ANÁLISE CONSTRUTIVO INTERPRETATIVA DOS PROCESSOS SUBJETIVOS DA ROTINA DOCENTE UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P181Palavras-chave:
Docência; Subjetividade; Saúde.Resumo
Nesse trabalho, discute-se como o professor universitário no contexto contemporâneo está submetido a diferentes condições de trabalho que podem ser configuradoras de processos subjetivos diversos. Assim, considerando a rotina docente e as exigências impostas às suas carreiras, percebe-se que tanto a subjetividade social quanto a subjetividade individual são mobilizadas emocional e simbolicamente na configuração dos processos de trabalho. A discussão está orientada pela teoria da subjetividade, com base no enfoque cultural histórico, proposta por González Rey. A subjetividade é definida como sistema individual e social em que um sistema não se esgota no outro. O objetivo desta pesquisa foi compreender os processos subjetivos relacionados à atividade acadêmica e avaliar como os docentes têm vivenciado de forma saudável ou não a rotina acadêmica, tanto em termos de diferentes exigências como na consequente intensificação da atividade docente. O estudo proposto baseia-se nos pressupostos da epistemologia qualitativa que está na base do método construtivo interpretativo proposto por González Rey. Com base nos resultados obtidos, a partir do processo dialógico realizado, foi possível discutir a configuração da subjetividade social nesses contextos e seus desdobramentos nos processos individuais de saúde.
Palavras chave: Docência; Subjetividade; Saúde.
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