DA PAUTA AO PLAY: relato de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de newsgames
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a3ptPalavras-chave:
newsgames; pesquisa aplicada, jornalismoResumo
Os newsgames ganham cada vez mais espaço como uma nova linguagem do jornalismo, levando a informação através da ludicidade dos jogos. Nesse sentido, estimular o desenvolvimento dessa ferramenta torna-se crucial. Este artigo deriva da tese de doutorado que utilizou-se da pesquisa aplicada para estabelecer uma metodologia para desenvolvimento de newsgames. Assim, é apresentada aqui uma síntese do trabalho, ressaltando o conceito chave do Game Design Document para Newsgames (GDDN), além do planejamento e desenvolvimento dos jogos jornalísticos em uma oficina realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que uniu profissionais do mercado de trabalho, estudantes de graduação e pós-graduação.
Downloads
Referências
BOGOST, Ian; FERRARI, Simon; SCHWEIZER, Bobby. Newsgames Journalism at Play. ed. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2010
FRASCA, Gonzalo. Simulation versus Narrative: Introduction to Ludology, 2003. In: Wolf, Mark J. P; Perron, Bernard. The Video Game Theory Reader. New York: Routledge, 2003, pp. 221-235. Disponível em: < https://goo.gl/NwXmsN > Acesso em: 28 de mar. 2021.
LAGE, Nilson. Ideologia e Técnica da Notícia. 3. ed. Florianópolis: Insular/UFSC, 2001.
MARCIANO, Carlos Nascimento. Da pauta ao play: proposta metodológica para o planejamento e desenvolvimento de newsgames. Tese (Doutorado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p.434, 2020.
MCGONIGAL, Jane. A Realidade em Jogo. Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Disponível em: < https://goo.gl/Jn3duj > Acesso em: 21 de mar. 2021.
ROGERS, Scott. Level up: the guide to great video game design. United Kingdom: John Wiley & Sons, 2014.
SICART, Miguel. newsgames: Theory and Design. International Conference on Entertainment Computing. Pittsburgh, 2008.
TREANOR, Mike; MATEAS, Michael. newsgame: Procedural Rhetoric Meets Political Cartoons. Brunel University, London, 2009. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/255590174_Newsgames_Procedural_Rhetoric_meets_Political_Cartoons > Acesso em: 3 de mar. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.