UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335

Palavras-chave:

educação

Resumo

O presente trabalho objetiva avaliar a eficiência do software PhET como recurso facilitador da aprendizagem da Química em uma escola de Grajaú/MA, em especial, do conteúdo sobre Estudo dos Gases. A pesquisa foi desenvolvida numa escola estadual, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que foram divididos entre dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). A coleta de dados foi feita por meio de questionários com perguntas fechadas e abertas para os alunos, sendo que o questionário diagnóstico era composto por duas partes. A partir das respostas dos questionários constatamos que 95% dos alunos afirmaram desejar que as aulas de Química fossem ministradas de forma diferente, com aulas práticas, recursos tecnológicos e mais dinamismo, por exemplo.

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Biografia do Autor

Ionara Nayana Gomes Passos, Universidade Federal do Maranhão

Professora  do Curso de Licenciatura em Ciências Naturas/Química em regime de Dedicação exclusiva. Tutora do Programa de Educação Tutorial da UFMA. Possui Doutorado em Biotecnologia em recursos naturais (área: Química) pelo programa Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO , mestrado em Química (área: Físico-Química) e graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química da UFMA - Campus Grajaú. E-mail: ionara.passos@gmail.com. 

José Luis dos Santos Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, graduado em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, pós-graduado em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL e ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: SUPERVISÃO ESCOLAR pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, pós-graduado em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA pela Faculdade de Teologia Hokemãh - FATEH e pós-graduado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Educação.  Trabalhou como professor na rede municipal de ensino no período de 2009 a 2011, professor-tutor no Curso de Pedagogia na FACINTER, como professor e coordenador de TCC no curso de Pedagogia no IESPIMA,  foi professor na escola técnica EQTEI, Psicopedagogo na Secretaria Municipal de Educação-SEDUC em Grajaú/MA, trabalhou como Professor de Fundamentos da Educação na Universidade Federal do Maranhão - UFMA e professor no programa federal PARFOR. Atualmente trabalha como professor da Educação Especial do município de Grajaú/MA e Professor dos cursos de pós-graduação do Instituto Nordeste de Ensino Superior e Pós-graduação-INESPO.

Sandro Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Atualmente é aluno do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú, sendo bolsista do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI). Possui experiência na área da Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, softwares educacionais e simuladores. Na área de informática atua especialmente nos seguintes temas: automação residencial, arduino e baixo custo. E-mail: sandro_ferreira_sousa@hotmail.com. 

Romário Cardoso Leal, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é doutorando em Química pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência na área da Química, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação de triglicerídeos, biodiesel, biossensor amperométrico, transesterificação e obtenção de éteres a partir do glicerol. E-mail: romario_leal@hotmail.com. 

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

GOMES PASSOS, Ionara Nayana; SOUSA, José Luis dos Santos; SOUSA, Sandro Ferreira de; LEAL, Romário Cardoso. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 3, p. 335–365, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4626. Acesso em: 1 maio. 2024.

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