PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise integradora da complexidade e ecoformação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a27ptPalavras-chave:
Educação Ambiental, Complexidade, ecoformação, SustentabilidadeResumo
Este artigo analisa como a abordagem da complexidade de Edgar Morin e a ecoformação de Gaston Pineau podem promover uma educação ambiental que reconheça a diversidade, a interdependência e a incerteza do mundo, contribuindo para uma formação humana integral em relação ao ambiente. A pesquisa é baseada em uma revisão sistemática de artigos sobre o tema. Tendo em vista as políticas públicas de educação ambiental no Brasil, identifica-se as contribuições teóricas de Morin e Pineau para o tema. Depois, seleciona-se pesquisas que permitem avaliar a inserção dos dois teóricos no contexto da educação ambiental no Brasil. Conclui-se que a abordagem da complexidade e da ecoformação na educação ambiental pode desempenhar um papel cada vez mais relevante na construção de um futuro sustentável para todos. Destaca-se a necessidade de mais pesquisas que explorem essas perspectivas e avaliem a eficácia das estratégias de ensino baseadas nelas.
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