Uma análise sociorretórica de conclusões de dissertações de mestrado escritas por pesquisadores da cultura (inter)disciplinar em História e Letras

Autores

Resumo

Este estudo objetiva analisar as práticas discursivas e os movimentos retóricos de seções de conclusões de dissertações de mestrado escritas por pesquisadores/as iniciantes da área disciplinar em História e Letras da Feclesc/UECE. Na perspectiva retórico-analítica das poucas pesquisas realizadas sobre dissertações e teses, focando nas seções de introdução e discussão (DUDLEY-EVANS, 1986, 1994) e a macroestrutura de conclusões de teses (BUNTON, 2005; ARAÚJO, 1996, 2006) à luz da sociorretórica de John Swales (1990, 2004). Ancoramo-nos, metodologicamente, em uma retórica contrastiva (CARVALHO, 2005), visando aplicar o modelo retórico de Araújo (2006) para conclusões de teses, e, ainda fazer uma leitura crítica dos modelos de Buntun (2005) para conclusões de teses, Nwogu (1997) e Costa (2015) para artigos da área da Medicina, enfim, o modelo de Paiva e Duarte (2017, 2018c) para artigos de graduados em Letras, no sentido de descrever e analisar a configuração retórica de 10 conclusões oriundas de dissertações da área de História e Letras, evidenciando as práticas discursivas recorrentes desses pesquisadores na produção escrita do gênero dissertação de mestrado na cultura do saber (inter)disciplinar.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Primeira Escrita - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras. É Revisor ad hoc da Revista Reflexão e Ação do do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016).

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

de Oliveira Paiva, F. J. (2019). Uma análise sociorretórica de conclusões de dissertações de mestrado escritas por pesquisadores da cultura (inter)disciplinar em História e Letras. Porto Das Letras, 5(2), 136–161. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/6584

Edição

Seção

ESTUDOS DA LINGUAGEM