PROFESSOR, SALA DE AULA E SUAS ADVERSIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL

  • Rosana Oliveira Florentino Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Neila Nunes de Souza

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Ser professor, as dificuldades e os desafios os quais enfrentam para exercerem a tão sonhada profissão de ser mestre, apresentando uma reflexão do exercício em sala de aula. Expondo uma breve analise sobre a prática docente, a construção da identidade do profissional docente e sua formação “como professor”.  Refletindo que a função do professor como um profissional da educação que é contribuir com uma modificação qualificativa para sociedade como um todo, mesmo com as dificuldades enfrentadas, haja vista que, a formação do cidadão per passa pelo comprometimento da constituição política, pois servirá para a formação de cidadãos críticos e progressistas. Mesmo com dificuldades pertinentes às quais passam os profissionais da educação, a construção da identidade profissional é essencial.   Na perspectiva, de ser um excelente profissional, o professor tem que se apropriar das diversas modalidades existentes, bem como das: tecnologias de informação e comunicação, pois quanto mais se busca conhecimentos melhor é a sua conduta diante dos seus discentes e da vida profissional, um docente bem preparado não terá dificuldades ao executar sua atividade. Os métodos utilizados para sustentar esta pesquisa foram de cunho bibliográfico e campo, com base em teóricos como MASETTO (1994), FREIRE (1997), OLIVEIRA (1985), entre outras e observações realizadas em contexto educacional. Percebe-se que o professor que ama a profissão, será um excelente profissional, independente de quais quer situação que o apareça.

 

Palavras-Chave: Ser Professor; Vida Profissional; Desafios da Profissão

Biografia do Autor

Rosana Oliveira Florentino, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor dos Cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) do Campus de Porto Nacional - UFT.

Publicado
2019-02-12