando as propostas das IES, bem como discutir se eurocentrismo ainda está presente nos currículos das Universidades Federais do país.
Literaturhinweise
APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
BORDINI, M. da G. A materialidade do sentido e o estatuto da obras literárias em O Senhor Embaixador de Érico Veríssimo. In: ZILBERMAN, R. et al. As pedras e o arco: fontes primárias, teoria e história da literatura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em 09 mar. 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2004.
CAMÕES, L. Os Lusíadas. São Paulo: Abril cultura, 1982.
CANDIDO, A. Iniciação à Literatura Brasileira. Rio de Janeiro, Ouro sobre Azul, 2007.
CRUZ, C. R. Evento Interno UNESP. 2018. Disponível em http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/upload/trabalhos/2018511114650.pdf Acesso em 5 de jul. de 2020.
CRUZ, C. R. “A Formação da Coleção de Autores Africanos”. São Paulo: UNESP, 2018. Disponível em: <http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/upload/trabalhos/2018511114650.pdf>. Acesso em 04 jun. 2020.
CRUZ, C. R.; PEREIRA, M. R.. A Presença das Literaturas Africanas no Brasil: a Formação de um Projeto Literário. Estudos Linguisticos (SÃO PAULO. 1978), v. 46, p. 1190-1200, 2017.
FERREIRA, M. G.; SILVA, J. F. Educação das relações étnico-raciais e as possibilidades de decolonização dos currículos escolares: 10 anos da Lei 10.639/2003. Revista Interface de saberes, Recife, PE, v. 13, n.1, p. 1 – 19, 2013.
FERREIRA, M. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. São Paulo: Editora Ática, 1987.
FONSECA, M. N. S.; MOREIRA, T. T. Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa. In: ______. (Org.). Cadernos CESPUC de Pesquisa – Literaturas africanas de língua portuguesa. 1a.ed. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2007, v. 16, p. 13-72.
GOMES, N. L. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, 2012.
HERNANDES, H. G. Afinal, África é patrimônio de quem? Descolonizar o conhecimento como proposta curricular. In: PAULA, S. M. de; CORREA, S M. de S. (org.). Nossa África: ensino e pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2016. p. 40.
LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Org). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MOORE, C. A. África que incomoda: sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.
MOSER, G.; FERREIRA, M. Bibliografia das literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Lello & editores, 1999.
NASCIMENTO, C. M. do. A literatura africana de expressão portuguesa e a construção da identidade afro-brasileira. Revista eletrônica do ISAT, São Gonçalo – RJ, 2018, v. 11, pp. 1-11.
PADILHA, L. C. “Ambíguo vazio: O Ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”. In: Letras na Universidade. Caderno de Letras; Niterói, n. 1, pp. 46-56, 1990.
PEREIRA, J. M. N. Os estudos africanos no Brasil – Um estudo de caso: o CEAA.
PEREIRA, L. N. N. O Ensino e a Pesquisa sobre África no Brasil e a Lei 10.639. In: Gladys Lechini. (Org.). Los estudios afroamericanos y africanos en America Latina: herencia, presencia e visiones del otro. Buenos Aires: Clacso, 2008. p. 253-276.
SANTILLI, M. A. Ano bissexto, um tempo de saúde para a convivência em português. In: Actas. Lisboa / Coimbra / Porto: Instituto de Cultura Brasileira – Universidade de Lisboa, 1984, pp. 300-307.
SILVA, M. A. da; FONSECA, S. G. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, v. 30, n. 60, p. 13-33, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbh/v30n60/a02v3060.pdf>. Acesso em 01 jul. 2020
SOUZA, J. E. de. Trajetórias das literaturas africanas no Brasil: pensando a questão editorial. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v. 8, p. 1-12, 2011.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Currículo da Habilitação – Graduação. Brasília: UNB, 2016. Disponível em: <https://condoc.unb.br/matriculaweb/graduacao/curso_rel.aspx?cod=1>. Acesso em: 12 jan. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico do Curso Letras. Salvador: UFBA, 2005. Disponível em: <https://alunoweb.ufba.br/SiacWWW/ExibirEmentaPublico.do?cdDisciplina=LETC47&nuPerInicial=20052>. Acesso em 03 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. Chapecó: UFFS, 2010. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccllre/2010-0001>. Acesso em 20 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Letras – licenciatura em Português/Inglês Português/Literatura. DOURADOS – MS: UFGD, 2017. Disponível em: <http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PPC%20Letras%202017.pdf>. Acesso em 08 jan. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Foz do Iguaçu: UNILA, 2020. Disponível em: <https://portal.unila.edu.br/graduacao/letras-espanhol-portugues/arquivos/PPCLEPLEApartirde2018.1.pdf>. Acesso em 20 de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa. Redenção: UNILAB, 2017. Disponível em: <http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/PPC-SEMESTRAL_LETRAS-L%C3%8DNGUA-PORTUGUESA_2018.pdf>. Acesso em 03 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Projeto Político Pedagógico Graduação em Letras – Língua Portuguesa. São Francisco do Conde: UNILAB, 2017. Disponível em: <http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/PPC-Letras-campusdosmales.pdf>. Acesso em 03 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Político Pedagógico de Graduação em Letras. Mamanguape: UFPB, 2011. Disponível em: <https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/201515416093420935986a28fc93f05d/Resoluo_30_2011.pdf>. Acesso em 03 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Português. Maceió: UFAL, 2019. Disponível em: <https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc_2019-letras_portugues.pdf/view>. Acesso em 03 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Alfenas: UNIFAL-MG, 2019. Disponível em: <http://academico.unifal-mg.edu.br/sitecurso/arquivositecurso.php?arquivoId=309>. Acesso em 07 fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa. Campina Grande: UFCG, 2013. Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/~costa/resolucoes/res_16102013.pdf>. Acesso em 04 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO. Projeto Político Pedagógico do Curso Letras Português. Goiás: UFCat, 2011. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/508/o/PPC_Letras_Portugu%C3%Aas.pdf>. Acesso em 05 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Político Pedagógico do Curso Letras Português e Bacharelados. GOIÂNA – GO: UFG, 2011. Disponível em: <https://www.letras.ufg.br/n/92424-letras-portugues-e-bacharelados>. Acesso em 03 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Político Pedagógico do Curso Letras Inglês, Francês, Espanhol. GOIÂNA – GO: UFG, 2012. Disponível em: <https://le.letras.ufg.br/>. Acesso em 03 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ. Projeto Político Pedagógico do Curso Letras. Goiás: UFJ, 2007. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/413/o/Projeto_Pedagogico_2007.pdf>. Acesso em 03 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Juiz de Fora: UFJF, 2020. Disponível em: <https://www.ufjf.br/faclet/files/2013/11/PPC_LicenciaturasLetras_2020.pdf>. Acesso em 03 maio 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Lavras: UFLA, 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1nl-VxVU0Vo3tdPDkAqLvi0BMvWFU7dJo/view>. Acesso em 14 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português. Campo Grande: UFMS, 2014. Disponível em: <https://prograd.ufms.br/files/2017/01/Letras-Port.-CPCX-c%C3%B3d.-1292924.pdf>. Acesso em 25 de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Político Pedagógico do Curso Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Licenciatura. Mato Grosso: UFMT, 2019. Disponível: <http://curso.cua.ufmt.br/letras/file/2019/05/PPC_LETRAS_PORT_LIC_CUA_VERSAO_11versaoconsepe.pdf> Acesso em 20 abr. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Belo Horizonte: UFMG, 2017. Disponível em: <https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/Licenciatura_Projeto%20completo.pdf>. Acesso em 12 de Jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Letras Mariana: UFOP, 2019. Disponível em: <https://ichs.ufop.br/sites/default/files/ichs/files/ppc_letras_portugues_.pdf?m=1581359193>. Acesso em 20 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Letras. Pelotas: UFPel, 2018. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/portugues/files/2018/09/2.2-PPC-do-Curso.pdf>. Acesso em 10 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico de Letras. Recife: UFPE, 2017. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0Bw-DnYa4_XZzVDdNNUZGOUh3dDA/view>. Acesso em 04 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa (licenciatura). Guajará-Mirim: UNIR, 2017. Disponível em: <http://www.letrasguajara.unir.br/uploads/47327670/arquivos/ppc_letras_portugues_guajara_1064761354.pdf> Acesso em 05 fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Boa Vista: UFRR, 2017. Disponível em: <http://www.proeg.ufrr.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=11>. Acesso em 05 fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Letras. Santa Catarina: UFSC, 2018. Disponível em: <https://letrasportugues.paginas.ufsc.br/files/2018/07/LLV7736-Literaturas-Africanas-de-L%C3%Adngua-Portuguesa.pdf>. Acesso em 10 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Pedagógico do Curso Letras. Santa Maria: UFSM, 2020. Disponível em: <https://www.ufsm.br/ementario/disciplinas/ltv1218/>. Acesso em 13 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Letras. São Carlos: UFSCar, 2008. Disponível em: <http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos-1/letras/letras-projeto-pedagogico.pdf>. Acesso em 12 de Jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. Projeto Pedagógico de Curso Letras Licenciatura. Dom Bosco: UFSJ, 2019. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/colet/COLET%202019/PPC%20LETRAS%202020%20-%20Res018Conep2019_PPCLetras_Licenciatura.pdf>. Acesso em 12 de Jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras. Guarulhos: UNIFESP, 2019. Disponível em: <https://www3.unifesp.br/prograd/app/cursos/index.php/prograd/descricao/1610>. Acesso em 13 de Jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. Uberlândia: UFU, 2007. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/letras/wp-content/uploads/2014/08/ppp-letras-ing-fran-port.pdf>. Acesso em 12 de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Cruzeiro do Sul: UFAC, 2017. Disponível em: <http://www2.ufac.br/cel/portugues/documentos/projetos-pedagogicos/ppc-2019.pdf/view>. Acesso em 05 fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto Político Pedagógico de Letras. Fortaleza: UFC, 2005. Disponível em: <https://si3.ufc.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=657461>. Acesso em 04 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Estrutura e Conteúdo da Disciplina. Vitória: UFES, 2016. Disponível em: <http://www.letras.ufes.br/sites/letras.ufes.br/files/field/anexo/let_10542_literaturas_africanas_de_lingua_portuguesa.pdf>. Acesso em 07 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. Disponível em: <http://www.unirio.br/escoladeletras/projetos-pedagogicos-dos-cursos>. Acesso em 07 de abr. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto Pedagógico Curso de Letras. Bacabal: UFMA, 2014. Disponível em: <http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/R7rWU3XUVEaSuiV.pdf>. Acesso em 10 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Santarém: UFOPA, 2014. Disponível em: <http://www2.ufopa.edu.br/ufopa/arquivo/proen-cursos-portarias-ppcs/PPC_Letras%20Portugues_e_Ingles_atualizado_em_01_agosto_2014.pdf/view>. Acesso em 05 fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico de Curso Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura. Bagé: UNIPAMPA, 2019. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/90/5/PPC%20Letras%20Portugu%C3%AAs_Bag%C3%A9.pdf>. Acesso em de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso De Graduação Em Letras – Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola – Licenciatura. Jaguarão: UNIPAMPA, 2017. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/bitstream/riu/4912/1/PPC%20Letras%20Espanhol%20e%20Literatura%20Hisp%C3%A2nica%20Jaguar%C3%A3o>. Acesso em de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura. Jaguarão: UNIPAMPA, 2017. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/bitstream/riu/4914/1/PPC_Letras%20Portugu%C3%AAs%20e%20Literaturas%20de%20L%C3%ADngua%20Portuguesa.pdf>. Acesso em de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas. Jaguarão: UNIPAMPA, 2010. