PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise integradora da complexidade e ecoformação

Autores

  • Joel Haroldo Baade Universidade Alto Vale do Rio do Peixe https://orcid.org/0000-0001-7353-6648
  • Pâmela Ribeiro Froguel Universidade Alto Vale do Rio do Peixe https://orcid.org/0009-0002-0310-4596
  • Luciano Froguel Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Jussara Aparecida Jombra Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Ramón Garrote Jurado Universidade de Boras

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a27pt

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Complexidade, ecoformação, Sustentabilidade

Resumo

Este artigo analisa como a abordagem da complexidade de Edgar Morin e a ecoformação de Gaston Pineau podem promover uma educação ambiental que reconheça a diversidade, a interdependência e a incerteza do mundo, contribuindo para uma formação humana integral em relação ao ambiente. A pesquisa é baseada em uma revisão sistemática de artigos sobre o tema. Tendo em vista as políticas públicas de educação ambiental no Brasil, identifica-se as contribuições teóricas de Morin e Pineau para o tema. Depois, seleciona-se pesquisas que permitem avaliar a inserção dos dois teóricos no contexto da educação ambiental no Brasil. Conclui-se que a abordagem da complexidade e da ecoformação na educação ambiental pode desempenhar um papel cada vez mais relevante na construção de um futuro sustentável para todos. Destaca-se a necessidade de mais pesquisas que explorem essas perspectivas e avaliem a eficácia das estratégias de ensino baseadas nelas.

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Biografia do Autor

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor. Docente e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade eProfisisonal em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Pâmela Ribeiro Froguel, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe –UNIARP. Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Luciano Froguel, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe –UNIARP. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Jussara Aparecida Jombra, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Secretaria Municipal de Educação de Caçador.

Ramón Garrote Jurado, Universidade de Boras

Doutor Professor Sênior da Faculdade de Biblioteconomia, Informação, Educação e TI, da Universidade de Boras, Suécia.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

BAADE, Joel Haroldo; FROGUEL, Pâmela Ribeiro; FROGUEL, Luciano; JOMBRA, Jussara Aparecida; JURADO, Ramón Garrote. PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise integradora da complexidade e ecoformação. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a27, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a27pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19053. Acesso em: 1 abr. 2025.