EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias

Palavras-chave: EaD

Resumo

O dossiê especial “Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas” reúne um conjunto de pesquisas e estudos de cunho interdisciplinar, embora mantendo um eixo comum de abordagem nas interfaces entre educação e tecnologias digitais no espectro do Ensino a Distância (EaD). As tecnologias da informação e comunicação acrescentaram novas diretrizes à educação, alterando processos de ensino e tornando cada vez mais dinâmicas as atividades de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os artigos trazem múltiplas dimensões e enfoques, considerando as tecnologias não apenas como método/recurso de ensino, mas também como conteúdo/objeto de ensino. Referem-se, sobretudo, a estudos que descrevem, discutem e refletem experiências do uso social e pedagógico das tecnologias/ferramentas de comunicação e interação no âmbito da EaD, bem como aspectos conceituais da tecnologia como linguagem/conteúdo na consubstanciação de uma pedagogia a distância inovadora e crítica. Nesse sentido, esse recorte temático pretende, assim, contribuir para reflexões teórico-práticas em torno da educação mediada por tecnologias, bem como destacar os desafios que se colocam em relação aos papeis e às práticas dos sujeitos envolvidos no processo. Além disso, a perspectiva abrangente, transdisciplinar e crítica dos artigos, articulam saberes e práticas que ajudam a consolidar conhecimento sobre a educação a distância, área que tende a ganhar cada vez mais espaço na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mestre em gestão da qualidade (UNICAMP), graduada em administração (PUC-Goiás). Professora do curso de administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: suzanagilioli@yahoo.com.br.

Marluce Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (PUC/Go). Mestre em Ciências da Comunicação (USP); especialista em Gestão da Comunicação (USP) e Graduada em Jornalismo (UFG). Professora adjunta do curso de Jornalismo da UFT; Professora do Mestrado Profissional em Educação (UFT); coordenadora do grupo de pesquisa CNPq Comunicação, Sociedade e Meio ambiente; vice-coordenadora do PPPGE/UFT e coordinadora do NUJOR. marluce@uft.edu.br.

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Publicado
2019-05-01
Como Citar
NUNES, S. G. DA C.; ZACARIOTTI, M.; MORAES, N. R. DE; PORTO JUNIOR, F. G. R. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 25-32, 1 maio 2019.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>