A autonomia do educador: um olhar a partir dos documentos oficiais, em especial o referencial pedagógico para a educação infantil do município de Palmas

Autores

  • Jil-vanny da Silva Cunha UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Eduardo Cezari UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Autonomia, Professor, Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo vem como proposta uma investigação a fim de explanar a BNCC e os conflitos no que diz respeito à limitação da autonomia dos professores, o desvio do foco das reais necessidades da educação Brasileira, bem como analisaremos o Referencial Pedagógico para a Educação Infantil do Município de Palmas de forma a tratá-lo como referência de documento norteador para construção de currículo que promove a autonomia do educador. Abordamos a nossa preocupação quanto à fragmentação curricular na educação infantil, mostrando uma inquietação ao engessamento de um de currículo pronto e acabado, de forma a mostrar que respeitar as capacidades dos professores é fundamental para adequar a proposta curricular a realidade da criança

Biografia do Autor

Jil-vanny da Silva Cunha, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga pela Universidade Federal do Tocantins -UFT

Eduardo Cezari, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor do Curso de Pedagogia da UFT/Palmas.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Cunha, J.- vanny da S., & Cezari, E. (2016). A autonomia do educador: um olhar a partir dos documentos oficiais, em especial o referencial pedagógico para a educação infantil do município de Palmas. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2135