A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
No presente artigo, nosso objetivo consiste em analisar o contexto literário infantil e as contribuições para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar a fim de conhecer os mecanismos envolvidos no processo de formação de leitores. Por meio de uma revisão sistemática bibliográfica, (re)visitamos teorias e estudos científicos para melhor elucidar as questões propostas para reflexão. A literatura em sua dimensão histórica, estética e pedagógica enriquece a percepção sobre o mundo, ampliando nossa visão e nos tornando mais empáticos e receptivos à natureza, à sociedade e as pessoas. Constam na pesquisa autores como: Freire (2003) Cecília Meireles (1984), Cademartori (1986), Barros (2013), Dicataldo; Roch, (2022), Pulimeno; Piscitelli; Colazzo, (2020), Candido (1999), Castro (2006) entre outros. Em relação a metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem baseada na revisão sistemática da literatura, com pesquisa em base de dados científicos online, livros e revistas. Entre os principais resultados do estudo destaca-se que o processo de leitura e escrita perpassa a noção de codificar e decodificar palavras. Nesse contexto, o papel do professor como mediador é fundamental na promoção da leitura e na integração da visão infantil com aspectos artísticos e estéticos. Além de incentivar a leitura, o professor também auxilia a criança a explorar e compreender o mundo por meio das palavras, proporcionando uma experiência enriquecedora e significativa. A formação de leitores revela que a exposição precoce à literatura infantil favorece o prazer pela leitura, e contribui no desenvolvimento de competências críticas e interpretativas.
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