ICMS EDUCACIONAL E POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY DE REGULAÇÃO POR RESULTADOS E CONTROLE NOS ESTADOS DAS AMAZÔNIAS BRASILEIRA

Autores

  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins
  • Ítalo Bruno Paiva Gonçalves Secretaria de Estado da Educação do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-4285-1669
  • Celestina Maria Pereira de Souza Secretaria de Estado da Educação do Tocantins
  • Diogo Teixeira de Castro Silva Secretaria Municipal de Educação de Palmas https://orcid.org/0009-0008-8812-4564

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a22pt

Palavras-chave:

accountability; ICMS e/na educação; amazônidas.

Resumo

O estudo tem por objetivo discutir a respeito dos dispositivos da accountability presentes nas leis e decretos referentes ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) Educacional dos estados da região norte do Brasil/amazônias (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). A pesquisa documental e a revisão bibliográfica revelam que a centralidade da política na grande maioria dos estados nortistas, é com o resultado do desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala, o que configura as ações do Estado Avaliador, marcadas por mecanismos de regulação que forjam novas relações de poder e controle pelo Estado por meio de programas e políticas educacionais.  Conclui-se que são necessários sistemas avaliativos democráticos e transparentes, portanto, alternativos aos interesses do capital, sem perder de vista a essência da escola em propiciar os meios necessários para acessar o saber científico.

 

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Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Doutora e Mestre em Educação. Professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programas de Pós Graduação em Educação: Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA/Rede Educanorte. Membro do NDE Pedagogia. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação do PGEDA. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Vice-Presidente da Anpae-Região Norte. Filiada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (PET PedPalmas). Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO), representando a UFT. lagaresrose@gmail.com

https://orcid.org/0000-0003-2959-5573

Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônia PGEDA/Rede Educanorte (UFT), Mestre em Educação (UFT, 2022). Graduado em História (UFG, 2009) e Professor da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins desde 2010. Membro do grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE). Filiado a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Tocantins (CEEI-TO) e do Fórum Estadual de Educação (FEE-TO). italobpg@gmail.com.  https://orcid.org/0000-0002-4285-1669.

Celestina Maria Pereira de Souza, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (UFT).  Professora da Rede Estadual de Educação do Tocantins. Membro do grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE). Filiado a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). celestinasouza@seduc.to.gov.br     https://orcid.org/0000-0002-3674-5560

Diogo Teixeira de Castro Silva, Secretaria Municipal de Educação de Palmas

Mestrando em Educação (PPGE/UFT). Graduado em Pedagogia (UFT/CUP, 2013). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação em Palmas - TO desde 2014. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE). Integrante da Pesquisa em Rede: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização. Pesquisador da Rede ColaborAção Tocantins/Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação (PRISME). Associado a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). diogotcs@gmail.com

https://orcid.org/0009-0008-8812-4564

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

LAGARES, Rosilene; PAIVA GONÇALVES, Ítalo Bruno; MARIA PEREIRA DE SOUZA, Celestina; TEIXEIRA DE CASTRO SILVA, Diogo. ICMS EDUCACIONAL E POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY DE REGULAÇÃO POR RESULTADOS E CONTROLE NOS ESTADOS DAS AMAZÔNIAS BRASILEIRA. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a22, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a22pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20388. Acesso em: 1 abr. 2025.