(MULTI)LETRAMENTOS, CIBERCULTURA E CULTURAS MIDIÁTICAS REGIONAIS

Palavras-chave: jornalismo regional, editorial

Resumo

A Revista Observatório apresenta seu quinto número de 2018, com capa produzida pelo colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo dois dossiês especiais! O primeiro, intitulado (MULTI)LETRAMENTOS, FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS NA CIBERCULTURA, foi organizado pelos colegas Dra. Obdália Santana Ferraz Silva e Dra. Úrsula Cunha Anecleto, ambas da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e tem o objetivo de socializar as pesquisas sobre diversidade de práticas de letramentos que se desenvolvem na sociedade contemporânea. O segundo, intitulado MÍDIA, MEMÓRIA E CULTURA REGIONAL, foi organizado pelos colegas Dra. Karina W. Janz e Dr. Sérgio Luiz Gadini ambos do Grupo de Pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e  tem como foco a memória e a cultura regional em face da (oni)presença das produções midiáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: bedaferraz@hotmail.com.

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente no Mestrado em Estudos Linguísticos (PGEL/UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB). Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Sociedade e Produção de Conhecimento (LINSP/UEFS). E-mail: ursula.cunha@hotmail.com.

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos  e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Curso de Jornalismo e no Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR) e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: karinajw@gmail.com.

Sérgio Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-doutorando pela Universidad Complutense (Espanha), Doutor em Comunicação, jornalista, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e-m: slgadini@uepg.br.

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

AGUIAR, Sonia. Territórios do Jornalismo: geografias da mídia local e regional no Brasil. Petrópolis: Vozes; PUC-RJ, 2016.

AGUILAR, C. Y.; GUNTHER, A. F. CINEMA E FOLKCOMMUNICATIONS: uma análise baseada no filme "Coco”. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 331-347, 1 ago. 2018.

ANECLETO, ÚRSULA C. AMBIENTE MOODLE E AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL: experiência com gênero emergente fórum de discussão. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 182-205, 1 ago. 2018.

ARAPIRACA, M. DE A.; BELTRÃO, L. M. F.; OLIVEIRA, J. V. DOS S. AULAS DE PORTUGUÊS NA ERA DIGITAL: que dizem certos alunos?. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 116-148, 1 ago. 2018.

BARBOSA, Z. M. ESVAZIAMENTO DO SUJEITO PELO DISCURSO: mídia e a prática do esquecimento. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 434-460, 1 ago. 2018.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: Umesp, 2004.

BERALDO, K. A.; MAURICIO, N. M. M.; RODRIGUES, W. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS: uma análise a partir dos documentos institucionais. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 849-881, 1 ago. 2018.

BODNAR, R.; SCHWERTNER, M. R. UM OLHAR CANETTIANO SOBRE O UNIVERSO FAMILIAR E SOCIAL. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 634-647, 1 ago. 2018.

BRISOLARA, V. S.; ROCHA, B. H. R. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO FACEBOOK: escrita da (pós)verdade?. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 648-672, 1 ago. 2018.

COSTA, L. P. DA S. OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 149-181, 1 ago. 2018.

DRIGO, M. O.; EISINGER, R. B. ESTRATÉGIAS PARA DECODIFICAR FOTOGRAFIAS ADVINDAS DE TEORIAS FLUSSERIANAS: um exercício com fotorretrato criado por Richard Avedon. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 695-715, 1 ago. 2018.

FREITAS, V. A. DE L.; SANTOS, E. C. DOS. PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO QUILOMBOLA: uma perspectiva social, crítica e discursiva da linguagem. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 69-94, 1 ago. 2018.

GADINI, S. MÍDIA E CULTURA REGIONAL NAS PESQUISAS EM JORNALISMO: Um retrato da tematização e análise do agendamento cultural nos estudos realizados na UEPG entre 2010 e 2015. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 413-433, 1 ago. 2018.

GOMES JUNIOR, J. DA S. IMAGINÁRIOS, REPRESENTAÇÕES E AMAZÔNIA:análise da construção de sentidos nos discursivos das ONGs Greenpeace e WWF. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 597-633, 1 ago. 2018.

GONZÁLEZ, C. ÁVILA; COVARRUBIAS CORONA, J. D. HIPERCONECTIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 716-749, 1 ago. 2018.

JACKS, Nilda. Mídia nativa: indústria cultural e cultura regional. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 1998.

KPOHOLO, S. F. F.; FREITAS, M. T. DE A. O CINEMA AFRICANO TECENDO REDES EDUCATIVAS E DE SUJEITOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MUNICIPALIDADE DE JUIZ DE FORA. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 557-578, 1 ago. 2018.

LIMA, M. ÉRICA DE O. (RE) PENSAR A CULTURA: subvenção da mídia regional e da identidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 396-412, 1 ago. 2018.

