COMO É POSSÍVEL AS UNIVERSIDADES ACOMPANHAREM AS INOVAÇÕES NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO?

Autores

  • Paulo Eduardo Lins Cajazeira Universidade Federal do Cariri
  • Thiago Pedro Malkowski Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p692

Palavras-chave:

Telejornalismo, Jornalismo, Comunicação

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa desenvolvida a nível de mestrado e busca apresentar propostas de atividades que promovam o aprendizado do fazer telejornalismo visto o contexto atual das inovações tecnológicas e não tecnológicas realizadas no telejornalismo brasileiro. Parte-se do pressuposto que as inovações estão ocorrendo de forma cada vez mais acelerada e que as universidades necessitam ampliar as possibilidades de ensino para que os futuros jornalistas cheguem ao mercado de trabalho com amplo conhecimento prático e teórico, não só técnico, mas dos processos de produção de imagens que são alterados constantemente por consequência das inovações.

 

PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo; inovação; academia; produção; imagem.

 

 

ABSTRACT

This article is part of a research developed at the masters level and seeks to present proposals of activities that promote the learning of telejournalism, considering the current context of technological and non - technological innovations carried out in Brazilian television journalism. It is assumed that innovations are occurring in an increasingly accelerated way and that universities need to expand the possibilities of teaching so that future journalists reach the labor market with a broad practical and theoretical knowledge, not only technical but of the processes Images that are constantly altered as a result of innovations.

 

KEYWORDS: Telejournalism; innovation; academia; production; image.

 

 

RESUMEN

Este artículo es parte de una investigación desarrollada a nivel de maestría y busca presentar propuestas de actividades que promueven el aprendizaje de las noticias de televisión ya que el contexto actual de las innovaciones tecnológicas y no tecnológicas realizadas en el periodismo de la televisión brasileña. Esto es en el supuesto de que las innovaciones se están produciendo cada vez más acelerado camino y que las universidades necesidad de ampliar las posibilidades de educación para los futuros periodistas que llegan al mercado de trabajo con un amplio conocimiento teórico y práctico, no sólo técnico, sino los procesos producción de imágenes que cambian constantemente como resultado de las innovaciones.

 

PALABRAS CLAVE: Periodismo television; de innovación; de salud, de producción, de imagen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Lins Cajazeira, Universidade Federal do Cariri

Pos-doutorado em Ciencias da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Portugal. Doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em comunicação e linguagens e graduado em Comunicacao Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor na Universidade Federal do Cariri. E-mail: paulo.cajazeira@ufca.edu.br.

Thiago Pedro Malkowski, Universidade Federal do Cariri

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: thiagomalkowski@gmail.com. E-mail: thiagomalkowski@gmail.com.

Referências

BARROS, Marcello Guimarães. História das Telecomunicações. Maceió: Edições Catavento, 2006.

BRASIL, Antonio; EMERIM, Cárlida. Por um modelo de análise para os telejornais universitários.Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico metodológicos, 2011.

CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. (Orgs.). Jornalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: Livros LabCom, 2015.

CAREY, James W.. Communication as culture: essays on media and society. New York: Routledge, 2009.

CORREIA, Paulo Cruz. Inovação como ponto de referência para a atual empresa competitiva. RACRE - Revista de Administração, Esp. Sto. do Pinhal- SP, v.14, n. 18, jan./dez, 2014.

DALCOMUNI, Sônia Maria. Nanotecnologia, inovação e economia: interpelações fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Texto elaborado para apresentação no IV seminário internacional “Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente”, São Paulo. Mimeo, 2005.

DOSI, G. The nature of the innovative process. In:_______. Technical change and economic theory. London: Printer Publish, 1988.

HYERLE, D.. Thinking Maps: Visual Tools for Activating Habits of Mind. In: COSTA, Arthur L. KALLICK, Bena. Learning and leading with habite of mind: 16 essential characteristics for sucess. Alexandria: Association for Supervision and Corriculum Development, 2009. p. 149-174.

JOHNSON, Mark; , George Lakoff. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980. 276 p.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KOULOPOULOS, Thomas. Inovação com resultado: o olhar além do óbvio. São Paulo: Editora Gente/Editora SECAC São Paulo, 2011.

LEOPOLDSEDER, Hannes. Ten indications of an emerging computer culture. In: DRUCKREY, T (ed.) Ars Eletronica: Facing the future. A survey os two decades. Cambridge. Mit Press. 1999, p.67-68.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação. 7 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

MEDITSCH, Eduardo. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v.1, n.1, p.41-62, abr./jul. 2007.

NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

RIGONATTO, Marcelo. Progressão Geométrica. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/progressao-geometrica.htm>. Acesso em: 20 de mar. de 2017.

RUIZ, Roberto. O Telefone, uma das mais simples e fabulosas criações do engenho humano. Celta Editora e Publicidade, 1973. Edição comemorativa do 50o aniversário de fundação da Companhia Telefônica Brasileira.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura; São Paulo: Paulus, 2003.

___________, Lucia. Novos desafios da comunicação. Lumina - Facom/UFJF, Juiz de Fora, v.4, n.1, p.1-10, jan/jun 2001.

SUBTIL, Filipa. Tecnologia, economia e política: o telégrafo como antecessor da Internet. Estudos em Comunicação, Lisboa, v.15, Esp. p.25-40, Maio de 2014.

TOURINHO, Carlos Alberto Moreira. Inovação no Telejornalismo: O que você vai ver a seguir. Vitória: EspaçoLivros, 2009. 306p.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-01

Como Citar

LINS CAJAZEIRA, Paulo Eduardo; MALKOWSKI, Thiago Pedro. COMO É POSSÍVEL AS UNIVERSIDADES ACOMPANHAREM AS INOVAÇÕES NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO?. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 692–711, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p692. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3495. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.