RÁDIO COMUNITÁRIA NA TRÍPLICE FRONTEIRA: participação étnica e de gênero na Rádio Norte FM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p270

Palavras-chave:

Radiodifusão Comunitária, Participação, Gênero, Etnia

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa “Radiofonia Comunitária na Tríplice Fronteira: gênero, etnia e inclusão social midiática”, cuja proposta é um estudo aprofundado sobre a participação desses grupos nas rádios comunitárias das regiões das fronteiras entre o Paraná, o Paraguai e a Argentina e o modo como estas emissoras têm favorecido a cidadania comunicativa. Em destaque, o caso da Rádio Norte FM da cidade de Cascavel, na região oeste do Paraná. Atualmente, a emissora emite 24 horas e também pode ser ouvida online. Ela abre espaço para as manifestações culturais locais e procura dar vez e voz às reivindicações de diversos movimentos sociais, cedendo-lhes espaço ao longo da programação. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográfica e documental, visita de campo, entrevistas e questionários dirigidos a diretores e comunicadores.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Inês Amarante, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Pesquisadora e Professora Adjunta da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana - (Rádio e Comunicação Comunitárias - Curso de Graduação em Letras, Artes e Mediação Cultural-ILAACH); Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010); Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2004); Especialista em Comunicação Social pela Universidade São Francisco-Sepac (2000) e Licenciada em Letras pela Université Libre de Bruxelles (1992), na Bélgica. Trabalha principalmente com os seguintes temas: radiofonia, rádio educativa e comunitária, gênero, oralidade, cultura, memória, lusofonia e participação social. Pesquisadora ativa do Grupo "Construções socioculturais na Tríplice Fronteira - Brasil, Paraguay, Argentina (UNILA), do CEI-Comuni – Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Mídia Local (Póscom-UMESP) e do CEO – Centro de Estudos da Oralidade (PUC-SP). Associada à Intercom, participa do Grupo de Pesquisa "Rádio e Mídia Sonora". Na cooperação internacional brasileira atuou como professora do Programa de Formação de Docentes em Língua Portuguesa no Timor-Leste, do Ministério da Educação/CAPES/DGCI (2005-06) e como Leitora Brasileira em Cabo Verde junto à UniCV - Universidade de Cabo Verde, através da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa - DPLP do MRE (2011-12). Autora da obra: ''Rádio Comunitária na Escola: adolescentes, dramaturgia e participação cidadã", de inúmeros artigos científicos e socioculturais e co-organizadora do livro "África - Múltiplos Olhares sobre a Comunicação".

Sonia Inés Varela, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduanda do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH). Bolsista do CNPq - Iniciação Científica 2014-15. E-mail: sonia.varela@aluno.unila.edu.br

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

AMARANTE, Maria Inês; VARELA, Sonia Inés. RÁDIO COMUNITÁRIA NA TRÍPLICE FRONTEIRA: participação étnica e de gênero na Rádio Norte FM. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 270–291, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p270. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1895. Acesso em: 14 nov. 2024.