______. Comunicação local/regional. In: GADINI; Sergio Luiz; WOITOWICZ, Karina Janz (orgs.). Noções básicas de folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa/PR: Editora UEPG, 2007.

LIMA, M. M. B.; MOTA, R. G. O JULGAMENTO DO HABEAS CORPUS 126.292/SP PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SOB A ÓPTICA DO PENSAMENTO DE NEIL MACCORMICK SOBRE ARGUMENTAÇÃO DA DECISÃO JUDICIAL. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 750-787, 1 ago. 2018.

LIMA, Maria Erica de Oliveira. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.

MARTINS, J. L. PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 882-899, 1 ago. 2018.

MEDEIROS, A. L.; TROMBINI DUARTE, M. M. MODELO DE APURAÇÃO DE CUSTOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 813-848, 1 ago. 2018.

MIZGA, L. S.; TROVÃO, S. S. CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS: A Categoria Refugiado no Telejornalismo Brasileiro. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 512-535, 1 ago. 2018.

PEREZ, C. ESTÉTICAS DO CONSUMO A PARTIR DO ECOSSISTEMA PUBLICITÁRIO. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 788-812, 1 ago. 2018.

PERUZZO, Cicília. Mídia local e regional: aspectos e tendências. Revista Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, ano 26, n. 43, p.67-84, 2005. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/8637.

PURIFICAÇÃO, M. M.; COSTA, L. J. D. DA; PESSOA, M. T. R.; SANTANA, M. L. DA S. O ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 579-596, 1 ago. 2018.

ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M.; SOUSA, J. L. DOS S.; SOUSA, G. R. DE. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018.

ROSA, T. M. O.; SILVA, L. H. O. DA; SILVA, E. DA. EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: sentidos e interações nos espaços de formação. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 487-511, 1 ago. 2018.

ROSADO, J. DOS R. NOVAS FORMAS DE SER E DE ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE: o enlace entre aprendizagem e tecnologia digital em uma perspectiva sócio-dígito-inclusiva. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 923-928, 1 ago. 2018.

SACRAMENTO, I.; MENDES, E. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA NA BAHIA: reflexões sobre o mesmo tema?. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 95-115, 1 ago. 2018.

SANTOS, A. A. C.; NEIVA, I. C. APRENDER COM O SOFRIMENTO. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 936-940, 1 ago. 2018.

SANTOS, A. D. DOS; BARREIROS, P. N. POESIA AUDIOVISUAL: protagonismo criativo nas mídias digitais. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 263-303, 1 ago. 2018.

SANTOS, E.; MARTINS, V. CIBERVÍDEOS E MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇAO ONLINE. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 231-262, 1 ago. 2018.

SANTOS, J. S. DOS; DA SILVA, E. P.; PEREIRA, I. A. C. BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS DO USO DE EQUIPAMENTOS CELULARES EM SALA DE AULA. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 536-556, 1 ago. 2018.

SILVA, A. B. DA. A CANTORIA DE IMPROVISO NAS ONDAS DO RÁDIO: Novos locutores, novos públicos, variados formatos. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 461-486, 1 ago. 2018.

SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J. O APLICATIVO WHATSAPP EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DE LETRAMENTO DIGITAL: Possibilidades e desafios. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 45-68, 1 ago. 2018.

SILVA, G. C. REPRESENTAÇÕES DE EXPRESSÕES POÉTICAS DO CANDOMBLÉ NA TV BAHIA. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 348-372, 1 ago. 2018.

SILVA, O. S. F.; SANTOS, S. P. N. DOS. AÇÕES PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS DE MULTILETRAMENTOS DIGITAIS: desafios ao docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 304-330, 1 ago. 2018.

TOMÉ, J. M. S. APRENDER A DESAPRENDER PARA UMA APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA: um olhar epistemológico. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 900-922, 1 ago. 2018.

TORRES, V. G. A. JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 929-935, 1 ago. 2018.

VILAS BOAS, F. S. DE O.; MUNIZ, D. M. S. ENTRE TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS: a formação do professor-leitor. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 206-230, 1 ago. 2018.

WOITOWICZ, K. J.; SCHMITT, E. DISCURSO ANTICOMUNISTA: Apropriações e construções do jornalismo do interior de Santa Catarina e Paraná em 1964. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 373-395, 1 ago. 2018.

Publicado
2018-08-01
Como Citar
SILVA, O. S. F.; ANECLETO, ÚRSULA C.; WOITOWICZ, K. J.; GADINI, S.; MORAES, N. R. DE; PORTO JUNIOR, F. G. R. (MULTI)LETRAMENTOS, CIBERCULTURA E CULTURAS MIDIÁTICAS REGIONAIS. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 27-44, 1 ago. 2018.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>