Narrativas do tempo presente no jornalismo de revista: um olhar sobre a cobertura da América Latina em 45 anos da Revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p192Palavras-chave:
América Latina, Revista Veja., Memória, RepresentaçãoResumo
Veja é a revista de maior circulação no Brasil e uma das quatro de maior circulação no mundo, portanto, desempenha um importante papel na construção de representações quanto aos assuntos e temáticas que aborda. Em setembro de 2013, a revista completou 45 anos, marco histórico para o jornalismo brasileiro. Ao longo dessas mais de quatro décadas, Veja ajudou a construir não só Brasil, mas também a construir e difundir memórias sobre outros povos, outras nações, outras culturas. Entre esses vários “outros” estão os países da América Latina que, não raro, foram destaque de capa na revista ao longo desse período. Ao abordar temáticas ligadas aos países da América Latina, a revista contribui para o reforço a certas memórias, a representações referentes a esses países. A pesquisa teve como objetivo analisar a construção das representações sobre a América Latina realizadas por Veja ao longo de seus 45 anos de história. Como procedimento metodológico, foi utilizada a Análise de Conteúdo.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma única história, 2009. Disponível em:
http://www.osurbanitas.org/osurbanitas9/Chimamanda_Adichie.pdf
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977
BARBOSA, Alexandre. A solidão da América Latina na grande imprensa. Cenários da Comunicação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 21-29, 2007.
BOMFIM, Ivan Elizeu. Latinidade: a América Latina pelas páginas de Veja e Carta Capital. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. Disponível em: . Acesso em: 17/04/2013.
DEFLEUR, Melvin L; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
MENDONÇA, K. Assentamentos da memória: (re)construções de memória discursiva na revista Veja. Recife, Unicap, 2004.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.
PALACIOS, Marcos. Convergência e memória: jornalismo, contexto e história, MATRIZes, Ano 4, n.1, jul./dez. 2010, p. 37-50
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François et. al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
RODRIGO ALSINA, Miquel. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia da ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 63, p. 237-289, 2002.
SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. São Paulo: Contexto, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.