Mestrados profissionais na área da comunicação: Notas sobre o design de projetos e critérios para avaliação

Auteurs-es

  • Márcio Carneiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a1pt

Mots-clés :

Comunicação

Résumé

Descreve-se um conjunto de orientações para o design e avaliação de projetos desenvolvidos para mestrados profissionais, a partir da experiência do caso do programa da Universidade Federal do Maranhão, o primeiro do tipo na região da Amazônia brasileira. Partindo das especificações do documento de área da CAPES para a área da Comunicação e Informação e dos conceitos da Design Science, o trabalho reflete também os dez anos de experiência do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias na área da pesquisa aplicada, com abordagem interdisciplinar e criação de soluções de software para apoio ao trabalho dos pesquisadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Professor dos programas de Design Acadêmico e Comunicação Profissional da UFMA. Coordenador do LABCOM. E-mail: mcszen@gmail.com.

Références

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área Comunicação e Informação 2017-2020. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/COMUNICACAO.pdf . Acessado em 15 de janeiro de 2020.

LABCOM. Site official do Laboratório de Convergência de Midias – LABCOM. Disponível em : www.labcomdata.com.br . Acessado em 15/01/2020.

MARCH, S.; SMITH, G. Design and natural science research on information technology. Decision Support Systems, v. 15, p. 251-266, 1995.

SANTOS, M. C. Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção – Como big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo. LABCOM Digital. São Luís, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BwblN2uXiXNjQnNMOFFUQjc2enM/view . Acessado em 21/07/2017.

SANTOS, M.C. Pesquisa Aplicada em Comunicação. O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra. Revista Comunicação e Inovação. Vol. 19, Nº 41. Pags. 18-33. Disponível em: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/viewFile/5469/2550 . Acessado em 15/01/2020.

Publié-e

2020-01-03

Comment citer

SANTOS, Márcio Carneiro dos. Mestrados profissionais na área da comunicação: Notas sobre o design de projetos e critérios para avaliação. Observatoire Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. a1pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9869. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.