GUARDA COMPARTILHADA E SIMETRIA NOS PAPÉIS DE GÊNERO: novos desafios para a igualdade de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p182

Palavras-chave:

Guarda compartilhada, cuidado, igualdade, papéis simétricos., separação e divórcio

Resumo

A família faz a mediação entre a sociedade e o indivíduo. Ela possui lógica própria, limitações de tempo e espaço e uma mitologia que se adaptam a condições socioeconômicas variáveis. Por outro lado, as sociedades ocidentais contemporâneas são famosas pela capacidade de integrar novas práticas culturais, inclusive aquelas originalmente opostas às normas dominantes. A família também é, obviamente, um locus de relações de gênero. O aparecimento da guarda compartilhada como prática contracultural ressaltou a normalização da separação conjugal e do divórcio, assim como o desejo de criar os filhos de acordo com papéis de gênero antes simétricos do que diferenciados. No Quebec, a guarda compartilhada de alguma forma se transformou em modelo para a igualdade de gênero, influenciando os papéis parentais e as relações entre homens e mulheres mesmo em famílias intactas. Mas será que o surgimento da guarda compartilhada como modelo cultural significa uma redução das desigualdades de gênero no interior da família? O presente artigo analisará as novas transformações dos papéis parentais heterossexuais com base nos dados empíricos de uma pesquisa  no Quebec (Côté, 2000; 2004; 2006; 2010; 2012). O novo modelo da família baseado numa idealização da guarda compartilhada integra os conceitos contemporâneos da família como um grupo de indivíduos unidos por escolha e negociação, e não por casamento e dever. Ele também acomoda recentes evoluções de gênero: fluidez de identidades e papéis, pluralidade de experiências e maior mobilidade para as mulheres. No entanto, ao contrário de mitos comuns, essa modernização do espaço doméstico baseada na simetria dos papéis parentais e de gênero também cria novos tipos de regulamentações e constrangimentos que perpetuam e “modernizam” desigualdades. É o que será aqui apresentado e discutido.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denyse Côté, Universidade de Quebec

Ph. D. en sociologie (Université de Montréal). Maîtrise en science politique (Université Ottawa). Professora Titular do Departamento de Serviço e Ciências Sociais da Universidade do Quebec em Outaouais. E-mail : denyse.cote@uqo.ca

Referências

BERNARD, Jessie, The Future of Motherhood. New York, Penguin Books, 1974.

BOURDIEU, Pierre. Esquisse d'une théorie de la pratique. Paris, Éditions du Seuil, 2000.

BOYD, Susan. Child Custody, Law, and Women's Work, Don Mills. Ont.: Oxford University Press, 2003.

COLLECTIF CLIO. L'Histoire des femmes au Québec depuis quatre siècles. Montréal, Le Jour, 1992.

CÔTÉ, Denyse.. La garde physique des enfants : nouvelles solidarités parentales ou renouveau patriarcal?. Nouvelles questions féministes, vol. 23, no 3, 2004, pp. 80-95.

CÔTÉ, Denyse. La prévention de la victimisation et du crime à l’endroit des femmes violentées en situation de garde partagée. Rapport d’étape, Ministère de la Sécurité publique du Québec et Justice Canada, décembre, 2003.

CÔTÉ, Denyse. La garde partagée, l’équité en question. Montréal, Éditions du Remue-ménage, 2000.

DUFRESNE, Martin et PALMA, Hélène. Autorité parentale conjointe : le retour de la loi du père. Nouvelles questions féministes, 21 (2), 31-54, 2002.

JODELET, Denise. Les représentations sociales. Paris, Presses universitaires de France, 1997.

MAUSS, Marcel. Sociologie et anthropologie. Paris, PUF, 1993.

MOSCOVICI, Serge. Des représentations collectives aux représentations sociales, dans JODELET, Denise, Réd., Les Représentations sociales. Paris, Presse universitaire de France, pp. 62-86, 1997.

TAHON, Marie-Blanche et CÔTÉ, Denyse. Famille et fragmentation. Ottawa, Presses de l’Université d’Ottawa, 2000.

WALBY, Silvia. Theorizing Patriarchy. Oxford, Basil Blackwell, 1990.

WELZER-LANG, Daniel et FILIOD, Jean-Paul. Les hommes à la conquête de l'espace domestique. Montréal, VLB et Le Jour, 1993.

Publicado

2016-08-31

Como Citar

CÔTÉ, Denyse. GUARDA COMPARTILHADA E SIMETRIA NOS PAPÉIS DE GÊNERO: novos desafios para a igualdade de gênero. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 182–198, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p182. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2499. Acesso em: 28 mar. 2024.