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/123/1/PPC_Letras_Port%20Espanhol_Jaguar%C3%A3o.pdf>. Acesso em de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Bragança: UFPA, 2012. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B0NQBv7PXTejT2FPYnpuY3R5cFU/edit>. Acesso em 05 fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Letras. Curitiba: UFPR, 2007. Disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br/portal/letrasgraduacao/files/2014/08/PROJETO-POLTICOversao-finalissima.pdf>. Acesso em 09 jan 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Político Pedagógico de Letras. Teresina: UFPI, 2019. Disponível em: <https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/cdac/PPCok_Letras_LIBRAS20190712164212.pdf>. Acesso em 04 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Letras-Português/Libras/Inglês. Amargosa: UFRB, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Cursos e seus Desdobramentos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: <https://siga.ufrj.br/sira/repositorio-curriculo/ListaCursos.html>. Acesso em 14 de mar. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político Pedagógico de Letras. Natal: UFRN, 2017. Disponível em: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=118881115>. Acesso em 04 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: <https://www1.ufrgs.br/Graduacao/xInformacoesAcademicas/sumula.php?CodCurriculo=&CodHabilitacao=&sem=2020012&codatividadeensino=3783>. Acesso em 20 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Projeto Pedagógico Curso de Letras. Rio Grande: FURG, 2017. Disponível em: <https://prograd.furg.br/images/PPC-Letras-Portugus.pdf>. Acesso em 9 de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Marabá: UNIFESSPA, 2015. Disponível em: <https://crca.unifesspa.edu.br/images/ppc/30.4---PPCL-2015-Atualizado-via-Recomendacoes-Reparado.pdf>. Acesso em 14 mar. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Tocantins: UFT, 2009. Disponível em: <http://download.uft.edu.br/?d=efbd796e-a8c1-4049-afce-baa3958ae602;1.0:Projeto%20Pedag%C3%B3gico%20do%20curso%20de%20Licenciatura%20em%20Letras%20Portugu%C3%Aas%20e%20Ingl%C3%Aas%20-%202009.pdf>. Acesso em 06 fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto Pedagógico do Curso de Letras. Uberaba: UFTM, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. Diamantina: UFVJM, 2011. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/letras/files/2013/06/PPP-Curso-de-Letras-Portugu%C3%Aas-Ingl%C3%Aas.pdf>. Acesso em 10 de jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Quadro de horários e ementas. Rio de Janeiro: UFF. Disponível em: <https://app.uff.br/graduacao/quadrodehorarios>. Acesso em 10 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa. Tomé-Açu: UFRA, 2018. Disponível em: <http://letrasportugues-ta.ufra.edu.br/images/DocumentosTCC/PPC-de-Letras-2018_3_REVISO-DEFINITIVA---Agosto-2018---Novembro-2019-1.pdf>. Acesso em 07 mar. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico de Letras/LÍNGUA PORTUGUESA – EAD. Recife: UFRPE, 2019. Disponível em: <http://www.ead.ufrpe.br/sites/www.ead.ufrpe.br/files/Documentos/Letras%20EAD_PPC_2019-vers%C3%A3o%20final-17set-2019%20atualizado.pdf> Acesso em 04 de fev. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. Seropédica: UFRRJ, 2008. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/grad/letras/files/2020/03/EMENT%C3%81RIO-LITERATURAS.pdf>. Acesso em 10 jan. 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português e suas respectivas Literaturas. Caraúbas: UFERSA, 2016. Disponível em: https://letrasportuguescaraubas.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/122/2020/03/UFERSA-PPC-Letras.Portugu%C3%AAs-Cara%C3%BAbas-15.10.2016-para-cadastro-eMEC-1.pdf> Acesso em 04 de fev. 2020
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Projeto Pedagógico do Curso Letras. Curitiba: UTFPR, 2015. Disponível em: <http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-licenciatura-em-letras-ingles/documentos/projeto-pedagogico-do-curso-de-licenciatura-em-letras-ingles/pcc-letras-ingles.pdf/view>. Acesso em 12 jan. 2020
VEIGA NETO, A. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002. p.7.
VIEIRA, Fábio Amorim; SILVA, Mariana Heck. Alguns pressupostos para o ensino de História das Áfricas. In: Fábio Feltrin de Souza, Claudia Mortari. (Org.). Histórias africanas e afro-brasileiras: ensino, questões e perspectivas. 1ed. Tubarão: Copiart, 2016, v. 2, p. 93-111.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).