RETRATO DOS MEDIA LABS: um framework para criação de laboratórios de mídia universitários no Brasil

Autores

  • Maria José Baldessar UFSC
  • Larissa Gaspar Coelho Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a1pt

Palavras-chave:

media lab, laboratório de mídia, inovação em mídia, framework, ecossistema de inovação

Resumo

Este artigo defende a ideia de que laboratórios de mídia, os media labs, podem ser a solução para conectar ecossistemas de inovação - uma vez que atuam como espaços de experimentação sob a perspectiva das Humanidades Digitais. Por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória e entrevistas semiestruturadas com representantes de laboratórios de mídia brasileiros, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância dos media labs para promover a educação e conexão de setores tecnológicos. O principal resultado da pesquisa é a proposição de um framework conceitual que retrata os elementos físicos, humanos e organizacionais necessários para a criação de um media lab.

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Biografia do Autor

Maria José Baldessar, UFSC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa ?Geografias da Comunicação?, da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência ? certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão, entre eles o www. www.cotidiano.ufsc.br.

Larissa Gaspar Coelho Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), dedicou grande parte da graduação na área de jornalismo online multimídia, participando do projeto de extensão Cotidiano UFSC para experimentação de novos formatos em jornalismo online. Como Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu a grande reportagem online com características multimídia "Pedacitos de Valpo", que conquistou o 2º lugar na 1ª Exposição de Pesquisa Experimental em Jornalismo UFSC. Atuou como jornalista em veículos de comunicação e mais recentemente na área de comunicação institucional e marketing. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) e pós-graduanda do MBA Gestão da Inovação na Comunicação Digital da Faculdade CESUSC.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

BALDESSAR, Maria José; PINTO, Larissa Gaspar Coelho. RETRATO DOS MEDIA LABS: um framework para criação de laboratórios de mídia universitários no Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 4, p. a1pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12313. Acesso em: 5 nov. 2024.