ANÁLISE CONSTRUTIVO INTERPRETATIVA DOS PROCESSOS SUBJETIVOS DA ROTINA DOCENTE UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P181

Palavras-chave:

Docência; Subjetividade; Saúde.

Resumo

Nesse trabalho, discute-se como o professor universitário no contexto contemporâneo está submetido a diferentes condições de trabalho que podem ser configuradoras de processos subjetivos diversos. Assim, considerando a rotina docente e as exigências impostas às suas carreiras, percebe-se que tanto a subjetividade social quanto a subjetividade individual são mobilizadas emocional e simbolicamente na configuração dos processos de trabalho. A discussão está orientada pela teoria da subjetividade, com base no enfoque cultural histórico, proposta por González Rey. A subjetividade é definida como sistema individual e social em que um sistema não se esgota no outro. O objetivo desta pesquisa foi compreender os processos subjetivos relacionados à atividade acadêmica e avaliar como os docentes têm vivenciado de forma saudável ou não a rotina acadêmica, tanto em termos de diferentes exigências como na consequente intensificação da atividade docente. O estudo proposto baseia-se nos pressupostos da epistemologia qualitativa que está na base do método construtivo interpretativo proposto por González Rey. Com base nos resultados obtidos, a partir do processo dialógico realizado, foi possível discutir a configuração da subjetividade social nesses contextos e seus desdobramentos nos processos individuais de saúde.

Palavras chave: Docência; Subjetividade; Saúde.

Biografia do Autor

Valéria Deusdará Mori, Uniceub/professora titular

Doutora pela Universidad San Carlos de Guatemala (2009) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1998). Atualmente é professora do Centro Universitário de Brasília. Tem experiência nas áreas de Psicologia clínica, Psicologia da saúde e Psicologia social. Atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, enfoque histórico-cultural, saúde, desenvolvimento humano e psicoterapia.

Luís Fernando Martins Ribeiro, Unb/professor adjunto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora
(1988), mestrado em Pós Graduação Em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Geotecnia pela Universidade de
Brasília (2000) e pós-doutorado em fluxo e transporte de resíduos de mineração em
solos na Universidad Politécnica de Catalunya (UPC) Espanha. Atualmente é professor
colaborador da Universidade Federal de Ouro Preto e professor adjunto da Universidade de Brasília. 

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Mori, V. D., & Ribeiro, L. F. M. (2020). ANÁLISE CONSTRUTIVO INTERPRETATIVA DOS PROCESSOS SUBJETIVOS DA ROTINA DOCENTE UNIVERSITÁRIA. Trabalho (En)Cena, 5(1), 181–195. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P181

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES II