DA PAUTA AO PLAY: relato de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de newsgames

Autores

  • Carlos Marciano UNIFEBE/ Professor - UFSC/Pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a3pt

Palavras-chave:

newsgames; pesquisa aplicada, jornalismo

Resumo

Os newsgames ganham cada vez mais espaço como uma nova linguagem do jornalismo, levando a informação através da ludicidade dos jogos. Nesse sentido, estimular o desenvolvimento dessa ferramenta torna-se crucial. Este artigo deriva da tese de doutorado que utilizou-se da pesquisa aplicada para estabelecer uma metodologia para desenvolvimento de newsgames. Assim, é apresentada aqui uma síntese do trabalho, ressaltando o conceito chave do Game Design Document para Newsgames (GDDN), além do planejamento e desenvolvimento dos jogos jornalísticos em uma oficina realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que uniu profissionais do mercado de trabalho, estudantes de graduação e pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Marciano, UNIFEBE/ Professor - UFSC/Pesquisador

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Posjor/UFSC). Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC), do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do grupo Educação, Comunicação e Mídias no Programa de Pós-Graduação em Educação (Edumídia – PPGE/UFSC). Atua como produtor de conteúdo na Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. É professor no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. carlosnmarciano@gmail.com.

Referências

BOGOST, Ian; FERRARI, Simon; SCHWEIZER, Bobby. Newsgames Journalism at Play. ed. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2010

FRASCA, Gonzalo. Simulation versus Narrative: Introduction to Ludology, 2003. In: Wolf, Mark J. P; Perron, Bernard. The Video Game Theory Reader. New York: Routledge, 2003, pp. 221-235. Disponível em: < https://goo.gl/NwXmsN > Acesso em: 28 de mar. 2021.

LAGE, Nilson. Ideologia e Técnica da Notícia. 3. ed. Florianópolis: Insular/UFSC, 2001.

MARCIANO, Carlos Nascimento. Da pauta ao play: proposta metodológica para o planejamento e desenvolvimento de newsgames. Tese (Doutorado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p.434, 2020.

MCGONIGAL, Jane. A Realidade em Jogo. Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Disponível em: < https://goo.gl/Jn3duj > Acesso em: 21 de mar. 2021.

ROGERS, Scott. Level up: the guide to great video game design. United Kingdom: John Wiley & Sons, 2014.

SICART, Miguel. newsgames: Theory and Design. International Conference on Entertainment Computing. Pittsburgh, 2008.

TREANOR, Mike; MATEAS, Michael. newsgame: Procedural Rhetoric Meets Political Cartoons. Brunel University, London, 2009. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/255590174_Newsgames_Procedural_Rhetoric_meets_Political_Cartoons > Acesso em: 3 de mar. 2021.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

MARCIANO, Carlos. DA PAUTA AO PLAY: relato de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de newsgames. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 3, p. a3pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a3pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12070. Acesso em: 5 nov. 2024.