ENTRE SUJEITO E PERSONAGEM: a morte de Roberto Bolaños e a vida de Chespirito

Autores

  • Vanessa Matos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Victor Pereira Albergaria Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p624

Palavras-chave:

Morte, Morrer, Roberto Bolaños, Chespirito, Cobertura de mídia, Televisão

Resumo

Esta pesquisa consiste no estudo de caso entre as coberturas da morte do ator mexicano Roberto Gómez Bolaños, o “Chespirito”, feitas pelo canal FOROtv, pertencente ao conglomerado de mídias mexicano Televisa, e pelo Sistema Brasileiro de Televisão. O aspecto cultural merece especial destaque e, por meio da problematização das distinções existentes entre a morte (substantivo) e o morrer (verbo), o presente estudo demonstra que as coberturas da mídia nestes casos se fazem a partir da relevância da personagem para a identidade do público. Conclui-se, por meio do estudo de caso, que ocorreu o ofuscamento do sujeito (Roberto Bolaños) em detrimento da personagem (Chespirito). A cobertura sobre o morrer de Chespirito serviu, na verdade, para reafirmar sua vida e presença na mídia.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Morte; Morrer; Roberto Bolaños; Chespirito; Cobertura de mídia; Televisão.

 

 

ABSTRACT

This research is the case study of the coverage of the death of Mexican actor Roberto Gómez Bolaños "Chespirito" made by FOROtv, news channel belonging to the Mexican media conglomerate Televisa, and the Sistema Brasileiro de Televisão. The cultural aspect deserves special attention, and through the questioning of existing distinctions between death (noun) and the die (verb), this study shows that media coverage in these cases are made from the importance of the character to the identity of the public. So, through the case study, the conclusion is that ocurred the obscuring of the subject (Roberto Bolaños) at the expense of the character (Chespirito). The coverage of the death of Chespirito served actually to reaffirm his life and presence in the media.

 

KEYWORDS: Death; Dying; Roberto Bolaños; Chespirito; Media coverage; Television.

 

 

RESUMEN

Esta investigación es el estudio de caso de la cobertura de la muerte del actor mexicano Chespirito, el "Power Board", realizado por el canal FOROtv perteneciente al conglomerado de medios Televisa de México, y el Sistema Brasileño de Televisión. El aspecto cultural merece una atención especial y, a través de preguntas de las diferencias existentes entre la muerte (sustantivo) y la matriz (verbo), este estudio muestra que la cobertura de los medios de comunicación en estos casos se hace de la importancia del carácter de la identidad el público. En conclusión, a través del estudio de caso, que se oscurece el sujeto (Roberto Bolaños) a expensas de carácter (Chespirito). La cobertura de la muerte de Chespirito sirve en realidad para reafirmar su vida y su presencia en los medios de comunicación.

 

PALABRAS CLAVE: Muerte; morir; Roberto Bolaños; Chespirito; la cobertura de los medios de comunicación; Televisión.

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Biografia do Autor

Vanessa Matos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, mestrado em Comunicação Midiática e doutorado em Educação Escolar, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com atuação também no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE). E-mail: vanmatos.santos@gmail.com.

Victor Pereira Albergaria, Universidade Federal de Uberlândia

Jornalista graduado no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: victorperalberg@gmail.com.

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

SANTOS, Vanessa Matos; ALBERGARIA, Victor Pereira. ENTRE SUJEITO E PERSONAGEM: a morte de Roberto Bolaños e a vida de Chespirito. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 624–650, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p624. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3385. Acesso em: 3 jul. 2024.