Pós-graduação e a saúde mental de seus estudantes: uma metassíntese

Autores

  • Miucha Muniz Pereira Antonio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8055-0226
  • Ariana Oliveira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Juliana Costa Machado Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Flavia Pedro dos Anjos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vanda Palmarella Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e024012

Palavras-chave:

Educação de pós-graduação, Pesquisa qualitativa, Saúde mental, Estudantes, Universidades

Resumo

A saúde mental dos estudantes de pós-graduação é influenciada por fatores biopsicossociais e percepções individuais que afetam seu bem-estar. Apesar do aumento global de transtornos mentais, a saúde mental dos pós-graduandos é muitas vezes negligenciada. Este estudo tem como objetivo compreender sobre a saúde mental em estudantes de pós-graduação. Trata-se de uma metassíntese qualitativa, na qual, 739 artigos foram obtidos, sendo 16 artigos selecionados para leitura completa e 10 artigos incluídos na metassíntese. Os dados foram analisados no software Iramuteq por meio do método de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Dois eixos emergiram: Eixo 1 - Prazer e sofrimento na formação de estudantes de pós-graduação; Eixo 2 - Ponderações e implicações para saúde mental dos estudantes de pós-graduação. Os achados apontam que os estudantes de pós-graduação vivenciam uma dualidade de emoções, que inclui satisfação na busca pelo conhecimento e na realização do trabalho acadêmico, assim como a presença de desafios relacionados à pressão e excesso de demandas, com tensões nas relações interpessoais. O desenvolvimento de estratégias focadas no cuidado pessoal foi evidenciado, como a prática de exercício físico e atividades religiosas. O investimento em políticas de saúde mental é crucial para a melhoria das condições da formação no contexto da pós-graduação.

Biografia do Autor

Miucha Muniz Pereira Antonio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Autor 1

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB)

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde

Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Endereço Institucional: Urbis I, rua 1, número 50. Bairro Jequiezinho, Jequié-Bahia

CEP: 45.206-510

Jequié, Bahia, Brasil

Ariana Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Autor 1

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde

Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Endereço Institucional: Urbis I, rua 1, número 50. Bairro Jequiezinho, Jequié-Bahia

CEP: 45.206-510

 

Juliana Costa Machado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Autor 2

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde

Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Endereço Institucional: Urbis I, rua 1, número 50. Bairro Jequiezinho, Jequié-Bahia

CEP: 45.206-510

Flavia Pedro dos Anjos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Autor 2

Doutora em Enfermagem pela UERJ

Professora Adjunto do DS II/UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde

Docente Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Endereço Institucional: Urbis I, rua 1, número 50. Bairro Jequiezinho, Jequié-Bahia

CEP: 45.206-510

Vanda Palmarella Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Autor 2

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Docente Titular do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié

Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES- UESB) 

Endereço Institucional: Urbis I, rua 1, número 50. Bairro Jequiezinho, Jequié-Bahia

CEP: 45.206-510

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Antonio, M. M. P., Santos, A. O., Machado, J. C., Santos, F. P. dos A., & Rodrigues, V. P. (2024). Pós-graduação e a saúde mental de seus estudantes: uma metassíntese. Trabalho (En)Cena, 9(Contínuo), e024012. https://doi.org/10.20873/2526-1487e024012

Edição

Seção

Artigo de Revisão de Literatura