DIAGNOSTIC TOOL FOR WHATSAPP USE IN ORGANIZATIONAL ENVIRONMENTS

Autores

  • Márcio Carneiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Miguel Dias Abdalla Universidade Federal do Maranhão
  • Protásio Cézar dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a6en

Palavras-chave:

Organizational Communication, Contemporaneity, Digital Information and Communication Technologies

Resumo

We present an excerpt of work in progress, whose objective is to develop a diagnostic tool for using WhatsApp in organizational environments. The project, oriented towards facing real situations, characterizes the initiative as applied research. The solution involves a data collection instrument, form categorization and an algorithm for basic exploratory analysis of group conversations identified among participants. Based on a theoretical framework that points to the changes resulting from digitalizing information circulation. The test application taking place at SEBRAE-MA, has shown effectiveness in identifying specific problems, thus enabling proposals regarding mitigation initiatives and better use.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Permanent Professor in the Professional Master in Communication program. Doctorate in Intelligence Technologies and Digital Design at PUC-SP. AdjucntProfessor IV. E-mail: marcio.carneiro@ufma.br

Miguel Dias Abdalla , Universidade Federal do Maranhão

Bachelor’s degree in Social Communication with a focus on Public Relations and a Master’s in Communication. E-mail: miguel@ideiapropaganda.com

 

Protásio Cézar dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Permanent Professor in the Professional Master in Communication program. Doctorate in Environmental Sciences. Professor Associado IV. E-mail: pcsftslz@gmail.com

 

Referências

ALVES, Paulo. Whatsapp supera facebook e se torna app mais popular do mundo. Techtudo, 2019. Disponível em http//www.techtudo.com.br/notícias/2019/01/whasapp-supera-facebook-e-e-o aplicativo-mais-popular-do-mundo.ghtml. Acesso em: 29 jan. 2019.

BRASIL.Senado Federal. Mais de 80% dos brasileiros acreditam que redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas. 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/publicacaodatasenado?id=mais-de 80-dos-brasileiros-acreditam-que-redes-sociais-influenciam-muito-a-opiniao-das-pessoas, no final de 2019. Acesso em: 22 ago.2020.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare, 2017.

CALLON, Michel. Por uma nova abordagem da ciência, da inovação e do mercado: o papel das redes sociotécnicas. In: PARENTE, André. Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010.

CORRÊA, Elizabeth Saad. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. In: KUNSCH, MargaridaM. Krohling (org). Comunicação organizacional: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. v.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

HELENA, Denise. Como funciona whatsapp, o famoso sistema de mensagem instantânea. 2013. Disponível em: https://br.wwwhatsnew.com/2013/07/como-funciona-whatsapp-o-famoso-sistema-de-mensagem-instantanea/. Acesso em: 21 ago.2020.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 6.ed.rev., São Paulo: Summus, 2016.

MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2.ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O que é Whatsapp Business? Veja dicas para o app comercial de mensagens.2019. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2019/11/o-que-e-whatsapp-business-veja-dicas-para-o-app-comercial-de-mensagens.ghtml. Acesso em: 22 ago. 2020.

SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade (Org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

SANTOS, Márcio Carneiro dos; ABDALLA , Miguel Dias; SANTOS, Protásio Cézar dos. DIAGNOSTIC TOOL FOR WHATSAPP USE IN ORGANIZATIONAL ENVIRONMENTS. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 3, p. a6en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a6en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13690. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)