PROFESSOR, SALA DE AULA E SUAS ADVERSIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o Ser professor, as dificuldades e os desafios os quais enfrentam para exercerem a tão sonhada profissão de ser mestre, apresentando uma reflexão do exercício em sala de aula. Expondo uma breve analise sobre a prática docente, a construção da identidade do profissional docente e sua formação “como professor”. Refletindo que a função do professor como um profissional da educação que é contribuir com uma modificação qualificativa para sociedade como um todo, mesmo com as dificuldades enfrentadas, haja vista que, a formação do cidadão per passa pelo comprometimento da constituição política, pois servirá para a formação de cidadãos críticos e progressistas. Mesmo com dificuldades pertinentes às quais passam os profissionais da educação, a construção da identidade profissional é essencial. Na perspectiva, de ser um excelente profissional, o professor tem que se apropriar das diversas modalidades existentes, bem como das: tecnologias de informação e comunicação, pois quanto mais se busca conhecimentos melhor é a sua conduta diante dos seus discentes e da vida profissional, um docente bem preparado não terá dificuldades ao executar sua atividade. Os métodos utilizados para sustentar esta pesquisa foram de cunho bibliográfico e campo, com base em teóricos como MASETTO (1994), FREIRE (1997), OLIVEIRA (1985), entre outras e observações realizadas em contexto educacional. Percebe-se que o professor que ama a profissão, será um excelente profissional, independente de quais quer situação que o apareça.
Palavras-Chave: Ser Professor; Vida Profissional; Desafios da Profissão
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).