JORNALISMO DIGITAL: Pesquisa multifacetada no desenvolvimento de didáticas e processos de produção
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a13ptPalavras-chave:
Jornalismo digital; pesquisa aplicada; multiplataforma; inteligência artificialResumo
internet é a principal fonte de notícias dos brasileiros, o smartphone o aparelho preferido de acesso a elas e as redes sociais superaram a televisão como meio jornalístico hegemônico. O jornalismo fragmentado no ciberespaço demanda novas narrativas, formatos de veículos, processos de produção e distribuição. Os algoritmos e sistemas da inteligência artificial (IA) já desempenham muitas tarefas, a profissão se reconfigura e o ensino do jornalismo digital precisa acompanhar as transformações. Este artigo propõe a pesquisa aplicada multifacetada como forma de desenvolver narrativas, aparatos, sistemas de gerenciamento de produção e didáticas capazes acompanhar as evoluções tecnológicas e formar jornalistas aptos à pesquisa e ao trabalho em ambientes mutantes.
Downloads
Referências
AALST, Will.; HEE, Kees. Workflow Management: Models, methods and systems. Eindhoven University of Technology: Eindhoven, 2000.
ADJUST GLOBAL APP TRENDS. Global Benchmarks Report, 2019. Adjust, 2019. Disponível em: <https://www.adjust.com/resources/ebooks/adjust-global-app-trends-report-2019/?utm_source=Mobile%20Marketing%20Magazine&utm_medium=CS&utm_campaign=UK_App%20Trends%202019&utm_channel=1>. Acesso em: 20 mar. 2021.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac – Revista de Educação Profissional. Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p. 49-67, maio/ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2021.
BARCELLOS, Zanei; MASSANEIRO, Gabriel; SIMÃO, Luciano; SATIN, Larissa; ALVES, Verônica. Jornalismo das Coisas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0342-1.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2020.
BARCELLOS, Zanei; SILVA, Thalita Alves. Mapeamento do workflow do processo de produção de notícias multimídias para o jornal digital Campus Multiplataforma. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43. 2020, Parintins (remoto). Anais do 43º Congresso de Ciências Da Comunicação: 2020, eletrônico. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0533-1.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2021.
BARCELLOS, Zanei.; GONZATTO, Rodrigo.; BOZZA, Gabriel. Jornalismo em segunda tela: webjornal produzido com dispositivos móveis em redação virtual. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 3, n. 2, 15, dez. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/296706266_Jornalismo_em_segunda_tela_Webjornal_produzido_com_dispositivos_moveis_em_redacao_virtual>. Acesso em: 24 abr. 2020.
BIVENS, Reena Kim. The internet, mobile phones and blogging: how new media are transforming traditional journalism. Journalism Practice, v. 2, n.1, p. 113-129, 2008.
BRUNS, A. Gatewatching: collaborative online news production. New York: Peter Lang Publishing, 2009.
BUCHER, Taina. Want to be on the top? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New Media & Society, v. 14, n. 7, p. 1164-1180, 2012.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação, economia, sociedade e cultura, v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y poder. Madri: Alianza, 2012.
CETIC.BR - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC domicílios - Indivíduos 2019. 2020. Disponível em: <https://cetic.br/pt/tics/domicilios/2019/individuos/>. Acesso em: 27, mai. 2020.
CHAPMAN, Owen; SAWCHUK, Kim. Research-Creation: Intervention, Analysis and Family Resemblances. Canadian Journal of Communication, v. 37, p. 5-26, 2012.
DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. Beyond journalism: Theorizing the transformation of journalism. Journalism, v. 19, n. 2, p. 165–181, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1464884916688550>. Acesso em: 14, jul. 2020.
DEUZE, Mark; YESHUA, Daphna. Online journalists face new ethical dilemmas. Lessons from the Netherlands. Journal of Mass Media Ethics, v. 16, n. 4, p. 273-292, 2001.
DIAKOPOULOS, Nicholas (a). Automating the news. Cambridge: Harvard University Press, 2109. Edição do Kindle.
DIAKOPOULOS, Nicholas (b). Inteligência artificial no jornalismo. Digi Labour, setembro, 2019. Disponível em: <https://digilabour.com.br/2019/09/20/inteligencia-artificial-no-jornalismo-entrevista-com-diakopoulos/>. Acesso em: 28, jun. 2020.
FGV-EAESP – Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo. 31ª Pesquisa Anual do Uso da TI nas Empresas 2020. 2020. Disponível em: <https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/u68/fgvcia2020pesti-ppt.pdf>. Acesso em: 20, jul. 2020.
