WEB SCRAPING AND DATA SCIENCE IN APPLIED RESEARCH IN COMMUNICATION: a study on online reviews

Autores

  • Marcello Tenorio de Farias Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Brasilina Passarelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a1en

Palavras-chave:

Online Evaluation, Data Scraping, Web scraping, Data Science

Resumo

With the spread of access and use of information through the web and social networks, information retrieval in large volumes of data has become unfeasible by manual methods. In this applied study, the contribution of the development and use of a prototype tool for automatic data scraping from online evaluations made on Google Maps – Discovery Stars – was reported. The retrieved data allowed us to investigate how these assessments can have the potential to influence the behavior of the platform's users. Among the results, it was observed that the reading and posting of reviews impact the formation of opinion and motivations of Google Maps users.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Tenorio de Farias, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Especialista em Gestão de Marketing e Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (E. Professor na Universidade São Judas Tadeu. cello.farias@hotmail.com.

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na University of Brighton (Inglaterra). Possui estudos de Pós- Doutorado na University of Texas at Austin e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente permanente do PPGCOM e PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). aangeluci@gmail.com.

Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo

Professora Titular pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e Diretora (2021-2024). Coordenadora Científica do NACE Escola do Futuro - USP. Vice-Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA. Doutora em Comunicação pela ECA/USP com período sanduíche na Michigan State University. Realizou estudos de pós- doutorado na Universidad Carlos III de Madrid. Foi Diretora de Marketing para a Educação da Apple Computer Brasil. linapassarelli2@gmail.com.

Referências

ANGELUCI, A. C. B.; ROSA, B. B.; PASSARELLI, B. Podcasts sobre Covid-19: o projeto# MDDFcontraocorona. Comunicação & Educação, v. 25, n. 1, p. 186-199, 2020.

CASTELLS, M. The impact of the internet on society: a global perspective, 2015. Disponível em: https://http://www.bbvaopenmind.com/en/article/the-impact-of-the-internet-on-society-aglobal-perspective/?fullscreen=true. Acesso em: fev. 2021

SANTOS, M. C. Métodos digitais e a memória acessada por APIs: Desenvolvimento de ferramenta para extração de dados de portais jornalísticos a partir da WayBack Machine. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 23-41, 8 dez. 2015.

SANTOS, M. C. Pesquisa Aplicada em Comunicação - O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra. Comunicação & Inovação, v. 19, n. 41, 2018.

FACELI, K., LORENA, A. C., GAMA, J., e CARVALHO, A. (2011). Inteligência artificial: Uma abordagem de aprendizado de máquina. Livros Técnicos e Científicos.

GLASER, B.G.; STRAUSS, A.L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine de Gruyter; 1967.

HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes: São Paulo, ano 5, n. 2, p. 53-91, jan./jun. 2012.

KERCKHOVE, D. Ética de transparência na era do Big Data. Comunicação, Cultura e Mídias Sociais. São Paulo, 2016.

KOZINETS, R. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

PASSARELLI, Brasilina–Interfaces Digitais na Educação:@ lucin [ações] consentidas. São Paulo: Escola do Futuro da USP, 2007.

PASSARELLI, B.; ANGELUCI, A. C. B. Conectividade contínua e acesso móvel à informação digital: jovens brasileiros em perspectiva. Informação & Sociedade, v. 28, n. 2, 2018.

PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, A. H.; ANGELUCI, A. C. B. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. Matrizes, v. 8, n. 1, p. 159-178, 2014.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

TENORIO DE FARIAS, Marcello; ANGELUCI, Alan César Belo; PASSARELLI, Brasilina. WEB SCRAPING AND DATA SCIENCE IN APPLIED RESEARCH IN COMMUNICATION: a study on online reviews. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 3, p. a1en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a1en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/13683. Acesso em: 22 dez. 2024.