A CONSTRUÇÃO DE FATORES PREDITORES DE SAÚDE FÍSICA E PSÍQUICA NO TRABALHO DOS SERVIDORES DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO ESTADUAL ATRAVÉS DA CLÍNICA DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e022010

Palavras-chave:

Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Estratégias de Saúde

Resumo

Este artigo relata pesquisa no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), instituição da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), em parceria com o Programa de Saúde do Servidor do Estado (Proser). Objetiva-se construir fatores preditores de saúde física e psíquica no trabalho dos servidores do hospital, através do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (Proart) e de entrevistas individuais; compreender os impactos do trabalho na saúde física e psíquica a partir da análise do Proart; analisar as entrevistas individuais visando a construção coletiva dos fatores preditores de saúde; propor a elaboração de estratégias de saúde no trabalho. Foi utilizada a Psicodinâmica do Trabalho em abordagem quali-quantitava, mesmo sendo o método essencialmente qualitativo. Parte-se da avaliação das condições de trabalho e da organização do trabalho para compreensão dos processos de doença e de saúde, tanto física quanto psíquica. O estudo foi realizado com amostra de 96 servidores provenientes das áreas técnica e administrativa do HPSP. Foi possível traçar fatores preditores definidos como condições e sentido do trabalho, reconhecimento, espaço genuíno de discussão; e trabalho realizado no coletivo, permitindo a construção de dados necessários à formação de indicadores, mas também de estratégias de saúde no trabalho.

Biografia do Autor

Claudia Magnus, SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Hospital Psiquiátrico São Pedro, Saúde do Servidor/Proser, Psicologia do Trabalho. Rua Bento Gonçalves,2460, B. Partenon, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Alexandre Gamba Menezes, Escola de Saúde Pública /SES/RS

Possui Pós-graduação em Saúde Pública, graduação em Ciência da Informação: Biblioteconomia Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor titular e Bibliotecário do Centro de Treinamento Tecnológico Maxwell, docente consultor da Escola de Educação Profissional América, bibliotecário consultor da Escola de Educação Profissional América, consultor - Archivio, administrador de ead do Ministério da Educação, coordenador de informática da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Su, docente da residência integrada da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Su e pesquisador da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Su. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, saúde coletiva, computação, saúde pública e biblioteconomia.

Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Comunicação e Informática, Bibliotecário e Estatístico.

 

Rafaela Luiza Telöken, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

 

 

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde 2014 (2021). Recuperado em Dez de 2021, de www.saude.gov.br/sgtes peps@saude.gov.br

Buarque, A. Entrevista com Christophe Dejours: Reconhecimento & Trabalho. [Arquivo de vídeo]. Recuperado de https://apmtsp.org.br/entrevista-com-christophe-dejours/.

Decreto n. 48.898 de 06 de março de 2012, n. 49.623 de 25 de setembro de 2012 e n. 50.381 de 07 de junho de 2013. Institui, no âmbito da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, o Programa de Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – PROSER. Recuperado de http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/DEC%2053.453.pdf

Decreto n. 53.453, de 09 de março de 2017. Institui, no âmbito da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, o Programa de Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul - PROSER. Recuperado de http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/DEC%2053.453.pdf

Dejours, C. (1999). Conferências Brasileiras: Identidade, Reconhecimento e Transgressão no Trabalho. São Paulo: Fundap.

Dejours, C. (2008). Addendum: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In: Lancman, S., Sznelwar, L. I. (Org.).

Christophe Dejours: da psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho. Brasília: Paralelo 15.

Dejours, C. (2015). Le choix: souffrir au travail n’est pas une fatalité. Paris: Bayard.

Dejours, C., Abdoucheli, E., & Jayet, C . (1994). Psicodinâmica do Trabalho – contribuições da Escola Dejouriana à Análise da Relação Prazer, Sofrimento e Trabalho. São Paulo: Atlas.

Facas, E. P. (2013). Protocolo de avaliação dos riscos psicossociais no trabalho - contribuições da psicodinâmica do trabalho. [Tese de Doutorado]. Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Magnus, C. N. (2009). Sob o peso dos grilhões: um estudo sobre a Psicodinâmica do Trabalho em um Hospital Psiquiátrico Público. [Dissertação de Mestrado em Psicologia Social e Institucional]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mendes, A. M. (1995 ). Os novos paradigmas de organização do trabalho: implicações para saúde mental do trabalhador. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 23(85/86), 55-60.

Perícia Médica do Rio Grande do Sul. [Dados 2013, 2019 e 2020].

Portaria n. 494 de 31 de outubro de 2013. Cria o Núcleo do Programa de Valorização e Atenção à Saúde Física e Mental dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (PROSER), no âmbito da Secretaria da Saúde do Estado. Recuperado de https://saude-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/202011/04141644-494-13.pdf.

Rio Grande do Sul. Secretaria da Fazenda. [Dados]. Recuperado em 10/12/21 de https://fazenda.rs.gov.br.

Rio Grande do Sul. Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Departamento de Perícia Médica (Dmest). Dados 2019/2020. [Qlik Sense] .

Rio Grande do Sul. Secretaria Estadual de Saúde. Site Institucional. Recuperado em 11.12.2021 de https://saude.rs.gov.br.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Magnus, C., Gamba Menezes, A., & Telöken, R. L. (2022). A CONSTRUÇÃO DE FATORES PREDITORES DE SAÚDE FÍSICA E PSÍQUICA NO TRABALHO DOS SERVIDORES DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO ESTADUAL ATRAVÉS DA CLÍNICA DO TRABALHO. Trabalho (En)Cena, 7, e022010. https://doi.org/10.20873/2526-1487e022010

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa