JUEGOS DIGITALES MULTIMODALES Y RPG: Experiencias en el desarrollo de la conciencia ambiental a partir de recursos educativos lúdicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p201

Palabras clave:

Juegos digitales, Multimodalidad, Role-playing games, Prácticas pedagógicas

Resumen

Este trabajo presenta o desarrollo y aplicación de un juego digital multimodal y de un RPG na motivación y compromiso de alumnos para el uso sostenible del agua y de los recursos hídricos. El proyecto involucró a alumnos de los años finales de la Enseñanza Fundamental y Enseñanza Media de una escuela privada y de una escuela pública de la región del Valle del Río de los Sinos. Los resultados obtenidos demuestran que el aprendizaje a partir de la práctica pedagógica aplicada involucrando dispositivos móviles, así como las interacciones en el juego digital multimodal, mejoraron la comprensión de los alumnos en su propia conciencia ambiental, estimulando la colaboración y ayudando en la comprensión de conceptos clave que Involucra el tema.

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Biografía del autor/a

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do Mestrado Profissional em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora -  DT-nivel 2 do CNPq.E-mail: deboranice@feevale.br

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

Norberto Khun Junior, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Industria Criativa da Universidade Feevale. Pesquisador nas áreas de ambientes midiáticos-digitais e processos de sociabilidade. E-mail: nkjunior@feevale.br. 

 

Citas

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Publicado

2018-06-29

Cómo citar

FERRARI BARBOSA, Débora Nice; MARTINS, Rosemari Lorenz; JUNIOR, Norberto Khun. JUEGOS DIGITALES MULTIMODALES Y RPG: Experiencias en el desarrollo de la conciencia ambiental a partir de recursos educativos lúdicos. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 201–228, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p201. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4069. Acesso em: 22 jul. 2024.