FLEURY, Maria Tereza Leme.; WERLANG, Sérgio. Pesquisa Aplicada – Conceitos e abordagens. In: Anuário de Pesquisa GVPesquisa 2016-2017. São Paulo: GVPesquisa, 2017. p.10-17. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/apgvpesquisa/issue/view/4030/1982>. Acesso em: 1 mar. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. Nova York: Continuum International Publishing Group, 1993.
FREIRE, Paulo. The politics of education: culture, power and liberation. Boston: Bergin & Garvey Publishers, 1985.
FREIRE, Paulo. Education for Critical Consciousness. New York: Continuum International Publishing Group, 1974.
GALLOWAY, Scott. Os quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google – O segredo do gigantes da internet. São Paulo: HSM, 2017.
GEORGE, A. L.; BENNETT, A. Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. Cambridge: Mit Press, 2005.
GIBSON, William. Neuromancer. Londres: Harper Collins, 1984.
GOOGLE MARKETING PLATAFORM. Google Analytcs. Disponível em: <https://marketingplatform.google.com/intl/pt-BR_br/about/analytics/>. Acesso em: 1º, jun. 2020.
HANSEN, Mark; ROCA-SALES, Meritxell; KEEGAN, John; KING, George. Artificial intelligence: practise and implications for journalism. In: BROWN TOW CENTER FOR DIGITAL JOURNALISM - INSTITUTE FOR MEDIA INNOVATION, 2017 pdf. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Meritxell_Roca-Sales/publication/320988850_Artificial_Intelligence_Practice_and_Implications_for_Journalism/links/5a05d35c4585157013a35e45/Artificial-Intelligence-Practice-and-Implications-for-Journalism.pdf?origin=publication_detail>. Acesso em: 28 jun. 2020.
HOLTON, Avery E.; LEWIS, Seth C.; CODDINGTON, Mark. Interacting with audiences: Journalistic role conceptions, reciprocity, and perceptions about participation. Journalism Studies, v. 17, n. 7, p. 849-859, 2016.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KUENG, Lucy. Going digital: a roadmap for organisational transformation. Oxford: The Reuters Institute for The Study of Journalism, 2107.
LATZER, Michael; HOLLNBUNCHNER, Katharina; JUST, Natascha; SAURWEIN, Florian. The economics of algorithmic selection on the Internet. Working Paper – Media Change & Innovation Division, vol. 7, n. 1, p. 3-33, 2014. Disponível em: <http://www.mediachange.ch/media/pdf/publications/Economics_of_algorithmic_selection_WP_.pdf>. Acesso: 7, mai. 2021.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LINS, Arline. Aplicativos móveis: novas maneiras de produzir e distribuir notícia. In: SILVA Fernando Firmino da. (Org). Transmutações no jornalismo. EDUEPB: 2016, p. 45-72. Disponível em: <http://www.uepb.edu.br/download/ebooks/Transmutacoes-no-Jornalismo.pdf>. Acesso em: 24, mai. 2020.
LIVINGSTON, Sonia. The challenge of changing audiences: or, what is the audience researcher to do in the age of the Internet? European Journal of Communication, v. 19, n. 1, p. 75-86, 2004.
MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MICROSOFT. The future computed: artificial intelligence and it’s role in society. Redmont: 2018.
PARISER, Eli. O filtro invisível. O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM – Digital News Report 2020. Reuters Institute, University of Oxford: 2020 Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2020-06/DNR_2020_FINAL.pdf>. Acesso em: 24, jun. 2020.
SALAVERRÍA, R. Redacción periodística en Internet. Espanha: Editora Eunsa. 2005.
SCOLARI, Carlos A. Transmidia sotorytelling: más allá de la ficción. Hipermidiaciones, 10 abril 2011. Disponível em: https://hipermediaciones.com/2011/04/10/transmedia-storytelling-mas-alla-de-la-ficcion. Acesso em 12, mai. 2019.
STAKE, R. E. The art of case study research. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1995.
TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1980.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
TRAQUINA, Nelson. Jornalismo Cívico: reforma ou revolução? In: TRAQUINA, Nelson; MESQUITA, Mário (Eds.). Jornalismo Cívico. Lisboa: Livros Horizonte, 2003. p. 9-17
WE ARE SOCIAL. Digital 2020 april global statshotl. 2020. Disponível em: <https://wearesocial-net.s3.amazonaws.com/uk/wp-content/uploads/sites/2/2020/04/03-Device-Time-Increase-Overall-DataReportal-20200422-Digital-2020-April-Global-Statshot-Report-Slide-9.png> Acesso em 24, mai. 2020.
WESTLUND, O. Mobile news: areview and model of journalism in an age of mobile media. In: Digital Journalism. v. 1, n. 1, 2013. p. 6-26.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.