A autonomia do educador: um olhar a partir dos documentos oficiais, em especial o referencial pedagógico para a educação infantil do município de Palmas
Palavras-chave:
Autonomia, Professor, Educação Infantil.Resumo
O presente artigo vem como proposta uma investigação a fim de explanar a BNCC e os conflitos no que diz respeito à limitação da autonomia dos professores, o desvio do foco das reais necessidades da educação Brasileira, bem como analisaremos o Referencial Pedagógico para a Educação Infantil do Município de Palmas de forma a tratá-lo como referência de documento norteador para construção de currículo que promove a autonomia do educador. Abordamos a nossa preocupação quanto à fragmentação curricular na educação infantil, mostrando uma inquietação ao engessamento de um de currículo pronto e acabado, de forma a mostrar que respeitar as capacidades dos professores é fundamental para adequar a proposta curricular a realidade da criançaDownloads
Publicado
2016-06-03
Como Citar
Cunha, J.- vanny da S., & Cezari, E. (2016). A autonomia do educador: um olhar a partir dos documentos oficiais, em especial o referencial pedagógico para a educação infantil do município de Palmas. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2135
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).