O USO DO CONCEITO DE QUEDA LIVRE COMO MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR A NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a05ptPalavras-chave:
Queda Livre, Gravidade, NaturezaResumo
Este trabalho apresenta o relato sobre a metodologia empregada no sentido de melhorar o entendimento do conteúdo de Física do Ensino Médio referente a Queda Livre. Por meio de experimentos de simples montagem e que possibilitaram realizar medidas da grandeza tempo de queda de uma esfera de aço foi possível fortalecer a compreensão do conceito em voga (queda livre). Foram distribuídos aleatoriamente cinco cronômetros entre os discentes, que registraram o tempo de queda da esfera repetindo 16 vezes a atividade. A abordagem, embora ainda inexpressiva frente as possibilidades que o aparato pode oferecer, foi relevante no sentido de despertar o interesse da maioria dos estudantes. Para comentar sobre o desenvolvimento cognitivo e habilidades de resolução de problemas, estimulação do pensamento analítico e a capacidade de enfrentar desafios mais complexos, exalta-se a necessidade de avançar na exploração do aparato e da teoria.
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