The commendable man: an anthropological experience of self-slimming based on health TV journalism
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a9enPalavras-chave:
Food, Body, TV, BiopowerResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre alimentação, tema em voga no jornalismo de TV no Brasil. O autor deste trabalho seguiu dicas do programa Bem Estar, da Rede Globo, e emagreceu 25 kg em quatro meses. Durante o emagrecimento, anotou sensações que teve e reações dos outros. Este trabalho considera que, ao ensinar os segredos da alimentação, a TV propaga a ideia de corpo magro como modelo a seguir. O trabalho usa participação observante, técnica etnográfica na qual o pesquisador não só observa o fenômeno como também participa dele (no caso, mudanças no próprio corpo). O manuscrito usa técnica interdisciplinar para associar temas da Antropologia à Comunicação Social. Conclui que a mensagem televisiva em favor da magreza transforma aquele que emagrece em homem elogiável.
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