ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA: um estudo etnográfico
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a12ptMots-clés :
Mídia; Biopoder; CorpoRésumé
Este artigo apresenta resultados de estudo com clientes de supermercado e alunos de academia de ginástica. Buscou-se saber se o cotidiano desses indivíduos (aqui chamados de “público”) contempla elementos do conteúdo midiático sobre saúde e bem-estar. Na perspectiva deste estudo, esse conteúdo é compatível com o biopoder, técnica de poder que busca criar corpos economicamente ativos. A pesquisa usou observação participante. Foi realizada em Santa Catarina, Estado do Sul do Brasil reconhecido pelos altos índices de desenvolvimento humano e qualidade de vida. O manuscrito conclui que, entre o público, elementos do conteúdo midiático aparecem em práticas diárias que resultam em um tipo de corpo eficiente, ou economicamente ativo.
Téléchargements
Références
BERTOLINI, Jeferson. O biopoder no discurso da mídia. Florianópolis. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.
DEFLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da Comunicação de massa; tradução de Otávio Alves Velho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber; tradução de Maria Thereza da Costa e J. A. Guilhon Albuquerque. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012
______. Microfísica do poder; tradução de Roberto Machado. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015
HABERMAS, Jüngen. Comunicação, opinião pública e poder. In: COHN, Gabriel. Comunicação e indústria cultural. 4. ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1978
RESTREPO, Eduardo. Técnicas etnográficas. In: Especialización en Métodos y Técnicas de Investigación en Ciencias Sociales. Fucla, 2010
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.