Pós-graduação e a saúde mental de seus estudantes: uma metassíntese
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e024012Palavras-chave:
Educação de pós-graduação, Pesquisa qualitativa, Saúde mental, Estudantes, UniversidadesResumo
A saúde mental dos estudantes de pós-graduação é influenciada por fatores biopsicossociais e percepções individuais que afetam seu bem-estar. Apesar do aumento global de transtornos mentais, a saúde mental dos pós-graduandos é muitas vezes negligenciada. Este estudo tem como objetivo compreender sobre a saúde mental em estudantes de pós-graduação. Trata-se de uma metassíntese qualitativa, na qual, 739 artigos foram obtidos, sendo 16 artigos selecionados para leitura completa e 10 artigos incluídos na metassíntese. Os dados foram analisados no software Iramuteq por meio do método de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Dois eixos emergiram: Eixo 1 - Prazer e sofrimento na formação de estudantes de pós-graduação; Eixo 2 - Ponderações e implicações para saúde mental dos estudantes de pós-graduação. Os achados apontam que os estudantes de pós-graduação vivenciam uma dualidade de emoções, que inclui satisfação na busca pelo conhecimento e na realização do trabalho acadêmico, assim como a presença de desafios relacionados à pressão e excesso de demandas, com tensões nas relações interpessoais. O desenvolvimento de estratégias focadas no cuidado pessoal foi evidenciado, como a prática de exercício físico e atividades religiosas. O investimento em políticas de saúde mental é crucial para a melhoria das condições da formação no contexto da pós-graduação.
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