TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: em favor de uma formação transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p301

Palavras-chave:

paradigma, transdisciplinaridade, tecnologias da informação e comunicação

Resumo

O artigo em questão aborda a transição do paradigma tradicional para o paradigma emergente, enfocando a educação e sua relação com as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Por meio de uma revisão bibliográfica, busca refletir acerca da importância desses meios interativos no processo educativo e sua influência numa formação transdisciplinar. Ainda, aponta a necessidade da escola se conectar com essas novas tecnologias, tão presentes na vida dos alunos, e por vezes alijada do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Ribeiro Gomes Sommer, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Educação Física (UEG), especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior (CEULP/ULBRA); em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (FAR) e em Dança e Consciência Corporal (Gama Filho). É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantin s (UFT). E-mail: marcia.edf@hotmail.com.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: mjpinho@uft.edu.br. 

Referências

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da informação, v. 29, n. 2, p. 7-15, 2000.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Revista Motrivivência, ano XXII, n. 34, junho/2010.

BRITO, Carmem Lúcia Chaves. Consciência corporal: repensando a educação física. Rio de Janeiro: Sprint. 1996.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1982.

CREMA, Roberto. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. São Paulo: Summus, 1989.

LIBERALI, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. 2ª ed rev ampl, Florianópolis: Postmix, 2011, 206p.

LAZARTE, Leonardo. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 43-51, 2000.

MIRANDA, Guilhermina Lobato et al. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 3, p. 41-50, 2007.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

_______________________. Transdisciplinaridade, criatividade e educação. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006.

RODRIGUES, G. S. S. C.; COLESANTI, MT de M. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade e natureza, v. 20, n. 1, p. 51-66, 2008.

TEODORO, António. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003 – (Coleção Prospectiva, V. 9).

Publicado

2017-08-01

Como Citar

SOMMER, Márcia Regina Ribeiro Gomes; DE PINHO, Maria José. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: em favor de uma formação transdisciplinar. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 301–320, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p301. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3539. Acesso em: 22 dez. 2024.